TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mídia E Redes Sociais

Artigo: Mídia E Redes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Estamos na era da democratização da informação, por onde colocamos nossos olhos e nossos ouvidos, estamos sujeitos a escutar e ver opiniões sendo jogadas ao mundo, hoje não mais apenas pela opinião gerada pelas mídias tradicionais, aquelas que dominavam e geravam as opiniões denominadas publicas onde por muito tempo a mídia televisiva exercia esta função massiva. Lembrando que opinião publica não quer dizer que é aceita por todas, porem uma grande maioria que se expressa e defende a mesma.

No Brasil, 41 grandes grupos de mídia de abrangência nacional controlam 551 veículos de comunicação, entre eles canais de TV, rádio, revistas, jornais e portais na internet. Na prática, as poucas famílias donas dos meios de comunicação definem as informações que os brasileiros têm acesso. Hoje com a era da mídia digital, passa a perceber uma diferença na disseminação da informação. O que não é dito nas mídias tradicionais, são ditas por formadores de opiniões que estão em blogs e redes sociais.

Estes formadores de opinião são capazes de viralizar uma informação, até que atitudes sejam tomadas para que o assunto seja resolvido. Com este nova forma de se fazer noticia, a mídia passou a se atentar a tudo que gira em torno das redes sociais, e mais, passou a fazer parte delas. O que não vejo só como algo positivo, já que nas redes tudo pode ser falado, e a veracidade não se comprova, as grandes mídias também entraram na onda de não apurar informações, de apenas compartilhar o que acham interessantes. Recentemente na Rede Globo, através de mensagens compartilhadas por uma rede social, Fátima Bernardes leu uma carta que se dizia ser do ator Brad Pitt direcionada a sua esposa Angelina Joliee, o que não passava de mais uma mentira das redes. Este episódio logo se tornou cômico, e mais uma vez as redes se utilizaram da “gafe” para mostrar que o poder da mesma esta cada vez maior.

A opinião pública é gerada pela influencia de tudo aquilo que a rodeia, é através das mídias que nos informamos, e como acreditar nas informações ditas por elas, se com o envolvimento nas redes já as afeta negativamente?

O papel das mídias seria apurar cada informação plantada nas redes sociais, e atuar nas mesmas de uma forma séria, afinal, ainda somos frutos do que vemos, lemos e convivemos. São através destas influencias que decidiremos se gostamos ou não de alguma coisa, se votamos em um candidato ou em outro, ou até que forma viver nossa vida.

Nas redes sociais, tudo é possível, não se pode acreditar em toda noticia que é gerada e compartilhada, existem opções infinitas a se fazer na internet. Noticias de morte de famosos, por exemplo, já viraram clichê, então cabe aos grandes jornais, mídias televisivas, rádios e revistas sérias saber selecionar este tipo de informação, apurar e nos informar corretamente. A opinião pública pode julgar, e acabar com grandes empresas, famílias e vidas, como ocorreu na história da “Escola Base”, e em muitas outras. Por isso a importância da veracidade em tudo aquilo que se publica e se divulga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com