TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE INTERPRETATIVA DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA NO CONTO

Por:   •  6/6/2016  •  Artigo  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  1.796 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE INTERPRETATIVA DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA NO CONTO

Nunca é tarde, sempre é tarde

 

INTERPRETATIVE ANALYSIS OF THE ELEMENTS OF NARRATIVE IN THE STORY

It's never too late, always late 

Por Bárbara Thâmily G. Rodrigues 

Graduanda em letras

 Universidade de Brasília – UnB

(bt.thamily@outlook.com)

RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar a narrativa do conto "Nunca é tarde, sempre é tarde", presente no livro de Contos Brasileiros Contemporâneos (2005), de Julieta de Godoy Ladeira. Esse conto foi escrito por Silvio Fiorani, mestre em criar situações estranhas apresentando-as como muito naturais, diversifica seus temas entre o cotidiano mágico e a saga de imigrantes italianos, seus ancestrais, o que tece com severidade e grandeza. No conto "Nunca é tarde, sempre é tarde", trata o absurdo, em pequeníssimo espaço, de forma minuciosa e viva. Pretende-se, neste estudo, analisar os elementos da narrativa, dando destaque a alguns elementos específicos como o narrador, as personagens, o tempo e o espaço. Ele contribui de forma significativa para a construção do sentido da obra mostrando o cotidiano da personagem, que passa a ocorrer de forma automática. Neste trabalho, objetiva-se explicitar os elementos para a construção de sentido global do texto. 

Palavras-chave: Conto; Nunca é tarde, sempre é tarde; Elementos da narrativa; 

 

ABSTRACT: This article aims to analyse the narrative of "Never too late, always late", present in the book of Brazilian Contemporary Tales (2005), Juliet Godoy Ladeira. This story was written by Silvio Fiorani, master at creating strange situations presenting them as very natural, diversifies its themes between the everyday and the magical saga of Italian immigrants, their ancestors, weaving with severity and magnitude. In the story "is never late, always late", it is the absurd, in teeny tiny space, thoroughly and alive. It is intended, in this study, analyze the elements of narrative, giving prominence to some specific elements as the Narrator, the characters, time and space. It contributes significantly to the construction of the meaning of work showing the daily life of the character, which shall occur automatically. In this work, the goal is to clarify the elements for building global text direction. 

Keywords: Short story; It's never too late, always late; Elements of narrative;

 

Introdução 

Silvio Fiorani nasceu em São Paulo, em 1943. Tem sido elogiado pela crítica pela qualidade de sua prosa. O autor teve textos publicados na Itália, França, Espanha, Portugal, Taiwan, República Tcheca e Estados Unidos. Nunca é tarde, sempre é tarde, e outros dois contos seus fazem parte da antologia Modern Poetry in

Translation, publicada pela editora do King's College, de Londres, e dedicada à poesia brasileira.

                   

Conto é uma narrativa mais curta, que tem como característica central condensar conflito, tempo, espaço e reduzir o número de personagens.  O conto é um tipo de narrativa tradicional, isto é, já adotado por muitos autores nos séculos XVI e XVII, como Cervantes e Voltaire, mas que hoje é muito apreciado por autores e leitores, ainda que tenha adquirido características diferentes, por exemplo, deixar de lado a intenção moralizante e adotar o fantástico ou o psicológico para elaborar o enredo.” (GANCHO, 2002, p. 8)

        

                

Este conto de Fiorani, mostra a vida moderna de uma moça, onde tem o seu cotidiano agitado, que se repete dia após dia, no qual todo o seu tempo é cronometrado. Aquele que não acaba. Como moinho do tempo que sempre desce próximo ao chão e sobe novamente, num movimento contínuo e circular, onde já não há mais começo nem fim, apenas pressa para voltar a um ponto que não existe mais. A secretária, Su, é presa em uma rotina e mais uma vez começa o seu dia correndo, tenta se arrumar e ao mesmo tempo que se maquia tenta se conscientizar de que não é feia nem bonita. Ela tem um sonho de como já tivesse levantado para ir ao trabalho, mas quando é surpreendida pelo toque do despertador, percebe que está atrasada, ela se apressa para ficar pronta, embora tudo isso, toda essa pressa, ocorra apenas dentro de outro sonho seu, então ela acorda e começa outra vez a sua rotina matinal até perceber mais uma vez que ainda está sonhando, então pede ajuda a sua mãe que confirma que ela está dormindo ainda.

Elementos da narrativa no conto " Nunca é tarde, sempre é tarde "

                 Esse conto é uma narrativa breve, escrito em prosa, marcado por frases curtas, com bastante pontuação, com enredo na maioria das vezes simples. A narrativa possui passagens antitéticas como “nem bonita, nem feia” e é um texto curto, o qual não apresenta a estrutura típica de narração: que seria apresentação; complicação ou desenvolvimento e clímax.

Aguiar e Silva afirma que "um curto episódio, um caso humano interessante, uma recordação etc., constituem o conteúdo do conto." (1979, p. 346). Nesse sentido, não podemos deixar de mencionar aqui o que Luzia de Maria registra em seu livro, “O que é conto”:

 

 Um conto parece ser, a partir do fragmento, da realidade a partir de um episódio fugaz, a partir de um dado extraordinário mas muitas vezes despercebido do real, a partir de um fato qualquer e, por que não? a partir de fato nenhum, a construção de um sentido que produza no leitor algo como uma explosão, levando as comportas mentais a expandirem-se, projetando a sensibilidade e a inteligência e a dimensões que ultrapassem infinitamente o espaço e o tempo da leitura. E este efeito pode resultar da natureza insólita do que foi contado, tanto pode resultar da feição surpreendente do episódio, como pode resultar do modo como se contou, do aspecto absolutamente inédito que a genialidade do autor pode ter denunciado do “já visto”. (MARIA, 2004, p. 54,55).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com