TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narrativa da Ilíada de Homero conto 1

Por:   •  5/5/2018  •  Resenha  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

O canto 1 da Ilíada de Homero: narração

Os Aqueus destruíram a cidade de Crises e Agamêmnon levou contigo sua filha Criseida.

Crises foi até os Aqueus e pediu para que devolvessem sua filha em troca de um resgate mas Agamêmnon não aceitou e o mandou embora.

Crises foi embora, e ao se afastar rezou para o deus Apolo pedindo que os Aqueus devolvessem sua filha.

Apolo ouviu Crises e desceu do Olimpo furioso contra os Aqueus, disparou setas malignas que atingiu os homens e animais.

Durante nove dias os Aqueus ficaram submetidos a fúria do deus Apolo sem saber o motivo de serem atingidos pela praga.

No decimo dia Aquiles convocou os homens para uma assembleia, sugerindo que convocassem um vidente para saber o por que da fúria do deus Apolo, com a esperança de que o deus aceitasse algum sacrifício para retirar a praga.

Então o adivinho Calcas, se ofereceu para explicar a ira de Apolo mas pediu para que Agamêmnon o defendesse caso o deus se encolerizasse contra ele por ter revelado a sua ira.

Agamêmnon então prometeu proteção a Calcas que revelou que Apolo teria se enfurecido pois Agamêmnon não libertou a filha de Crises nem aceitou o resgate e só os livrará da praga quando devolvesse Criseida sem resgate e levasse a Crise uma sagrada hecatombe.

Agamêmnon ficou furioso com a revelação de Calcas e não queria devolver Criseida pois não queria ficar sem prêmio, só a devolveria se ganhasse outro prêmio em troca.

Aquiles responde que não é possível Agamêmnon receber outro prêmio pois as riquezas da cidade saqueada foram divididas entre os homens e que devolvesse Criseida e na próxima cidade saqueada ele receberia um premio maior.

Agamêmnon aceita a proposta mas avisa que se não gostasse do premio que recebesse em troca pegaria algo que pertencesse a Aquiles.

Aquiles se revolta com a ameaça e decide que iria embora pois não concordava em ficar sendo desonrado e acreditava esta acumulando tesouros para Agamêmnon.

Agamêmnon concordou com sua fuga, e atingiu-o com palavras odiando Aquiles, ameaçando novamente dizendo que se Apolo tirasse Criseida de ti, iria a sua tenda buscar Briseida como prêmio.

Aquiles se enfureceu e pôs a mão em sua espada com intenção de matar Agamêmnon mas antes que pudesse ter tal atitude, Atena desce do olímpio a mando da Hera para acalma-lo pois gostava dos dois Aqueus.

Aquiles ouviu suas palavras e obedeceu-a mas ainda com raiva do Atrida fez um juramento dizendo que os Aqueus um dia vão querer Aquiles por perto pois eles serão chacinados e Agamêmnon não conseguirá salva-los.

Nestor se pronunciou na assembleia aconselhando os aqueus, pediu para Agamêmnon que acalmasse sua fúria contra o Pelida e que não tirasse Briseida pois teria sido premio de Aquiles primeiro e ao mesmo que não procurasse conflito com o rei.

Agamêmnon e Aquiles continuaram a se injuriar com palavras violentas e ameaças e então quando finalmente pararam deram por acabada a assembleia.

Aquiles foi para sua tenda e Agamêmnon preparou a nau com Criseida e a hecatombe e enviou para o mar. Agamêmnon não desistiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com