TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multidiciplinar I

Casos: Multidiciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 9

Disciplina Projeto Multidisciplinar I

Tema: Movimento e o Tempo

Professor: Djalma Silveira

Bonito 07 de maio de 2013

Introdução

Qual a função de um projeto educativo transdisciplinar?

A função do projeto educativo transdisciplinar é a de tornar a aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o aluno, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos de forma autoritária.

Porém um projeto deve ser realizado para transformar uma ideia em realidade, trabalhando um determinado conteúdo em diversas disciplinas. Com o desenvolvimento deste projeto é definido uma proposta de trabalho e traçando algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar.

1. Transdisciplinaridade

A Transdisciplinaridade envolvem conteúdos disciplinares sem se adequarem em uma disciplina especifica.

A Transdisciplinaridade traz uma visão mais complexa das ciências, da educação e dos problemas contemporâneos propondo novos modos de pesquisa e ação sobre a realidade mais integradores.

Para trabalhar a transdisciplinaridade as escolas enfrentam muitos desafios e muitas desistem por ter dificuldade de adaptar-se ao novo, porém é muito importante a introdução deste novo método de ensino, por ser considerado um método que produz resultados positivos.

O modo mais eficaz de se trabalhar a transdisciplinaridade é por meio de projetos, que desde que seja bem elaborado, com eles o professor pode trabalhar vários temas, podendo abranger as várias disciplinas, na tentativa de solucionar problemas educacionais e sociais.

1.1Etapas de um projeto educativo Transdisciplinar/Multidisciplinar e suas finalidades

Um projeto envolve varias atividades voltadas para objetivos claros, e o seu resultado deverá estar ligado de maneira que o projeto tenha as fases de início, desenvolvimento e encerramento definidos. Pode ser multidisciplinar ou transdisciplinar, constituído de uma série de atividades articuladas em uma sequencia de fases.

1.2 Etapas e suas finalidades

Tema: deve ser abrangente, com a finalidade de atrair o leitor ao conteúdo que se segue.

Público Alvo: É importante elaborar atividades, para que as mesmas estejam de acordo com a faixa etária da turma.

Justificativa: E a apresentação do projeto como um todo, sem detalhes. Ela tem a finalidade de informar ao leitor de que trata o projeto, por que foi escrito e o que se espera em termo de resultados, demonstrarem também os assuntos e a finalidade de forma clara.

Objetivo Geral: tem a finalidade de estabelecer os resultados.

A serem atingidos. Devem referir-se aos aspectos mais significativos, como a correlação entre a causa e o efeito de determinado problema.

Objetivo específico: Tem o proposito de estabelecer os resultados que se pretende atingir em cada etapa que será trabalhada durante a execução do projeto.

Cronograma: Tem a finalidade de definir data para inicio e encerramento do projeto, e prazos para concluir cada etapa.

Metodologias/Estratégias: tem o propósito de explicar como se pretende alcançar os objetivos, as atividades a serem desenvolvidas ao decorrer da execução do projeto e como elas serão desenvolvidas.

Recursos Materiais: é muito importante que todos os materiais que serão utilizados, sejam citados no projeto, assim sendo, esses recursos serão adquiridos pela escola e facilitará o desenrolar das atividades.

Avaliação: É destinada para diagnosticar os resultados atingidos e se os mesmos alcançaram os objetivos propostos, corrigir as falhas e detectar os pontos bem sucedidos.

A importância dessas etapas se dá na busca da intercomunicação entre as disciplinas:

Promovendo assim conscientização do aluno de que ele próprio constrói seu conhecimento e que cada conteúdo específico se implica com outras áreas do saber e com a atualidade.

Possibilitando ao aluno e professor entender que o papel do aluno seja atuante ao construir seu conhecimento, desenvolvendo habilidades e adquirindo competências, desenvolvendo suas múltiplas inteligências.

Entendendo que a educação é um processo de construção de autonomia que se dá através da reflexão, do envolvimento dos conhecimentos das diversas áreas da educação, do saber.

2. Currículo da Educação Básica

O tema escolhido para este projeto é Movimento e Tempo. Com o título Dia e Noite, pretendemos com este tema é que o aluno compreenda como surgem os dias as noites e as estações do ano através do movimento de rotação e translação e medida do tempo do nosso planeta. Os movimentos que a terra realiza são: Rotação e Translação.

O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°. Esse fenômeno é realizado de oeste para leste e seu tempo de duração é de 24 horas e 56 minutos.

A rotação é responsável pela alternância de dias e noites, pois, durante esse movimento, uma parte do planeta está voltada para o Sol, recebendo raios solares (dia); enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, não recebendo raios solares (noite).

O movimento de translação e as estações do ano

O movimento de translação, responsável pela alternância dos anos, é caracterizado pelo deslocamento da Terra em torno do Sol. Ele é finalizado em aproximadamente 365 dias e 6 horas.

As estações do ano são definidas através do movimento de translação. Esse movimento provoca uma variação de raios solares que chegam a Terra, com isso, temos quatro estações com características distintas: outono, inverno, primavera e verão.

3. Projeto transdisciplinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com