TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO - CAMINHO PARA O SUCESSO

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 Introdução        

2 Administração da produção        

3 Logistica        

4 Franquias        

5 PMBoK        

6 Consideração final        

Referencias bibliográficas        



  1. INTRODUÇÃO

No cenário atual a competitividade leva as organizações a buscarem posições e estratégias competitivas, respondendo ao mercado com rapidez, qualidade e baixos custos.

Para atender a essas necessidades as empresas buscam maneiras mais flexíveis para oferecer produtos com alta qualidade e baixos custos de produção. Nesse sentido apresentaremos conceitos relacionados a administração de produção e logística, que visa orientação e desenvolvimento de produtos, distribuição e transporte de produtos.

Buscando maior segurança, o crescimento das franquias vem aumentando, sendo hoje um dos negócios mais promissores do mercado. O ultimo tema apresentado é o PMBoK, conhecido e utilizado nas organizações por se tratar de um guia de gestão de projetos.

 


  1. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

A administração da produção esta ligada as atividades orientadas para a produção de bens ou serviços.  É a função administrativa responsável pelo desempenho de técnicas de gestão de produção, que possui como principal finalidade o desenvolvimento de produtos e serviços através de insumos. O processo de administração da produção se inicia com a entrada de matéria prima (input), ocorrendo posteriormente a transformação e por fim a saída do produto ou serviço (output).

Segundo Slack (1999), a produção é a área responsável por desenvolver produtos e serviços a partir de matéria prima e informações, através de um sistema logico criado para realizar essa transformação.

Gaither e Fraizer (2005) caracterizam o sistema de produção como sendo composto por um conjunto de entradas, um subsistema de transformação e pelas saídas resultantes.

A administração da produção encontra-se dividida em atividades que tem o papel de gerenciar e coordenar o sistema de produção. Slack (1999) apresenta essas atividades como sendo relacionadas ao projeto, planejamento e controle e melhoria do sistema produtivo. Já Gaither e Fraizer (2005), apresentam as atividades da administração da produção agrupadas as atividades relacionadas as decisões estratégicas, operacionais e de controle.

Podemos elencar as atividades da seguinte maneira:

Projeto de produtos e serviços – é responsável pela definição das características detalhadas de cada produto ou serviço.

Projeto de redes de operação produtiva – esta relacionado ao posicionamento do sistema de produção dentro da rede produtiva da qual faz parte, entendendo a rede como um conjunto de empresas que constituem um determinado setor de negócios. A rede por sua vez possibilita a determinação do sistema de produção, da forma de comunicação, e do nível de integração entre todos.

Planejamento de layout e fluxo produtivo – compreende planejar a localização de todas as maquinas, áreas de armazenamento, atendimento. Destacam-se nessa atividade os objetivos de minimizar custos de processamento, transporte e armazenamento de materiais.

Escolha e administração da tecnologia de produção – essa atividade tem como objetivo atender as especificações dos produtos definidos no seu projeto e possibilitar níveis de produtividade adequados.

Administração da cadeia de suprimentos – corresponde a atividade responsável por gerenciar o fluxo de materiais, preocupando – se com a gestão de compras e suprimento de materiais.

Planejamento e controle da qualidade – responsabiliza-se por monitorar e tomar providencia corretivo, garantindo a satisfação dos clientes, a manutenção da imagem e a competitividade da organização.

Planejamento e controle da produção – consiste na atividade que estabelece o plano operacional, preocupando-se em gerenciar as atividades da operação produtiva de modo satisfazer a demanda dos consumidores operando continuamente.

3 LOGISTICA

A logística é uma operação realizada a milhares de anos adota pelas empresas como otimização de custos e maximização de vantagem competitiva.

Segundo Ballou (2001), a logística envolve operações relacionadas com o planejamento e controle de produção, movimentação de materiais, armazenamento, distribuição e transporte.

Para Bowersox e Closs (2001), o objetivo central da logística é atingir um nível de serviço ao cliente com baixo valor de custo.

Ainda segundo Ballou (2001), a logística é responsável por oferecer mercadorias ou serviços esperados pelos clientes, nos locais apropriados em relação as suas necessidades.  Novais (2001), afirma que a logística busca de um lado aperfeiçoar as atividades da empresa de forma a gerar retorno através de uma melhoria no nível de serviço a ser oferecido ao cliente, e de outro lado prover a empresa de condições para competir no mercado através da redução de custos.

O processo de logística envolve todas as funções de compra, planejamento, controle da produção e distribuição, que exige um fluxo efetivo de informações referente as necessidades dos consumidores.

4 FRANQUIAS

De acordo com a lei 8.955/94, franquia é o sistema onde o franqueador cede ao franqueado         o direito de uso da marca ou patente, distribuição de produtos e serviços, mediante a remuneração direta ou indireta sem ter, no entanto vinculo empregatício.

Terminologias

Franqueador – pessoa jurídica que autoriza terceiros, a fazerem uso de uma marca cujo direito são próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com