TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculos

Por:   •  22/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRUTURA MUSCULAR DA EXPRESSÃO FACIAL

Músculos são estruturas que tem a capacidade de contração, diminuindo a distância entre as extremidades fixadas, movendo seguimentos do corpo. Além do movimento, os músculos mantêm unidas as peças ósseas determinando a posição e postura do esqueleto. Mesmo quando em repouso os músculos possuem certo grau de contração reflexa e tono muscular (COSTA; SAVEDRA, 2001).

Segundo Tasca (2002) conhecer os músculos, suas inserções, funções e inervações são de grande importância para atuação na estética facial.

Saber o nome dos músculos não basta. É necessário sentir em nós mesmos os movimentos que eles produzem, quando e como atuam para percebermos em nossos clientes. Os músculos são formados por um grande número de fibras musculares agrupadas em funções primárias e envolvidos por uma espécie de bainha. Os feixes primários unem-se e formam os feixes secundários que reagrupados compõe o músculo. MARCHESAN (1999 apud Tasca, 2002)

[pic 1]

Tipos de tecido muscular:

  • Músculos estriados esqueléticos: são capazes de rápidos e vigorosos movimentos, geralmente presos a um ou mais pontos do esqueleto, cujas fibras aparecem estriadas transversalmente. Atuam sob o controle de nossa vontade. Para Tasca (2002) este é o músculo mais importante para a fonoaudiologia estética facial. Os músculos voluntários ou estriados, também chamado músculos da vida animal ou de relação, obedecem às ordens do sistema nervoso, contraindo-se ou distorcendo-se para execução dos movimentos.
  • Músculos involuntários lisos: circundam os órgãos internos e vasos sangüíneos, tem movimentos mais lentos, não tem estrias e os movimentos não dependem da nossa vontade.
  • Músculo cardíaco: não pertence a nenhum dos dois dos tipos anteriores. Suas fibras são estriadas, suas contrações independem da vontade e seu trabalho é constante.

Segundo Tasca (2002); Costa e Savedra (2001), os músculos podem ser voluntários e involuntários.

  • Os voluntários possuem estriações transversais e geralmente originam no esqueleto, e são chamados de estriados esqueléticos, e funcionam sobre nossa vontade
  • Os involuntários apresentam fibras lisas e estão localizadas nas vísceras, e independem da nossa vontade.

Para Costa e Savedra (2001), os músculos são classificados em antagonista, agonista e sinergista.

  1. Agonista é o músculo que executa a ação principal num determinado movimento.
  2. Antagonista é o que se opõe ao agonista.
  3. Sinergista é um músculo que atua anulando um movimento indesejável, que poderia ser produzido pelo agonista, ou seja, é coadjuvante do agonista.

Os músculos possuem elasticidade e excitabilidade

  • Excitabilidade: sensibilidade dos músculos aos impulsos nervosos e aos estímulos mecânicos externos.
  • Elasticidade: refere-se à capacidade que o músculo tem de aumentar seu comprimento. Ao se contrair o músculo, perde comprimento e ganha espessura, mas não modifica o seu volume.

O movimento é realizado biomecanicamente pela contração muscular que produz as expressões faciais, posturas corporais, desempenho de habilidades motoras delicadas e grosseiras.

Para que haja a movimentação suave de um músculo, enquanto este se contrai (encurta), o outro se alonga e relaxa na mesma extensão. Precisam de repouso, portanto não devem ser exercitados em excesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (377.4 Kb)   docx (293.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com