TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEGÓCIOS E AÇÃO NA VIDA UMPROFINA

Trabalho acadêmico: NEGÓCIOS E AÇÃO NA VIDA UMPROFINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

RESUMO

1. INTRODUÇÃO

2. CORPO DO ENSAIO

3. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 03

04

05

09

10

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as características que destaca de um profissional empreendedor. Para evolução do tema fez-se necessário um aprofundamento do conceito empreender que conforme alguns referenciais teóricos se entendem por criação de uma nova empresa no contexto de planejar, inovar, ter ousadia e resiliência para superar os obstáculos que surge no linear de uma empresa.

Diante de um mercado difícil e restritivo, onde as oportunidades de negócios demandam preparo técnico e planejamento, o próprio comportamento empreendedor passou a ser tema de estudo e discussão, procurando identificar as suas características e, o mais importante, como transmiti-la a outras pessoas. Dentro deste conceito é que se insere o empreendedorismo e sua importância maior como competência profissional para o mundo dos negócios.

Um profissional deve ter entendimento do que faz e o que pretende para sua carreira e podendo assim criar seu plano de carreira dentro da nossa atualidade, lembrando de aplicar a ética, pois sem ética não teremos futuro nos negócios e nem prosperidade a longo prazo. Necessitamos avaliar as pessoas a nossa

1. INTRODUÇÃO

A alta competitiva do mundo dos negócios evidencia e valoriza o perfil do profissional empreendedor, em função do potencial que este tem de inovar, encontrar oportunidades e superar os obstáculos e dificuldades do mercado.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o empreendedorismo, qual relação que tem com a vida de um profissional. Com a globalização as empresas estão procurando alternativas para aumentar a competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado. Tendo aumentado a procura de profissionais qualificados e bem definidos nesta atualidade.

2.O EMPREENDIMENTO E AS AÇÕES NA VIDA DE UMPROFISSIONAL

2.1 Os profissionais por falta de estrutura profissional ou até mesmo emocional, demonstram medo de arriscar geralmente por causa de crise financeira e por falta de capital, por encontrarem dificuldade em aprovações de crédito ou por terem juros abusivos e taxas altíssimas.

Para ter a idealização de um projeto empreendedor, esse profissional necessita de algumas características, bem como ser disciplinado, ser visionário, ser inovador, ser audacioso, ser inovador e muitos outros. Tendo essas características e sabendo utilizá-las esse profissional poderá alcançar seus objetivos, bem como seu crescimento profissional.

Para que um empreendimento de certo esse empreendedor precisa ser ético, que quer dizer nada mais do que ser bom, justo, trabalhar sem corrupção, ser respeitoso, saber se relacionar no ambiente de trabalho, que são as relações humanas respeitar os colegas ter empatia, dar atenção, esperar sua vez, performar, trabalhar com felicidade, ser prestativo, dentre outros.

2.2 Fundamentação teórica

-O Processo Empreendedor

Para José Carlos Assis Dornelas:

O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas a criação de novas empresas. Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de criação de algo novo, de valor. Em segundo, requer a devoção o comprometimento e de tempo e o esforço necessário para fazer a empresa crescer. E em terceiro, que riscos calculados sejam assumidos e decisões criticas tomadas; é preciso ousadia e animo apesar de falhas e erros. (Dornelas, José Carlos Assis. Empreendedorismo – Transformando Idéias em Negócios, São Paulo, Editora Campus, 2008, p. 40)

De acordo com a citação, o empreendedor nada mais é aquele que tem vontade de crescer e desenvolver, com paixão pelo que faz, consegue empreender e crescer em qualquer ramo e negócio, sabendo que existem riscos e entende que novos desafios podem fracassar.

- Identificando Oportunidades

Para Marcos Hashimoto:

Não basta estar atento a tudo. É preciso saber analisar de uma forma holística e integrada, buscando as conexões, ligando os pontos, procurando os “buracos” que não se encaixam. As melhores oportunidades estão nesses “buracos”, pois há grandes indícios de ser uma necessidade não atendida. Tenha paciência para que os resultados venham e torne a observação uma prática exercitada constantemente, em qualquer circunstância. Ah! E, por último, cultive o hábito de carregar sempre um caderninho de anotações com você (o celular pode servir também). Anote lá todos os insights que tiver, mesmo os que não derem em nada, pois esses ainda podem inspirá-lo a ter aquela grande idéia amanhã! (Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios - Edição 293 - Junho de 2013)

Conforme Marcos Hashimoto, as oportunidades estão em todos os lugares só nos falta observá-las, pois observando o nosso próprio dia a dia, conseguimos identificar itens que podem facilitar a nossas vidas, e assim identificar novas oportunidades.

- Ética Empresarial e Cultura Corporativa

Para Robert Henry Srour

Ética empresarial não é assunto para as horas vagas, é filosofia e prática de empresa. Significa não ao individualismo e aos seus subprodutos: egocentrismo e corporativismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com