TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças organizacionais

Tese: Mudanças organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  3.978 Palavras (16 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 16

Mudanças Organizacional:

Mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos. A busca por vantagem competitiva no mercado globalizado tem influenciado várias mudanças organizacionais nas empresas. Estas mudanças são descontínuas gerando conflitos na organização e perda de competitividade. Este artigo apresenta um modelo de mudança organizacional contínua onde a gestão do conhecimento a tecnologia de informação, os sistemas de informação e as pessoas, eliminando a descontinuidade das mudanças, pois apresenta uma visão sistêmica para as mudanças e beneficia a criação de vantagens competitivas. Palavras chave: mudança organizacional, tecnologia da informação, gestão do conhecimento.

1. Introdução

Empresas brasileiras passaram a perceber o fenômeno da globalização na década de 90, proporcionado por mudanças de paradigmas onde a informação e processo de negócio passaram a ser mais importante que o produto. Os indicadores de competitividade antes ancorados ao produto, preço e praça, agora estão baseados na qualidade dos processos produtivos, produtividade, habilidade para administrar informações, produzir conhecimento, inovação e satisfação plena dos clientes.

O significado da palavra paradigma tem a seguinte definição: Paradigma (do grego paradigma) literalmente modelo ou padrão, que servem como marco de referência, para explicar ás pessoas como lidar com diferentes situações e ajuda-las nisso (Maximiniano, 2008, p. 19). É a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradigma).

No dia-a-dia, costuma-se usar a palavra paradigma referindo-se a um pensamento fechado e inflexível, maléfico para as organizações e para as pessoas, impedindo que inovações aconteçam e, consequentemente, travando-lhes o progresso.

Na verdade não resta dúvidas de que possuir um modelo, seguir um padrão já estudado e consagrado como certo é sinônimo de segurança. O perigo é sempre seguir os padrões sem ao menos questionar-lhes a eficácia, “fazer assim, pois assim sempre foi feito”. É certo que muitas descobertas deixaram e deixam de ser feitas simplesmente devido à falta de coragem e ousadia de quebrar um paradigma, apostando em algo que ainda não foi testado, o que não significa que não dará certo. As pessoas, mesmo que inconscientemente, prefere o conforto de seguir regras pré-definidas ao desafio de pensar por si mesmas, de forma diferente. Isso aconteça por que quem ousa questionar expõe a falta de coragem - ou até mesmo preguiça - dos demais, incomodando-os e obrigando-os a sair de suas posições confortáveis.

Essas situações acontecem, em maior ou menor grau, em todos os tipos de organizações e também na vida pessoal dos indivíduos. Porém, acredito que no serviço público é que se pode notar esse tipo de atitude de forma mais clara. Isso se deve ao fato de as leis e regulamentos que regem o serviço serem muito rígidas, não dando margem para ações inovadoras por parte de seus agentes.

Mas quando o contrário acontece, ou seja, quando as pessoas se permitem tentar algo inusitado, na maioria das vezes podem-se colher ótimos frutos. Um bom exemplo disso é o ensino na modalidade à distância, visto com desconfiança por muitos, mas que, uma vez implantado no nosso país, tem se mostrado uma excelente forma de democratização do ensino. O paradigma, portanto, oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo quando muitas questões surgem já não são solucionados pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e da inicio a uma revolução e a um novo paradigma. Convém lembrar que uma mudança em geral implica reajustar crenças, incorporando nova perspectiva com base em um novo conhecimento adquirido, e não necessariamente, uma transformação radical.

O Gestor Organizacional deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

Gestor é em tese o velho conhecido “administrador” com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que devem estar alinhadas as necessidades e exigência do mundo contemporâneo.

2. Segundo Sheila Serra a organização que planeja sobreviver, crescer e alcançar a perenidade terá de mudar, tantas vezes quantas forem necessárias, para que possa se manter. Além disso, o mercado esta altamente concorrido e o processo de mudança também contribuem para melhoria continua da empresa e satisfação do cliente interno e cliente final.

ETAPA 02

2.1. (Passo 01): Gestão da Qualidade Total

Desenvolvida entre as décadas de 1950 e1980, também conhecida como TQM e também citada como GQT ou TQC, baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Demin, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. . É um dos sistemas mais utilizados e focados nas necessidades do cliente. Busca a melhoria continua e satisfação do cliente – prioriza a qualidade.

Alguns autores definem como “... controle exercido por todas as pessoas para satisfação das necessidades de todas as pessoas...”

Conceito de gestão é formado por seguintes premissas:

• Orientação voltada ao cliente;

• Qualidade em 1º lugar – sobreviver pelo domínio da qualidade;

• Agir por prioridades – identificar problemas e solucioná-los pelo grau de prioridade;

• Agir de acordo com fatos – falar, raciocinar, decidir a base dos fatos;

• Controle de processos – a empresa pode ser controlada a base destes;

• Dispersão – observar a dispersão e isolar a causa;

• Ação de bloqueio – não tropeçar na mesma pedra duas vezes. Tome medidas preventivas de bloqueio para que o mesmo não ocorra novamente;

• Respeite o colaborador como ser humano;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com