TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nem Contexto

Ensaios: Nem Contexto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

A modernidade no Brasil e os princípios democráticos se processaram apoiados em bases patriarcais e conservadoras, comprometendo a prática dos movimentos sociais formadas no cenário sociopolítico brasileiro. Desta forma, a ideologia liberal que respalda a concepção da democracia moderna não se efetivou na sociedade brasileira em virtude da prevalência dos direitos como privilégio ao longo de várias décadas. A redemocratização da sociedade permitiu que novos elementos ocupassem o cenário sociopolítico brasileiro no sentido da ampliação e da garantia dos direitos, embora tenham sido adequados às características socioculturais anteriormente instituídas na vida social. No entanto, a garantia de direitos e o exercício de cidadania se vinculam ao processo de participação popular, bem como à validação dos princípios democráticos. Associa-se a isso a necessidade de a prática dos movimentos sociais se configurarem como ações políticas. Movimentos e lideranças sociais buscam formas para estreitar e intensificar o diálogo com o poder público com o intuito de acompanhar a forma democrática de governar. Cabe ressaltar que o exercício dessa ação política permite a formação e o fortalecimento de sujeitos sociais, ou seja, de cidadãos-sujeitos que se preparam e se apropriam de um conjunto de conhecimentos, de discurso técnico e reforçam o processo e a realização da participação popular, ao mesmo tempo em que esbarram constantemente no movimento contraditório das bases constituintes da sociedade brasileira. Enfim, as concepções e os argumentos trabalhados neste artigo reforçam a necessidade da inversão de direção no processo de consolidação e efetivação dos princípios democráticos na sociedade brasileira a fim de constituir e afirmar os espaços públicos de participação popular, bem como o direcionamento da sociedade brasileira na perspectiva do bem comum.

De acordo com o fragmento extraído do artigo, a respeito da democracia e como esta pode ser atingida, meu posicionamento se dá a partir do momento em que as políticas sociais ( que é o conjunto das políticas públicas ) cumpram com o seu papel. Esse papel ( de proteção social) depende extremamente da gestão democrática , que deve ser , no mínimo, transparente e aberta para a ' intervenção ' dos indivíduos na sua totalidade; para que os mesmos possam analisar os pontos positivos e negativos e possam ditar o que essa gestão pode vir a mudar, atendendo, dessa forma, as necessidades da população ligadas as políticas sociais.

Aversão à cultura politica e democrática implantada no Brasil seria muito mais que mudança iria além do que formalmente pensaríamos ser capaz. O elitismo sendo banido dessa nação não é aceitável! Seriamos um país lindo aonde não houvesse classes diferentes ou que o povo como sua maioria pudesse tomar as decisões? A meu ver seria catastrófico... No mundo real não é possível, pois com tantas ideias diferentes o Brasil não teria conseguido sair da época dos índios sem um grupo para pensar se arriscar ou levar a culpa o elitismo por mais que seja ruim é necessário... Já que a grande maioria Brasileira não iria querer em socialismo!

A premissa básica da qual partimos consiste no entendimento de que o ser social é tanto objetivo como subjetivo e está em relação constante consigo mesmo, com a natureza e com os outros homens. Na sua individualidade singular, o ser social constitui uma totalidade onde estão presentes as dimensões da subjetividade e da objetividade de maneira indissolúvel e em relação inequívoca com outras totalidades. Ao mesmo tempo em que é um ser singular, é um ser de relações em processo de desenvolvimento. Sua atuação no mundo e seu desenvolvimento são determinados pelas condições sócias históricas, culturais e econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com