TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Quantitativos x Métodos Qualitativos

Por:   •  4/10/2020  •  Ensaio  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 5

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Métodos Quantitativos x Métodos Qualitativos

Segundo Knechtel (2014), a pesquisa quantitativa é uma modalidade de pesquisa que atua sobre um problema humano ou social, é baseada no teste de uma teoria e composta por variáveis quantificadas em números, as quais são analisadas de modo estatístico, com o objetivo de determinar se as generalizações previstas na teoria se sustentam ou não. Este método é adotado quando é necessário coletar dados mensuráveis às variáveis, além disso, ele busca a frequência da ocorrência para medir a veracidade ou não de um determinado fenômeno. Se formos trabalhar com esse tipo de método iremos utilizar instrumentos para cotejar, tais como; questionários (às perguntas que se utiliza nos questionários são de múltipla escolha) procedimentos estatísticos (planilhas, gráficos, tabelas além de outras ferramentas que nos possibilitam medir quantidades). Se formos atentar com o método quantitativo e utilizar as ferramentas de medição citadas acima, temos de realizá lo com um número expressivo de participantes.

O caminho adotado pelo pesquisador vai indicar a regularidade que uma determinada manifestação acontece, porque o mesmo está baseado na frequência que determinado fenômeno ocorre, com isso podemos afirmar que o método quantitativo é adequado para a regularidade de um fenômeno, ele não vai trabalhar com as exceções e sim a frequência de determinada ocorrência.

O método qualitativo é o oposto do quantitativo, o mesmo não irá priorizar a quantidade e sim com a qualidade do que está sendo estudado, em outras palavras, iremos buscar significados atribuído aos fatos que observamos, no caso desse tipo de método o pesquisador se propõe a participar, compreender e a interpretar as informações que ele seleciona e obtém a partir da pesquisa.

Com relação aos instrumentos de coleta de dados na pesquisa, utilizamos o questionários, a mesma ferramenta que o método quantitativo utiliza, entretanto com a essência divergente, a diferença é que no método qualitativo às perguntas são abertas e não de múltipla escolha, além disso podemos utilizar entrevistas (através delas podemos realizar uma observação mais clara a respeito do respondente; atitudes e forma como a questão é respondida.) com isso iremos atribuir significado aos fatos.

Principais características da pesquisa qualitativa (KNECHTEL, 2014, p. 101-102):

• Ressalta a natureza socialmente construída da realidade;

• Relação entre o pesquisador e o objeto de estudo;

• Ênfase nas qualidades e nos processos, com destaque para a forma como a experiência social é criada e adquire significado;

• Utiliza entrevistas e observação detalhada (métodos interpretativos); • Estudar casos específicos;

• Valoriza as descrições detalhadas;

• Faz uso de narrativas históricas, materiais biográficos e autobiográficos.

- São os métodos quantitativos mais precisos que os métodos qualitativos? Os métodos de pesquisa quantitativo é mais preciso que o método qualitativo, pois o método de pesquisa quantitativo trabalha com números e sua exatidão é maior, isso não significa que um método seja melhor que outro, até porque cada um apresenta suas distintas características e suas áreas de atuação que melhor funciona.

- Os métodos quantitativos podem ser aplicados a Ciência da Informação? Sim, tanto o método quantitativo quanto qualitativo funcionam perfeitamente na Ciência da informação, temos de ver qual das duas ferramentas de pesquisa melhor funciona no que iremos pesquisar, se for uma pesquisa que necessita de exatidão em números e a utilização de gráficos, tabelas, planilhas… o melhor método é o quantitativo, entretanto se a pesquisa for mais “aberta” necessitando de perguntas abertas, uma relação maior entre pesquisador objeto a mais indicada é o método qualitativo.

- É a Ciência da Informação uma ciência precisa? Deve ser mais precisa? Sim, a C.I é uma área que necessita de informações precisas, pois auxiliamos usuários através dessas informações. No campo das pesquisas podemos utilizar os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, isso vai depender muito da linha de pesquisa que seguiremos, para cada linha há um método que se encaixa perfeitamente, na ciência da informação não há um método padrão, entretanto temos de oferecer informações de qualidade aos nossos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com