TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação – O caminho para o sucesso

Artigo: Negociação – O caminho para o sucesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

Tema: Negociação – O caminho para o sucesso

Problemas

Como ser um bom negociador? O que é preciso para obter sucesso nas negociações?

No decorrer de um dia normal nos deparamos com inúmeras situações conflitantes, que exigem algumas abordagens para que se chegue a um consenso. Sempre que existirem pelo menos duas partes com objetivos opostos existirá alguma forma de negociação, onde ambos tentaram tirar o máximo proveito do conflito.

Existem técnicas especificas para se tornar um negociador de sucesso e fazer com que ambas das partes saiam satisfeitas.

Artigo 1: Planejamento de uma negociação

A grande maioria das negociações é ganha ou perdida dependendo da forma de planejamento. É de primordial importância está fase de planejamento, como o próprio Abraham Lincoln disse “se eu tivesse 9 horas para cortar uma árvore, passaria 6 horas afiando o meu machado!” Ou seja, uma negociação minuciosamente planejada tende a ter 70% de chances de ser bem sucedida.

Para executar um bom planejamento é necessário mais do que apenas informações é primordial entender os objetivos de ambas das partes, é preciso enxergar as oportunidades e é imprescindível ter um argumento coerente, porém criativo.

No planejamento de negociação é possível destacar 2 fases bastante claras a fase da pré-negociação e a fase da negociação onde é possível implementar um acordo.

Artigo 2: O perfil do negociador

O negociador deve ter influência, ter competência sobre o assunto negociado saber falar e saber escutar ser flexível ter boa capacidade de analisar e julgar deve saber o momento exato de decidir, deve ser paciente e saber esperar, deve ser autoconfiante e não ter medo de ariscar deve ser confiável e mostrar credibilidade.

Um bom negociador tem em mente fundamentos necessários para demonstrar confiança. Se as atitudes do negociador não forem coerentes com que ele demonstra provavelmente a negociação será perdida. Assim sendo um negociador confiável respeita o adversário, e transparente, não promete o impossível, encontra soluções satisfatórias a ambos dos lados não blefa. O bom negociador acima de tudo respeita a ética dentro do jogo da negociação não deixando de lado seus interesses, suas preocupações, suas alianças suas atitudes, seus objetivos e estratégias.

Artigo 3: Porque negociar

Quando existe um conflito ou uma divergência de idéias de 2 partes distintas não necessariamente existe uma negociação pois existem outras maneiras de resolver um conflito.

Uma das maneiras de resolver um conflito seria uma das partes de desistir antes mesmo do inicio de uma possível negociação, outra maneira seria o confronto direto, onde o mais forte vence, nesse caso sempre existirá um sentimento de revanche da parte derrotada, também é possível as partes entrarem em consenso que diferente da negociação tem um enfoque mais social e o problema pode ressurgir a qualquer momento. Quando se trata de hierarquia ou autoritária quando existem conflitos deve se respeitar o poder de mando já na negociação não se admite imposição das partes conflituosas uma ultima maneira de se resolver um conflito sem negociação e através das leis.

Desta forma podemos destacar a negociação como uma das melhores soluções para a resolução dos conflitos, pois ambas das partes podem ganhar.

Hipóteses

Artigo 1: Planejamento de uma negociação

Para se ter um bom planejamento em uma negociação é importante e necessário se ter mais que informações de ambas as partes, é preciso entender os objetivos das partes e visualizar oportunidades para ter bons argumentos coerentes e criativos.

Artigo 2: O perfil do negociador

Um bom negociador acima de tudo deve respeitar a ética dentro da negociação, não deixando de lado seus interesses como: preocupações, alianças, atitudes, objetivos e estratégias.

O negociador deve ter influência, competência sobre o assunto abordado, sabe ouvir e falar bem, tem a capacidade de analisar e no momento certo tomar a decisão mais coerente, é paciente e sabe esperar, se arisca sem medo de errar mostrando credibilidade e transparência.

Artigo 3: Porque negociar

Com tantas maneiras distintas de se resolver conflitos a negociação se faz a melhor maneira de se chegar ao um consenso, sem revanches e sem a possibilidade do conflito ressurgir num período futuro. A opção de negociar faz com que ambas as partes saiam satisfeitas.

Problema

Hipótese

Como ser um bom negociador? O que é preciso para obter sucesso nas negociações? Tem que ter um bom planejamento, ter o perfil de negociador e saber o porque está negociado.

Como fazer o Planejamento de uma negociação? É preciso entender os objetivos das partes e visualizar oportunidades para ter bons argumentos coerentes e criativos.

Como é perfil do negociador? O negociador deve ter ética, é transparente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com