TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ABANDONO AFETIVO DO IDOSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM

CAMPUS – BRASÍLIA

METODOLOGIA PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

Yara Cristina de Souza Ferreira – R.A. C652903

Brasília

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ABANDONO AFETIVO DO IDOSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Yara Cristina de Souza Ferreira

Brasília

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ABANDONO AFETIVO DO IDOSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Yara Cristina de Souza Ferreira

Pré Projeto de pesquisa apresentado como requisito para a obtenção da nota de NP1 da disciplina MTA. Sob supervisão da Prof.ªMSc SILENE R. M. BARBOSA.

Universidade Paulista - UNIP

Brasília – DF - 2016

APRESENTAÇÃO

        

        O projeto a seguir tem por finalidade atender à exigência da disciplina de Metodologia Cientifica do 3º Semestre no curso de Graduação de Bacharel em Enfermagem, da Universidade Paulista - UNIP de Brasília.

        Este é um tema que tem como objetivo analisar o processo de envelhecimento, uma análise voltada para teoria e a pratica com a proposta de observar os elementos, métodos, estratégias e o comportamento da família diante desse acontecimento e principalmente do idoso ao se encontrar inserido nesse contexto.

        Sabe-se que esse é um tema de interesse social, de caráter discursivo e opiniões diversas, mas o foco é entender de que maneira o abandono familiar pode prejudicar a saúde do idoso, ou sua relação com outros danos.

        Frente a essa situação a seguinte questão é levantada: ABANDONO AFETIVO FAMILIAR DO IDOSO PODE AFETAR SUA SAÚDE?

        Este trabalho está passando pelo processo de conhecimento da realidade, o mesmo utilizará de elementos críticos para construção de uma possível análise à respeito da vida idosa na sociedade atual, possibilitando assim ampliar de forma reflexiva a nossa visão de sociedade.

        Assim, a construção do projeto irá abranger diversas áreas da sociedade civil como: Instituições asilares e demais organizações que possam embasar de forma contributiva.

        Através deste projeto de pesquisa, pode-se refletir sobre a ausência do idoso dentro da família em situação de dependência e as políticas sociais que pouco fazem para minimizar o problema, deixando a família e o idoso em situação de vulnerabilidade, pobreza e sem proteção.

OBEJETIVO GERAL

  • Analisar a situação de abandono referente ao idoso (a partir de 60 anos)

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Abordar a relevância da participação da família no processo de envelhecimento

  • Esclarecer a necessidade de um projeto de conscientização que beneficie os idosos
  • Mencionar algumas possíveis penas para aqueles que cometerem esse crime

PROBLEMA:

ABANDONO AFETIVO FAMILIAR DO IDOSO PODE AFETAR SUA SAÚDE?

JUSTIFICATIVA:

        Desde o início até os tempos atuais é do conhecimento de todos que a família é o bem principal na vida de qualquer pessoa, pois a mesma tem como função contribuir no processo de crescimento pessoal dando ao indivíduo base para uma vida digna. E evidente então que não basta fazer parte do mesmo grupo de pessoas com um grau de parentesco, é preciso cuidar, ajudar e contribuir para o crescimento dos envolvidos nesse fenômeno.

        Esta pesquisa visa estudar os elementos envolvidos nesse processo de abandono aos idosos, suas consequências e métodos para tentar reduzir esses casos que são cada vez mais frequentes por isso este estudo é de grande relevância para toda sociedade, pois é fato que o idoso é peça chave nesse processo, pois a partir dele pode-se pensar sobre a vida de modo geral.

        Este é um tema importante também para as crianças, pois é preciso despertar nelas o respeito com os mais velhos e então serão capazes de respeitar seu próprio futuro, caso isso não aconteça pode causar danos que podem ser vistos de imediato ou ao longo do tempo comprometendo assim toda a sociedade.

        A escolha do tema não foi ao acaso, visto que, nos momentos que voluntariei no Lar Maria de Madalena, na cidade de Núcleo Bandeirante /DF, vivenciei inúmeras vezes o abandono, a violência e o desrespeito aos idosos. Foi nesse contexto que surgiu a ideia do tema “Abandono Afetivo Familiar do Idoso, Como Afeta Sua Saúde? ”, devido à grande demanda de idosos internos no Lar Maria de Madalena e sabendo que seria necessária uma intervenção de pesquisa para conhecermos melhor a dinâmica dos idosos atendidos nesta Instituição.

        A proposta a seguir tem como principais motivadores o idoso, sua saúde mental, física e consequentemente seu bem-estar.

        É importante problematizar a respeito desse tema, pois assim pode ser possível conscientizar as pessoas e então refletir sobre o processo de envelhecimento como algo natural.

ABANDONO AFETIVO DO IDOSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

        Sabe-se que o vínculo familiar é um fator importante na vida de qualquer indivíduo, o mesmo pode contribuir de maneira positiva e por vezes e responsável pelo desenvolvimento da criança e até na velhice. Por isso é importante que os laços familiares sejam conduzidos de modo a fortalecer a pratica familiar no sentido de entender que fazer parte de uma família é o mesmo que contribuir para o crescimento dos envolvidos nesse contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com