TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musica Na Educação Infantil

Trabalho Escolar: Musica Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  5.987 Palavras (24 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 24

APROVADO

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHANDO COM MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SIMONE SILVA DE SOUZA

RESUMO

Este trabalho trás a proposta de que a música pode ser ferramenta pedagógica na educação infantil e não apenas uma descontração, uma distração ou uma forma de preencher o tempo durante as aulas. Teve também, que entender os aspectos favoráveis que o ensino de música pode proporcionar às crianças da Educação Infantil, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho, ou seja, como a música pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil.

Palavras-chave: Música, entreterimento, manifestação e prazer.

INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão quer analisar as contribuições que a música pode proporcionar no desenvolvimento da criança na Educação Infantil e a maneira como é utilizada pelos professores que trabalham com esta faixa etária e tem como objetivos específicos:

-destacar a importância do aprendizado que a música tráz na socialização;

-conhecer a dinâmica de ensino da música nas escolas;

-demostrar as formas de integração da música com os demais eixos de trabalho;

-verificar as contribuições que a música proporciona no desenvolvimento das crianças na educação infantil.

A nescessidade da realização deste trabalho é em consequência de fatos vividos na educação infantil e traz uma variedade de exemplos práticos para os professores da educação infantil.

A música quando utilizada na educação infantil de maneira proveitosa, serve de ferramenta para estimular a criatividade e a expressão corporal nas crianças, e uma postura mais desinibida em sala de aula.

Estudos mostram que desde a gestação, os bebês já possuem uma relação com os sons externos principalmente com a voz materna, fase em que se forma a memória sonora nas crianças. Se a mãe escuta músicas infantis e de ninar, durante a gestação, quando o bebe escutar estas musicas, ele reconhecerá as mesmas demonstrando de uma forma calma e anjelical o seu agrado pelas músicas.

Depois do nascimento, a música deve fazer parte do cotidiano do bebê para acalentar e embalar o seu sono e fortalecer a memória sonora nos pequeninos.

Já no período escolar, começando nas escolinhas, as canções de ninar ajudam a fazer a aproximação dos alunos com os professores.

O ambiente escolar deve conter diversos instrumentos sonoros, alguns com os sons da natureza e também alguns que mostrem a diferença entre o barulho e o silêncio, e claro, instrumentos que proporcionem música de verdade. As brincadeiras com palmas, rodas e cirandas ajudam no desenvolvimento da percepção e atenção da criança desde cedo.

Veremos alguns estilos de músicas que utilizamos educação infantil

-Músicas de aconchego: são canções de ninar cantadas pelos pais e quando cantadas pelos professores ajudam na relação com os alunos;

-Cantigas de roda: as brincadeiras realizadas com músicas de roda auxiliam no desenvolvimento de movimentos, na oralidade e na iniciação musical escolar;

-Ritmos africanos: Incentiva as crianças a tocar instrumentos e a dançar ao som de ritmos africanos, ajuda na identificação do som com a expressão artística cultural;

O professor deve ter o cuidado para não repetir sempre as mesmas músicas. Deve trazer novidades para as crianças, estimular o gosto por diferentes estilos musicais e também serve para exercitar a memória e a linguagem oral dos alunos.

Quando o professor trabalhajuntamente a música e a dança, ele está trabalhando a expressão corporal, a imaginação e a socialização dos alunos. A dança faz com que a criança se solte e faça movimentos expontaneos e aprenda a se relacionar com as escolhas dos colegas.

A música na Educação Infantil deve ser utilizada de uma forma prazerosa e que proporcione algum tipo de aprendizado para a criança. Deve ser uma importante ferramenta de estímulos; um momento feliz para a criança e não apenas um momento de passagem de tempo ou algo sem sentido onde a criança nem perceba que está tocando uma música no rádio ou que ela mesma está criando o som.

A música é uma forma de expressão artística. A linguagem musical faz-se presente em diversas classes sociais e também nas diferentes manifestações religiosas. Embora sua linguagem seja diversificada, dependendo de onde venha essa expressão cultural, a música acompanha o desenvolvimento em suas comunidades, bairros e cidades.

Existem várias maneiras de buscar as contribuições da música no desenvolvimento da criança, uma vez que ela se faz presente em sua vida antes mesmo de ir para a escola. Como já disse a relação com a música, às vezes, já se inicia no ventre materno e segue no decorrer da sua infância. Nas brincadeiras infantis, as crianças usam a música como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem. Esses são alguns exemplos da importância da música na educação infantil.

Entender mais sobre a importância da música e seus benefícios na educação infantil é o principal objeto deste trabalho, pois a vontade de que a música seja trabalada de maneira séria e com abjetivos na sala de aula surge das diversas experiências que tive como educadora, nas quais presenciei situações em que o uso da música se dava apenas para passar o tempo ou destrair os alunos, um momento que a criança ficava sem entender o porquê estava canatando ou dançando.

Na hora do lanche ou almoço, é um bom exemplo de que as crianças e professores faziam uso de canções repetitivas apenas para dizer que estavam cantando,tornando esse momento mecânico e sem qualquer possibilidade de aprendizado, desenvolvimento ou socialização.

É importante destacar que o ensino de música não está somente ligado a aprender a tocar algum instrumento ou a repetição de canções e cantigas Brito (2008) explica que o aprendizado de música deve ser um ato de desprendimento prazeroso, que comungue com as experiências da criança sem ser uma imposição ou que busque a qualquer custo que a criança domine um instrumento, o qual pode minar sua sensibilidade e criatividade.

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com