TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE ESTRESSE E FORMAS DE TRATAMENTOS

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.256 Palavras (14 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 14

NÍVEL DE ESTRESSE E FORMAS DE TRATAMENTOS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Pesquisa do nível de estresse em profissionais da estética 4

2.2 Terapias Alternativas..............................................................................................5

2.3 Alimentos................................................................................................................8

2.4 Cosméticos...........................................................................................................12

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

4 REFERÊCIAS.........................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O mundo moderno exige um estilo de vida que favorece o surgimento do estresse no ambiente de trabalho. A demanda intensa de atividades dos profissionais, num ritmo desenfreado, está aumentando a incidência de pessoas estressadas. Caso estes níveis de estresse se tornem excessivos, há um comprometimento na qualidade de vida da pessoa.

Buscou-se nessa pesquisa uma analise sobre o nível de estresse com profissionais da área da estética, abordando os principais motivos desse problema, quais os tipos de terapias alternativas, alimentos e cosméticos que podem prevenir e amenizar.

A metodologia utilizada foi uma proposta de questionário de identificação adaptado do Maslach Burnout Inventory _MB, sites, livros e matérias de aula.

Lembrando que estresse é o conjunto de reações que um organismo

desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço de adaptação. É o sintoma da modernidade, é uma condição que o ser humano desenvolveu ao longo dos tempos. Porém, apesar de não ser considerada uma doença, pode favorecer o aparecimento de problemas psico-fisiológicos e, por isso, precisa ser observado e controlado.

E pretendeu-se colaborar com o conhecimento adquirido a respeito de estresse, no trabalho e no dia-a-dia, para que a partir daí, possa se pensar as formas práticas de se lidar com a questão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PESQUISA DO NÍVEL DE ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA

Muitas vezes o estresse ocorre devido á sobrecarga do corpo e/ou da mente, por isso é preciso evita lá. Identificar as fontes do estresse é um bom começo para preveni-lo, para isso é necessário um pouco de autoconhecimento. Algumas causas disso é trânsito, trabalho, muitos compromissos, falta de uma alimentação adequada e menos horas de sono são apenas algumas das causas do estresse do dia a dia. Os sintomas variam muito; algumas pessoas têm insônia, dor de estômago, queda de cabelo, sinais na pele e muitos outros. Mas é possível, sim, amenizar o estresse com algumas atitudes simples.

De acordo com a atividade proposta onde foi realizado o questionário com vinte questões, com algumas profissionais da área da estética, o qual o objetivo foi ter conhecimento sobre estresse de cada uma. As esteticistas das Clínicas Personalitté, Clínica de Estética Luciana Santos e Cris Estética, foram as que mais tiveram um diferencial em relação as respostas adquiridas. A primeira da Clínica Personalitté teve nível de estresse 31, que de acordo com o questionário significa que ela possui uma possibilidade de desenvolver o estresse, devendo procurar as recomendações de prevenção. A segunda Clínica de Estética Luciana Santos teve nível 63, o qual o estresse começa a se instalar, então o correto ela procurar uma ajuda profissional para prevenir o agravamento dos sintomas. E por último Cris Estética que teve nível 51, está na fase inicial do estresse, devendo procurar ajuda profissional para prevenir o agravamento dos sintomas.

Os problemas que mais atingem elas são: Esgotamento emocional, cansaço durante e após a jornada de trabalho, indisposição, descontentamento com o salário, desanimo, estresse com as pessoas.

Lembrando que esse questionário proposto foi feito como um instrumento informativo apenas e não deve substituir o diagnóstico realizado por um médico ou psicoterapeuta.

2.2 TERAPIAS ALTERNATIVAS

Por muitos, o stress é considerado o mal do século, capaz de acarretar doenças e debilitar as pessoas de maneira física e emocional. Com responsabilidades profissionais e pessoais cada vez maiores, as pessoas raramente têm tempo para cuidar de si. Para deixar o estado de tensão de lado e trazer mais disposição e bem-estar aos dias que estão por vir, é necessário buscar alternativas para relaxar o corpo e a mente.

É quase impossível escapar do stress no trabalho atualmente. Mas os danos à saúde que ele causa em longo prazo, como um maior risco de doenças cardíacas e psicológicas que é o caso da depressão. As principais causas são baixa resistência à frustração, o individuo se aborrece facilmente; competitividade falta de tempo para si, ansiedade constante, baixa autoestima, estresse final de carreira, e vários outros fatores. Mas pode ser compensado por um estilo de vida saudável, que inclui a prática de atividades físicas que proporciona inúmeros benefícios ao organismo, entre as principais, tem a melhora das funções cardiovasculares e respiratórias, gasto de calorias que é um dos fatores da autoestima para quem esta acima do peso e melhora o condicionamento físico. Todos esses fatores induzem a produção liberação de substancias com características analgésicas relaxantes, como a endorfina. A alimentação balanceada, procurando quais são os alimentos que podem auxiliar no combate ao estresse. Cosmetologia que podem ser utilizados para melhorar a autoestima e diminuir o nível de estresse e as terapias alternativas como, por exemplo, quais massagens amenizam o estresse.

Tratamentos terapêuticos que beneficiam a saúde diminuem a tensão e provocam o relaxamento, como a massagem, são capazes de proporcionar sensações de conforto e bem-estar, garantindo o alívio de tensões físicas e emocionais e provocando a melhora no rendimento profissional e na relação com os familiares. As terapias alternativas trabalham no combate a ansiedade e seus efeitos também são percebidos pela diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com