TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças organizacionais

Tese: Mudanças organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Tese  •  3.736 Palavras (15 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 15

01

Passo 01

Mudança Organizacional

É qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho. A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance dos seus objetivos. Alguns fatores contribuem para a empresa repensar suas atividades, a sua organização e processos de gestão, como por exemplo: a globalização, o desenvolvimento tecnológico, a transformação da sociedade, a necessidade de uma força de trabalho mutável, a competitividade entre as empresas, entre outros.

A mudança faz parte do cotidiano das pessoas e das organizações, seguramente estão inovando, atualizando, reciclando através de novos conhecimentos. É fundamental estar aberta a novas idéias e conhecimentos. As organizações precisam ser flexíveis para que possam mudar seus métodos, racionalizar processos e ajustar seus planejamentos estratégicos e operacionais sempre que necessário. A mudança organizacional bem como as formas de resistência das pessoas à sua implantação são fenômenos recentes.

Paradigmas

Quando se fala em paradigmas, diz-se que seguimos um modo de ser ou de agir, que está condicionado a uma forma de pensar. Então paradigmas caracteriza-se pelo conjunto de crenças ou verdades que se relacionam entre si, formando assim uma forma individual ou coletiva de pensar. Está forma de pensar que nos conduz na vida e pode mudar de acordo com o nosso cotidiano. É preciso que o administrador desenvolva uma competência pragmática, permitindo que sua mente, por intermédio das faculdades intuitivas, veja os problemas por diferentes ângulos e que invente criativas soluções para eles. Além disso, é fundamental que esse profissional possa apoiar em vez de dirigir e controlar sua equipe, estimulando e motivando seus liderados.

Os paradigmas que são as teorias dominantes, num certo período, têm função normativa, pois regulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeito de como o mundo é constituído do seu funcionamento. A transição entre as teorias acontece por meio de revoluções e entre os períodos de transição existe a chamada “ciência normal” que é a teoria dominante aquela capaz de dar respostas aos questionamentos do momento. Num novo paradigma se observa que colaboradores do conhecimento são mais eficientes quanto atuam em equipo do que individualmente. A equipe adquire personalidade, as normas e valores que direcionam as atividades ao desenvolvimento dos indivíduos, induz as pessoas a partilhar ideais e cooperar mutuamente.

Quebras de Paradigmas

A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos. A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.

Como uma empresa deve preparar-se para mudar sempre que necessário

As empresas devem prestar atenção em seus funcionários, e terem cautela para que as mudanças sejam feitas sempre da melhor forma possível. Cada pessoa reage de maneira diferente em meio as pressões do cotidiano.

- Dialogar com os funcionários, que são os agentes de mudança, que precisam se sentir envolvidos no processo de transformação e entender a necessidade da mudança.

- Explicar o que precisa ser modificado para entenderem como podem participar e o que terão que fazer para conservar seus empregos. Eles devem compreender que as mudanças trarão benefícios e não cortes. Sabendo que as mudanças serão benéficas, eles se empenharão mais no processo de transformação.

- Destacar que a idade e o tempo não têm relação direta com as mudanças. Empresas resistem em realizar mudanças por elas serem tradicionais. Mesmo assim, algumas transformações são inevitáveis e devem ser feitas.

-Preparar e capacitar para o crescimento pessoal e profissional, a sobrevivência na empresa estão ligados à capacidade a se adaptar ao novo e de ser um agente de mudanças. Não basta ser competente, precisa ter a capacidade de se adaptar em relação ao novo.

- Criar um sentido adequado de urgência para fazer as mudanças.

Passo 02

Conceito de Gestão

Não se define gestão sem mencionar o gestor, implica na essência da liderança, ou seja, estar totalmente envolvido com o processo ativo de determinação a conquistar metas, para a realização de seus objetivos, compreendendo um conjunto de análises, liderança, decisões, comunicação, motivação, avaliação, controle entre outras atividades próprias da administração.

Não se confundindo com processo administrativo, gestão no qual se planeja, organiza, dirige, controla os recursos de organização visando atingir os objetivos determinados da natureza das relações hierárquicas e dos mecanismos de decisão e de controle, entre outros. Ato de gerenciar e administrar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa com capacidade de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materialização na missão.

Em resumo, o gestor precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. Relacionar com exatidão papéis e funções de um gestor, necessariamente depende de vários fatores e aspectos, faremos uma coletânea, pois não existe o administrador ou gestor completo, mesmo porque o homem é falho e as empresas, organizações imprevisíveis.

Embora não seja possível encontrar uma definição universalmente aceite para o conceito de gestão e, por outro lado, apesar deste ter evoluído muito ao longo do último século, existe algum consenso relativamente a que este deva incluir obrigatoriamente um conjunto de tarefas que procuram garantir a afectação eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organização, afim de serem atingidos os objetivos pré-determinados

Por outras palavras, cabe à gestão a optimização do funcionamento das organizações através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com