TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mídia e Psicologia: Produção de Coletividade e Subjetividade

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

Ana Lívia Fernandes

Gabriela Siqueira do Nascimento

Heitor de Souza Magalhães

Kathleen Bárbara Afonso de Oliveira

Laura Maria Moraes Modesto

Tomaz Baptista Ribeiro Ferreira

Resumo Livro:

Mídia e Psicologia: produção de coletividade e subjetividade

Belo Horizonte

2018 Ana Lívia Fernandes

Gabriela Siqueira do Nascimento

Heitor de Souza Magalhães

Kathleen Bárbara Afonso de Oliveira

Laura Maria Moraes Modesto

Tomaz Baptista Ribeiro Ferreira

Resumo Livro:

Mídia e Psicologia: produção de coletividade e subjetividade

Belo Horizonte

20

A Produção de Sujeitos: “A tensão entre a ficção e a realidade"

Autora: Maria de Fátima Nassif

Resumo

Nos meios de comunicação de massa existem espaços definidos para ficção e a para a realidade. Esse primeiro diz respeito à dramaturgia, filmes e novelas, enquanto o segundo se refere ao jornalismo e informações. Mas, mesmos com espaços preestabelecidos para cada uma há, com frequência, uma dificuldade de distinguir o que é ficcional e o que é real.

Usando com o referência a televisão, um dos maiores meios de comunicação de massa, pode-se observar que nossas referências de realidade se baseiam nos modelos oferecidos por ela: quanto mais próxima a vida real é desses modelos, melhor e mais atrativa ela nos parece ser. Vivemos na Sociedade do Espetáculo, onde a forma que a imagem é apresentada é mais importante do que a imagem em si. É a sociedade do gozo imediato, com enormes demandas de notícias superficiais e rapidamente substituídas e esquecidas, dificultando nossa capacidade de crítica e nos transformando em meros consumidores que aceitam de forma passiva o que nos é oferecido.

Os meios de comunicação de massa frequentemente usam de mecanismos de manipulação, de forma a atender interesses econômicos e políticos de uma minoria que detém seu controle. Através de táticas como: descontextualização, omissão de fatos, sensacionalismo e repetição, por exemplo, são capazes de induzir a massa para aceitar como real uma “realidade” criada ficcionalmente. Esse processo nos priva do conhecimento de todas as faces da realidade e assim, nos priva também de questioná-las, inviabilizando o diálogo para a construção da história.

Resenha Crítica

Baseado na leitura, é possível compreender como a mídia e os meios de comunicação de massa, utilizam de artifícios para fantasiar a realidade e distorce-la com a finalidade de atender os interesses de uma sociedade capitalista, onde quanto menos crítico o consumidor (do produto, da notícia), mais lucrativo ele se torna, aceitando passivamente como verdade, ficções travestidas de fatos que são apresentadas de formas tendenciosas e sensacionalista na Sociedade do Espetáculo. A realidade é multifacetada e os meios de comunicação de massa nos priva de conhecer todas as faces da mesma, nos ocultando os fatos que não os beneficiam (como, por exemplo, as demandas e necessidades de minorias sociais), nos impossibilitando de julgar a realidade de forma crítica e, consequentemente, dificultando o processo de nos transformarmos em uma sociedade mais justa e igualitária.

A Produção de Sujeitos: “A Tensão entre Ficção e Realidade”

Autora: Maria de Fátima Nassif

Resumo

Nós, como seres humanos, estamos mudando a cada dia que passa, coisas novas estão surgindo a cada momento e estamos evoluindo sempre, com isso entramos na questão da tecnologia que está em constante mudança também. Por volta de 1.500 anos A.C surgiram através dos fenícios “símbolos” que seriam usados de forma fonológica, de onde surgiu o alfabeto, como forma de comunicação. Logo depois surgiu a fotografia uma nova forma de ver o mundo e a sociedade (imagem-maquina). O cinema logo em seguida trazendo uma reprodução diferente e mostrando novas linguagens e formas.

Com todos esses meio citados mais o rádio, formas diversificadas de tecnologia e de transmitir mensagens para a sociedade, eis que surge uma caixa iluminada, que produz som, trazendo mais linguagens e informações, um meio rápido e prático que intrigou a sociedade por ser audiovisual.

Todos esses meio são de suma importância na vida de todos e em nossas mudanças diárias, tanto de forma positiva como negativa. Positivamente na questão da aprendizagem e principalmente no entendimento de coisas verídicas, sabendo analisar o que acreditar e o que não deve ser levado adiante. Negativamente no sensacionalismo e nas informações que são passadas com o intuito apenas de “difamar algo”.

Resenha Crítica

Vivemos em uma sociedade onde todos acreditam em tudo, com as informações vindo a tona o tempo todo as pessoas geralmente não procuram saber de onde veio tal fato, como ele surgiu, mostrando o lado negativo dos meio de comunicação. A mídia consegue distorcer e contorcer fatos e notícias, nos deixando muitas vezes sem saber no que acreditar. Mesmo possuindo uma grande relevância na vida das pessoas e sendo bastante util nos dias de hoje, temos que nos questionar: até que ponto a mídia deve atuar? Quais são seus limites?

Converte-te Naquilo que és: Subjetividade, propaganda e ideologia na sociedade de consumo

Autor: Conrado Ramos

Resumo

A origem do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (574.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com