TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos e Técnicas de Pesquisa - UT4

Por:   •  27/4/2015  •  Artigo  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

2.TÍTULO DO ARTIGO:

Análise do relacionamento estratégico da FACINOR com o arranjo produtivo local de metais sanitários.

3. OBJETIVOS:

3.1 Qual objetivo geral do artigo?

R: O artigo citado menciona as formas de relacionamento interorganizacional formal e informal entre a IES - Facinor e a APL. Em geral tem o objetivo inserir profissionais capacitados para trabalhar em setores diversos, no intuito de participar no desenvolvimento da sociedade brasileira. A pesquisa apresenta o processo relacional e a busca de melhorias e respostas as questões gerenciais e abrangentes enfrentados pelo setor empresarial, mão de obra qualificada.

De forma que o direcionador das parcerias seja a aquisição e o compartilhamento de conhecimento, elemento estratégico para ambas, universidade e empresa, e necessário para a sobrevivência por meio de enfrentamento ao ambiente mutante exigente em desafios estruturais e organizacionais, o que elimina possíveis obstáculos existentes tanto no próprio meio acadêmico quanto no meio empresarial.

3.2 Quais são os objetivos específicos?

R: Um dos objetivos é promover e estimular pesquisas visando o desenvolvimento de tecnologias alternativas; desenvolver, apoiar e fortalecer habitats de inovação como incubadoras, parques tecnológicos e de novos negócios. Formar parcerias com instituições educacionais públicas e instituições privadas, promover estudos, pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção, divulgação e publicação de informações e conhecimento técnicos e científicos. Caracterizando assim também a vocação à integração, principalmente com a universidade.

.3.2. Principais Referências;

R: Usamos como referência de artigo; (RING; VAN de VEN, 1994) (CHILD;FAULKNER;TALMMAN,2005)

4. QUADRO TEÓRICO EMPÍRICO – REVISÃOTEÓRICA;

4.1 O que foi abordado na pesquisa teórica e como foi usada na construção do trabalho?

R: Foi abordado a importância das relações formais e informais sobre o relacionamento interorganizacional. E suas fases repetitivas, referenciadas pela busca dos objetivos comuns. Foi abordado na pesquisa a fase da negociação, do qual ilustra a fase das motivações, ansiedades e as incertezas. Os direitos , os deveres, a confiabilidade e a equidade de cada parte da qual são pautadas na fase de relacionamento. Segundo a pesquisa é neste instante que acontecem as permutas na relação. O grau de formalização dá-se em função das expectativas de ambas as partes, devido alguns objetivos que podem ser alcançados através de contratos informais. Os relacionamentos interorganizacionais são constituídos pelas transações e pelos fluxos de ligações entre ambos. A pesquisa foi usada na construção do trabalho baseado na realidade em que nos encontramos, na necessidade de maior esclarecimento, no desenvolvimento da sociedade, na firmação de que relações e baseam na formalidade e na informalidade.

4.2. Identifique se a teoria está em consonância com os objetivos gerais e específicos explicando como ocorreu ou não ocorreu.

R: A teoria esta em consonância com os objetivos gerais da pesquisa, em base na junção de vários autores deste artigo, ambos ressalvam a importância do relacionamento interorganizacional, porque entendem que para as universidades x empresa, a busca do entendimento das relações formais e informais e suas premissas, trazem benefícios a todos os envolvidos. A pesquisa mostra que em classificações é necessário a implementação destes modelos a uma política adequada á interação universidade empresa. Costa e Cunha (2000) diz que as universidades são, para as empresas fontes de pesquisas básica e aplicada e que podem ser utilizadas em curtos períodos de tempo ou em uma relação perene.

4. Estratégicas Metodológicas;

Aqui devem ser explicadas quais as metodologias de pesquisas utilizadas e como foram utilizadas.

R: Como escolha metodológica optou-se por uma pesquisa, descritiva e exploratória, de natureza qualitativa com suporte quantitativo, com a configuração de estudo de caso. Foram utilizadas entrevistas, análise de conteúdo no regimento da IES e da governança, bem como, nos editais de publicação de banca de defesa das monografias e a aplicação de testes estatísticos. A fundamentação teórica abordou os temas relacionamento Interorganizacional e relação Universidade e Empresa.

(CRESWELL, 2007; FLICK, 2004; YIN, 2001; GODOY, 1995; RICHARDSON, 1989; MAY, 2004)

Abaixo foi realizado uma classificação em quadro;

• Quadro1(Classificaão das relações U-E).

Do qual nos relata os tipos de relações e seus exemplos;

A - Relações pessoais informais – Exemplos(Consultoria individual por acadêmico/Workshops)

B – Relações pessoais formais – Exemplos (Intercâmbio de pessoal, especialização)

C – Instituição de ligação –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com