TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de análise de investimento

Abstract: Métodos de análise de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Abstract  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

Técnicas de Analises de Investimentos

Payback

O payback ou payout é um indicador que determina o prazo de recuperação de um investimento.

É utilizada para avaliar a atratividade e demonstrar informações importantes com relação ao tempo de retorno dos investimentos, ou seja, quanto menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento.

A formula para o calculo deste é:

Playback = $ Retorno por período / $ investimento

No calculo do payback pode ser utilizada uma taxa de desconto para os fluxos de caixa de cada período, assim como no calculo do VPL, onde se encontra então o Payback Descontado.

VPL – Valor Presente Líquido

O VPL é um método alternativo ao do Payback, que visa corrigir os principais erros apresentados por este. Para utilizá-lo é necessário construir um fluxo de caixa do projeto, tendo os principais componentes: Investimento Inicial e investimentos adicionais, fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno e valor residual do investimento se houver.

Este método utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. O VPL é chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas (investimento) e entradas (retornos) descontadas uma taxa de atratividade.

Este indicador possibilita a analise da viabilidade somente de um projeto e se o retorno será o mínimo esperado, se o VPL retornará um valor acima de zero, possibilita a comparação entre projetos de investimentos distintos, ordenados segundo o valor apurado através do calculo deste indicador.

A formula para o calculo deste é:

Onde

I é a taxa de desconto.

J é o período genérico ( j = 0 a = n), percorrendo todo fluxo de caixa.

FC é o fluxo genérico para t = [o...n] que pode ser positivo (ingressos) ou negativos (desembolsos).

VLP(i) é o valor presente liquido descontado a uma taxa i, e n é o numero de períodos do fluxo.

TIR – Taxa Interna de Retorno

Este método apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários.

Para utilizá-lo é necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes: Investimento inicial e investimentos adicionais, Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno e valor residual do investimento se houver.

Após a montagem do fluxo de caixa tanto do método do VPL como da TIR, adota-se uma taxa mínima de atratividade (TMA) para avaliar se o resultado é compatível com as expectativas do investidor, portanto se o projeto é interessante.

A formula para o calculo deste é:

TIR: VPL = 0 = Investimento + ∑ (CFj / ((1 + TIR) ^ t))

TMA - Taxa Mínima de Atratividade

A Taxa mínima de atratividade (TMA) é uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que um tomador de dinheiro se propõe a pagar quando faz um financiamento. Esta taxa é formada a partir de 3 componentes básicas:

Custo de Oportunidade: remuneração obtida em alternativas que não as analisadas. Exemplo: caderneta de poupança, fundo de investimento, etc.

Risco do Negócio: o ganho tem que remunerar o risco inerente de uma nova ação. Quanto maior o risco, maior a remuneração esperada.

Liquidez: capacidade ou velocidade em que se pode sair de uma posição no mercado para assumir outra.

Há algumas possibilidades de TMA que são bastante úteis:

Taxa de retorno da aplicação financeira: supõe que o custo de oportunidade seja o de deixar os recursos aplicados em investimentos de baixo risco (renda fixa).

Taxa de captação de empréstimos: supõe que a empresa não possua o capital para investir, portanto se á obrigada a captar um empréstimo. Considera o custo de oportunidade de forma mais conservador que a taxa de aplicação.

A TMA é considerada pessoal e intransferível, pois a propensão ao risco varia de pessoa para pessoa, ou ainda a TMA pode variar durante o tempo. Assim, não existe algoritmo ou fórmula matemática para calcular a TMA. Ao se utilizar uma TMA como taxa de juros de referência, aplicam-se métodos como o VPL ou o Custo Anual Uniforme para se determinar a viabilidade financeira de um investimento ou empréstimo. Caso o resultado seja positivo, a taxa interna de retorno supera a TMA e o investimento é interessante. O contrário ocorre caso o resultado seja negativo.

Cálculos da TIR, VPL E Payback para o Fluxo de Caixa Relevante:

Efeito da inflação na análise de investimentos

Inflação é o aumento continuo e generalizado dos preços na economia. É um processo conhecido como processo inflacionário, que se estende a todos os bens econômicos.

Os efeitos da inflação devem ser considerados na analise de investimentos, pois a analise de investimento utiliza um período de tempo de diversos anos e a inflação é cumulativa em progressão geométrica, funciona como ”juros sobre juros” e mesmo se for uma taxa anual modesta de inflação, após certo período de tempo, a inflação acumulada pode gerar uma inflação significativa, podendo distorcer a analise do investimento se não for considerada corretamente.

O imposto de renda e a depreciação.

O imposto de renda é um tributo cobrado na maioria dos países do mundo e geralmente tem como base de calculo o lucro contábil, que é a diferença entre receitas e custos/despesas. Na analise de investimentos não estamos preocupados com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com