TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS TECNOLOGIAS E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

ntrodução

As redes sociais estão cada vez mais presentes nas nossas vidas que chega a ser quase impossível viver sem elas, quem nunca ouviu falar de redes sociais tais como orkut, twitter, facebook, etc. No mundo de hoje é difícil saber quem não tem algum vínculo nessas redes. Realmente é uma tarefa difícil inserir as redes sociais no ambiente escolar pela diversidade de linhas que ela pode seguir, ou seja, a escola é um ambiente de conhecimento onde há limitações de ensino, o educando só aprende aquilo que o educador pode oferecer, porém no mundo das redes sociais há uma diversidade muito grande de se adquirir conhecimento e de muitas maneiras – conversa, bate papos, blogs, redes sociais, etc. – e isso de acordo com o seu interesse seja ele de qualquer natureza, música, comunicação, vídeos, jogos, etc.

Com o avanço da tecnologia algumas ferramentas que foram criadas na internet acabaram sumindo ou sendo alteradas, mas também surgiram algumas outras novas, estas que só tendem a entrar cada vez mais na vida das pessoas como é o caso dos blogs, que hoje são utilizados por professores para troca de experiências, estudos, enfim para crescimento pessoal e profissional.

O objetivo desse texto e trazer um concepção da ferramenta poderosa e pouco utilizada, passando de uma visão ampliada, mostrando as dificuldades encontradas, as facilidades proporcionadas pela escola e educadores com relação as redes sociais.

AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS REDES SOCIAS NA EDUCAÇÃO

A idéia de que o educador deve se ambientar e estar adaptado com as novas tecnologias e maneiras de comunicação é iminente, os educadores devem saber trabalhar as novas tecnologias para melhorar o aprendizado do educando, fazendo com que este busque aquilo que lhe agradar no ambiente virtual, assim não só o professor tem o dever de saber manipular as novas tecnologias, mas também deve saber prender a atenção do aluno de modo que, tenha somente o interesse em saber mais sobre o assunto que o professor quer passar.

A visão de escola é que ela é um ambiente com “muros” invisíveis, que não nos proporciona um conhecimento especifico além daquele que o educador nos trazia e isso nos faz refletir que as redes sociais proporcionam o aluno a buscar aquilo que lhe agrada, sendo assim, podemos defini-las como ambientes livres uns acessos no caso do Orkut ali há muitas maneiras de se aprender todo tipo de coisas.

Entretanto essa generalização cria uma barreira que põem medo nos professores e na própria escola. Medo esse que se baseia em como utilizar as redes sociais na escola sem que elas saiam do controle dos professores, ou que causem uma exclusão social seja esta alguma deficiência psíquica, fisiológica ou anatômica e também a falta de acessibilidade devido à condição financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com