TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Formas de Carreira

Por:   •  29/7/2016  •  Seminário  •  5.160 Palavras (21 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

MBA EM ADMINISTRAÇÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL

SEMINÁRIO

NOVAS FORMAS DE CARREIRA

                             

                                   

Angélica de Lima Alves

932941-8

Angélica de Souza Ramos

932833-9

Fabiana Dias da Silva

933034-5

Ivaneia Pereira de Barros

933000-2

Priscila Gomes de Lima Santos

933223-5

Sandra Domingos da Silva

933254-3

Turma: PLS_10562PRE68_S1

Campus: Paraíso

São Paulo

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

CARREIRA        

TIPOS DE CARREIRAS        

CARREIRAS POR GERAÇÃO        

PLANEJAMENTO DE CARREIRA        

VANTAGENS DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA        

RESPONSABILIDADE PELA CARREIRA        

O PAPEL DA EMPRESA NA ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRA        

O PAPEL DAS PESSOAS NO PLANEJAMENTO DE CARREIRA        

INSERÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRAS NA GESTÃO DE PESSOAS        

TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRA        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

WEBGRAFIA        

INTRODUÇÃO

Com o mundo cada vez mais competitivo, investir na carreira profissional tem se tornado cada vez mais importante e a cada dia surgem novas formas de administração de carreira.

Antigamente era creditada a empresa a responsabilidade pela administração da carreira dos colaboradores, dessa forma a empresa elaborava o plano de carreira para o colaborador e ele o seguia, sem muito questionar.

Mas esse conceito vem mudando ao longo dos anos e a responsabilidade de administrar a sua própria carreira passou a ser da pessoa, para isso o autoconhecimento é a base para iniciar esse processo.

O planejamento de carreira é muito vantajoso para a empresa, mas precisa estar alinhado ao plano de carreira do colaborador para que os resultados desejados sejam alcançados.

Ao longo dos anos as carreiras foram passando por várias transições que ocorreram de acordo com cada geração. E a cada nova geração foram criadas novas formas de planos de carreira.

CARREIRA

O termo carreira é bastante utilizado, pode ter vários significados e de difícil definição. Segundo Van Maanen (1977) (Apud Dutra, 2009) carreira pode ser referido à mobilidade ocupacional, como um caminho a ser trilhado profissionalmente, como, por exemplo, carreira de negócios, também pode ser referido à estabilidade ocupacional, carreira como uma profissão, como, por exemplo, carreira política. Das duas formas, carreira passa a ideia de um caminho a ser trilhado por uma pessoa para alcançar seus objetivos profissionais.

Por essas definições, carreira é de cunho individual, não sendo de responsabilidade das empresas.

Carreira são as sequencias de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e ocorrências de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade. Da perspectiva do indivíduo, engloba o entendimento e a avaliação de sua experiência profissional, enquanto, da perspectiva da organização, engloba políticas, procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas. Estas perspectivas são conciliadas pela carreira dentro de um contexto de constante ajuste, desenvolvimento e mudança. (LONDON e STUMPH, 1982 (Apud DUTRA, 2009)).

Com essa definição chegamos a três conceitos importantes, o primeiro é que carreira não se trata de apenas de experiências e trabalhos do indivíduo, mas como vários estágios e transições que irão variar de acordo com as pressões sofridas e originadas por ele e pelo ambiente em que se encontra. O segundo conceito é a ideia de que carreira é construída da relação entre pessoa e empresa. O terceiro conceito é de que carreira é uma conciliação das expectativas entre pessoa e empresa.

TIPOS DE CARREIRAS

Carreira Tradicional

Chanlat (1995) (apud Andrade, 2009) definiu carreira em duas fases distintas a partir das sociedades industrializadas: o modelo tradicional e o modelo moderno.

A carreira tradicional foi marcada até a década de 70, a maioria dos trabalhadores eram homens que procuravam estabilidade e segurança na organização para permanecerem por um longo período até chegar à aposentadoria, eram dedicados e fieis a empresa. Nesta época a organização era responsável pela carreira do profissional, sendo o sucesso linear vertical conforme descrito por Chanlat (1995) (apud Andrade, 2009).

Após 1970 as mulheres se inseriram no mercado de trabalho e ocorreu o crescimento educacional, surgiram novas tecnologias e mudança na economia, com isto, apareceram novos tipos de carreira, segundo Veloso; Dutra (2010) (apud Silva, Dias, Silva, Krakauer, Marinho, 2011), nos períodos atuais a carreira não está mais vinculada com a segurança, mas sim com o desenvolvimento pessoal.

Carreira Proteana

O conceito de carreira proteana surgiu a partir de 1976 por David Hall e destacou-se a partir de 1990. Segundo Neves; Trevisan; João (2013) foi em um período de turbulência e incertezas do mercado com redução significativa da segurança tanto para a organizações quanto para os colaboradores. Segundo Hall (1996) (apud Andrade 2009) originou-se este nome devido Proteus, deus marinho da mitologia grega que entendia que cada um poderia fazer o seu próprio destino, assim fez o autor está relação com a carreira proteana, onde os profissionais escolhem seu caminho, se aperfeiçoando, buscando aprendizado constante e procurando o sucesso intrínseco. O profissional decide sua carreira e não a empresa, podendo ser reestruturada quando necessário. Dessa forma, entende-se que carreira proteana é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (244.3 Kb)   docx (364.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com