TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mídia e Sociedade de Consumo

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Mídia e sociedade de consumo

1- Qual o seu entendimento acerca do termo “sociedade
de consumo”?

 É uma definição para uma sociedade onde há grande criação de bens para serem comercializados, e a partir de estratégias de marketing (como, por exemplo, a propaganda) eles são apresentados as pessoas que, em grande maioria, consomem além do necessário. Em resumo, as pessoas compram o que não necessitam apenas como uma forma de integração social, e isso gera danos prejudiciais ao meio ambiente e a sociedade em geral. Creio eu que nós, brasileiros, vivemos nesse tipo de sociedade.

2- Quais os efeitos do consumismo sobre o meio ambiente e os recursos
naturais?

 Efeitos negativos! O consumo excessivo (e desnecessário) gera grandes danos ao meio ambiente. Esses danos ocorrem porque grande parte dos elementos de consumo (seja na área de beleza, vestuário, entre outros) normalmente provém do uso de alguma parte do meio ambiente (seja da fauna ou da flora). Exemplo: há um casaco de pele de cordeiro a venda, se alguém de uma região extremamente quente, onde ocorrem chuvas em curtos períodos durante o ano compra esse casaco apenas por vaidade, essa pessoa estará sendo consumista e também estará prejudicando o meio ambiente.

3- Qual a sua compreensão no que se refere a obsolescência
programada ou planejada?

 É uma estratégia que grande parte das empresas utilizam para que possam vender mais. Deste modo, a sempre terão alguém para comprar seus produtos. Não é uma atitude totalmente errada pois, se pararmos pra pensar, se as pessoas precisam comprar então a empresa necessita de pessoas para trabalhar (o que faz com que haja menos pessoas desempregadas); porém, é uma atitude errada devido ao fato de muitos não terem condições para esta troca “eventual”.

4- O que significa a expressão “coerção consumista”?

 Aceitação da realidade, que é o consumismo. É enxergar as coisas como elas são.

5- Os meios de comunicação exercem um “papel
preponderante” na coerção consumista. Explique

 Eles têm essa preponderância justamente porque são utilizados para fazer a comunicação produto->consumidor. Na maioria das vezes o produto é apresentado de forma tão positiva/milagrosa que muitos compram pelo famoso teste, só pra ter certeza de que é aquilo mesmo. Por isso os meios de comunicação são tão importantes nesse quesito.

6- Que influências a globalização exerce sobre a
sociedade de consumo?

 A globalização consiste no aumento das relações entre os países, principalmente economicamente. Deste modo, as pessoas passam a consumir mercadorias de diversos países além do seu (o que já era um consumo excessivo, imagina agora com essa novidade rs). É justamente desta forma que a globalização contribui para a sociedade de consumo: facilitando!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com