TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GÊNERO CONTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ELEMENTOS DA NARRATIVA

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 12

GÊNERO CONTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ELEMENTOS DA NARRATIVA

Disciplina

Língua Portuguesa

Série

9º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento

Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica. Estratégias de leitura. Produção textual. Relação entre textos.

Habilidades de BNCC

EF69LP44[1] e EF89LP33[2]

Objetivos

Ler o conto Entre a espada e a rosa, de Marina Colasanti, e discutir e papel social da mulher na contemporaneidade.

Produzir um final alternativo a partir dos fatos narrados e da experiência de vida dos alunos.

Qtd. de aulas

03 a 04 aulas.

  1. INTRODUÇÃO

- Apresentar o tema da aula, bem como os objetivos esperados.

- Explicar que a sequência de atividades que será desenvolvida envolverá o trabalho com a leitura de um conto contemporâneo.

- Propor um breve momento de conversa a respeito dos hábitos de leitura dos alunos.

- Questionar o significado da palavra “conto”.

- Analisar o título do conto que será lido em sala: Entre a espada e a rosa (cf. perguntas nos slides nº 5 e 6).

- Orientar para a estratégia de leitura em três partes (ao final de cada parte, serão propostas questões que devem ser respondidas oralmente).

  1. DESENVOLVIMENTO

- Realizar a leitura do conto (Cf. Anexo A)

O conto é finalizado antes do encontro entre a princesa e o Rei. Ele tem o final aberto.

Perguntar aos alunos:

  1. O que acharam do desfecho? Conseguem imaginar o que aconteceu depois que a princesa encontra o Rei? (Acolha as respostas)
  2. Qual a diferença do encerramento dessa história para um conto de fadas conhecido? Por que vocês acham que a autora não terminou a história com o famoso clichê “E viveram felizes para sempre…”?
  3. Vocês acham que a Princesa vai simplesmente deixar o posto de guerreira que conseguiu pelo seu amor ao jovem Rei?
  4. Vocês conseguem comparar a personagem principal da história com alguma personagem de filme de animação? Qual?

  • Se possível, exibir o trecho do filme Valente, da Disney a partir dos 5' até 12' 50".
  1. FECHAMENTO (Atividade no caderno)

Instrução: Após a leitura do conto “Entre a espada e a rosa” e a discussão realizada em classe, responda.

  1. O que há de comum no comportamento das duas personagens protagonistas?

Os alunos podem responder que as duas princesas não aceitam a decisão imposta pelos pais, não querem casar-se por interesse financeiro, são guerreiras, habilidosas (uma em arco e flecha, outra em manejar a espada).

  1. Como podemos relacionar o perfil dessas personagens com o papel da mulher na sociedade atual?

Tanto o filme quanto o conto, abordam como a mulher luta para garantir seus direitos na sociedade, da mesma forma que os homens os possuem. Há também uma crítica no comportamento feminino em aceitar tudo que lhe é imposto, de ser sempre a figura obediente em relação à figura patriarcal.

  1. Como você percebeu, o desfecho do conto lido possui um final aberto, ou seja, há várias perguntas sem resposta. Como você acha que esta história deveria terminar? Proponha um final alternativo e escreva-o a seguir.


ANEXO A

ENTRE A ESPADA E A ROSA (Marina Colasanti)

Parte 1

Qual é a hora de casar, senão aquela em que o coração diz “quero”? A hora que o pai escolhe. Isso descobriu a Princesa na tarde em que o Rei mandou chamá-la e, sem rodeios, lhe disse que, tendo decidido fazer aliança com o povo das fronteiras do Norte, prometera dá-la em casamento ao seu chefe. Se era velho e feio, que importância tinha frente aos soldados que traria para o reino, às ovelhas que poria nos pastos e às moedas que despejaria nos cofres? Estivesse pronta, pois breve o noivo viria buscá-la.

De volta ao quarto, a Princesa chorou mais lágrimas do que acreditava ter para chorar. Embotada na cama, aos soluços, implorou ao seu corpo, a sua mente, que lhe fizesse achar uma solução para escapar da decisão do pai. Afinal, esgotada, adormeceu.

E na noite sua mente ordenou, e no escuro seu corpo ficou. [...]

Pergunte aos alunos:

  • Quem são as personagens do conto? São personagens conhecidas?
  • Onde e quando a história se passa?
  • A primeira pergunta feita pelo narrador no início do texto foi respondida? Como?
  • O que a mente da Princesa poderia ter ordenado?
  • O que vocês acham que vai acontecer em seguida?

Parte 2

[...] E ao acordar de manhã, os olhos ainda ardendo de tanto chorar, a Princesa percebeu que algo estranho se passava. Com quanto medo correu ao espelho! Com quanto espanto viu cachos ruivos rodeando-lhe o queixo! Não podia acreditar, mas era verdade. Em seu rosto, uma barba havia crescido.

Passou os dedos lentamente entre os fios sedosos. E já estendia a mão procurando a tesoura, quando afinal compreendeu. Aquela era a sua resposta. Podia vir o noivo buscá-la. Podia vir com seus soldados, suas ovelhas e suas moedas. Mas, quando a visse, não mais a quereria. Nem ele nem qualquer outro escolhido pelo Rei.

Salva a filha, perdia-se porém a aliança do pai. Que tomado de horror e fúria diante da jovem barbada, e alegando a vergonha que cairia sobre seu reino diante de tal estranheza, ordenou-lhe abandonar o palácio imediatamente.

A Princesa fez uma trouxa pequena com suas joias, escolheu um vestido de veludo cor de sangue. E, sem despedidas, atravessou a ponte levadiça, passando para o outro lado do fosso. Atrás ficava tudo o que havia sido seu, adiante estava aquilo que não conhecia.

Na primeira aldeia aonde chegou, depois de muito caminhar, ofereceu-se de casa em casa para fazer serviços de mulher. Porém ninguém quis aceitá-la porque, com aquela barba, parecia-lhes evidente que fosse homem.

Na segunda aldeia, esperando ter mais sorte, ofereceu-se para fazer serviços de homem. E novamente ninguém quis aceitá-la porque, com aquele corpo, tinham certeza de que era mulher.
Cansada mas ainda esperançosa, ao ver de longe as casas da terceira aldeia, a Princesa pediu uma faca emprestada a um pastor, e raspou a barba. Porém, antes mesmo de chegar, a barba havia crescido outra vez, mais cacheada, brilhante e rubra do que antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com