TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculos

Por:   •  5/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6
  1. PROBLEMA:

    Os profissionais de Educação Física podem e devem variar as atividades seguindo uma linha pedagógica na intenção de desenvolver seu aluno para que ele não se torne uma criança sedentária, estimulando todas as habilidades corporais de forma lúdica e prazerosa com finalidades de lazer.

Considerando o que acima foi exposto, o problema geral desta pesquisa dá-se da seguinte forma:

  • Há falta de programação pedagógica nas atividades recreativas realizadas por profissionais em âmbito escolar e hotéis?

  1. A ENUCIAÇÃO DAS HIPÓTESES:

     1) Os profissionais de Educação Física têm uma prática pedagógica na escola e no hotel.

     2) A recreação é vivenciada de maneira igual, com uma programação pedagógica realizada pelo profissional de Educação Física na escola e em hotel.

     3) A Educação Física é uma área que segue uma linha pedagógica de desenvolvimento da criança na escola e em hotel.

  1. OBJETIVO GERAL:

  •  Comparar a programação pedagógica da recreação promovida por profissionais de Educação Física na escola e no hotel.
  1. OBJETIVO ESPECÍFICO:
  • Analisar a programação dos profissionais de recreação em escola e hotéis para crianças.
  •  Observar a condução e a realização das atividades na escola e no hotel.
  • Comparar a pedagogia exercida na escola e no hotel.
  1. JUSTIFICATIVA:

    As crianças tem um contato com o mundo exterior quando entra na escola ou freqüenta lugares de convívio como o hotel, onde possui atividades na qual vivem situações de grupo, deixando de ser o centro das atenções, vivendo experiências nesta fase que darão base para um desenvolvimento saudável durante o resto da sua vida(Gallahue e Ozmun, 2001) .

    Fazendo uma comparação entre a construção pedagógica do planejamento das atividades destas duas áreas é que visa entender a importância da formação acadêmica para as atuações nesses locais. Segundo Marinho (1957), a Educação Física contribui para melhorar as condições físicas e psíquicas, integrando-o na sociedade na elaboração de programas pedagógicos para faixa etária inicial contribuindo para um mundo melhor.

    Para Zabala(1998), “por trás de qualquer proposta metodológica se esconde uma concepção do valor que se atribui ao ensino”, formando idéias claras no processo de ensinar e aprender para o desenvolvimento da criança, para um maior aproveitamento do professor.

        Desta maneira é que abordaremos a importância da formação acadêmica nestas áreas de ensino que se encontram explicitada no auxilio continuado da aquisição desse conhecimento para atender novas necessidades ( Pimentel, 2003).

       Conforme ( Beltrami, 1992), ocorreu uma formação universitária para uma nova proposta em desenvolver as atividades na consolidação dos professores na área de ensino da Educação Física,  sobre a prática da recreação.

  1. INTRODUÇÃO

    A recreação tem uma grande influência na escola e nos hotéis pela oportunidade diversificada de atividades que tem o poder de roubar a atenção das crianças para todo o dia de maneira a conhecer a realidade, explorando, criando, recriando, desenvolvendo e exercitando, tudo se torna uma tarefa de alegria( DUMAZEDIER, 1976).

               Negrine( 2001) afrima que a vivências nas multiplas formas das atividades recreativas despertam uma grande função na programação pedagógica científica, desenpenhando diversas funções.  

            Camargo (1998), aponta que muitos profissionais desta area nao querem e nem se importam numa formação e atuam de maneira irresponsável pela falta do conhecimento acadêmico.  

      Para Bracht (1987), “a Educação Fisica possui uma essência pedagógica, pois é um espaço onde se trata de um saber que começa desde o período escolar”, com a prática da recreação ao longo da sua história é de forma integradora dentro da escola e em hotéis.

     Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o projeto pedagógico de cada escola deve ser construido coletivamente, buscando o comprometimento dos profissionais da educação com valores e objetivos traçados ( BRASIL, 1998).

      Na visão de Behrens (2006), “a busca por um novo paradigma demanda uma revisão na visão do mundo, da sociedade e do homem na construção do plano pedagógico responsável pelo profissional” , tanto na área escolar como nos hotéis.

     Muitos profissionais de lazer se veem atraidos pro outra pespectiva de viver somente em função da prática, deixando de explorar o lúdico se tornando criativo, produtivo, alegre e encantador ( WERNECK, 2000).

      O conceito de Yus (2002), é de  uma educação integral favorecendo a  todos os aspectos da vida humana alimentando o crescimento intelectual, emocional, social, fisico, artistico e espiritual, com a prática das atividades recreativas que estimula, percebendo que se deve e pode educar o corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com