TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Análise de Alimentos

Por:   •  4/2/2019  •  Exam  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Métodos de Análise de Alimentos.

Identificação da tarefa: Tarefa 1.2. Unidade 1. Envio de arquivo.

Pontuação: 5 pontos.

Tarefa 1.2

  1. Sabendo da importância da etapa de amostragem, reveja em seu material de estudo a definição da preparação das amostras e seus tipos. Descreva o processo de amostragem que deve ser realizado para determinação de pH de doce de goiaba, polpa de açaí e filé de peixe. Justifique o porquê das etapas empregadas em cada amostra.

R: Amostragem é o processo de se selecionar e remover uma pequena, representativa e suficiente parte de um todo, a partir da qual será feita a análise. No caso doce de goiaba  e polpa e açaí deve ser picada em liquidificador, misturada e as alíquotas retiradas para análise.  Já o filé de peixe, deve ser picada ou moída e misturada , se necessário, passar pelo quarteamento, para somente depois ser tomada a alíquota suficiente para a análise.

Cada tipo de alimento tem a forma correta de tirar amostragem e assim é, com as diferentes texturas e tipos de alimentos temos que fazer o processo diferente.

  1. Após a leitura do capítulo 2 da Unidade 1, elabore um (mínimo) parágrafo discursivo sobre os erros analíticos, que resultados negativos estes podem causar? Observação: Poderá citar alguma experiência vivenciada (Parágrafo com 4 a 6 linhas).

R: Esses erros fator importante é que muitos dados analíticos possuem algum tipo de unidade de medida, tipo quando vamos comprar frutas ou legumes, compramos por kilo e não por unidade. O quilo é uma unidade de medida. E saber trabalhar com estas unidades é muito importante.  Os erros podem ocorrer pela condição da temperatura e umidade. Esse erro pode causar a perda do alimento, uma contaminação e assim afetar diretamente as pessoas.

Na produção de cerveja o malte já tem açúcar e a açúcar gera álcool em uma cerveja, e se colocarmos além da medida calculada o erro é uma cerveja fora do estilo. No caso quando vou adicionar uma fruta também tenho que ver a frutose, sacarose e glicose que a fruta tem para não errar na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com