TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Quantitativo e Qualitativo

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 5

Métodos Quantitativos e Pesquisa em Ciências Sociais: Lógica e Utilidade do Uso da Quantificação nas Explicações dos Fenômenos Sociais.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Ramos, Marília Patta. Métodos Quantitativos e Pesquisa em Ciências Sociais: Lógica e Utilidade do Uso da Quantificação nas Explicações dos Fenômenos Sociais. Revista Mediações, v. 18, n. 1, p.55-65, Jan/Jun.2013.

Marília Patta Ramos -  Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Sociologia - Purdue University (2001). Concluiu seu pos doutoramento no Programa Vilmar Faria (PVF) de Análise Quantitativa em Políticas Públicas no Population Research Center (PRC) da Universidade do Texas (2006). Atualmente é professora adjunta I no departamento de Sociologia da UFRGS. É orientadora de mestrado e doutorado no PPG de Sociologia da UFRGS.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em pesquisas quantitativas, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas publicas, envelhecimento populacional, sociologia econômica, capital social e desenvolvimento regional. Publicou nas Revistas Contemporary Sociology e na revista Journals of Gerontology-USA, além de ter outras publicações em revistas cientificas brasileiras. É revisora de periódicos nacionais e internacionais. É consultora da Assessoria de Assuntos internacionais do Estado do Rio Grande do Sul no projeto COCAP em convênio com a Região do Vêneto, Itália. É vice-coordenadora do PPG em Sociologia da UFRGS.

O uso dos métodos quantitativos não é criticado nas ciências naturais, já nas sociais há uma grande discussão, pois, os críticos, por exemplo, questionam como se pode medir inteligência ou auto-estima. Não é toda pergunta que pode ser respondida com uma pesquisa cientifica, pois, aquilo que não se pode observar não pode ser pesquisado, mas, cada método e técnica de pesquisa, fornecem uma perspectiva diferente do mundo social e alguns aspectos só podem ser atingidos com um método.

  Não há pesquisa a ser feita se não existir um problema, e o pesquisador quando tem a intenção de contribuir para o seu enfrentamento precisa definir hipóteses de respostas para solução do problema identificado, mesmo ciente de que dificilmente alcançara respostas ou soluções definitivas. Acima de tudo em um trabalho cientifico, é fundamental a coerência e a clareza, e o pesquisador tem a obrigação de segui-las, pois, discordando dessas assertivas o mesmo assume que a escolha do método depende sempre do tipo de pergunta formulada ao elaborar nosso problema cientifico, mas, há alguns processos ou interrogações que não podem ser respondidos com uso de métodos quantitativos.

  A pesquisa quantitativa permite amostra das causas mesmo sempre em probabilidades e nunca com 100% de certeza e sempre com poder explicativo. As pesquisas qualitativas levam a um conjunto de hipóteses a serem testados quantitativamente.

  As pesquisas quantitativas se preocupam com os resultados gerais e coletivos. Quando há o desejo de verificar causas de fenômenos sociais, assume-se que  a realidade de que não há como dar conta de todas as possíveis causas de um fenômeno, por isso, os críticos dos métodos quantitativos devem abrir mão da visão que tem quanto ao montar modelos de analises testados estatisticamente, porque a pesquisa quantitativa trabalha com as probabilidades causais e jamais conseguiram explicar 100% da variação de uma situação. Seu trabalho é probabilístico e nunca há total certeza.

  Não pode ser esquecido o fato de que os pesquisadores não pesquisam casos únicos, isso não se enquadra nas pesquisas quantitativas. O estudo é feito para conhecer os casos e apresentar soluções para problemas levantados. As pesquisas quantitativas nem sempre utilizam indivíduos como unidade de análise, é possível trabalhar com organizações, famílias, municípios estados, paises, estados, etc. Por isso não pode se dizer que o individuo para ser analisado é isolado do contexto social.

   O uso dos métodos quantitativos pode estar presente em três propósitos ou em três estudos diferentes: Descrever ou comparar características de grupos sociais, realidades, contextos ou instituições; Verificar efeitos de variáveis em suas magnitudes particulares e o efeito de uma serie de variáveis independentes em outra que é a dependente; Levar para a população resultados obtidos em amostras estatisticamente representativas. Cada um desses métodos tem a resposta mais sensata para cada tipo de pergunta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com