TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADMINISTRADOR DO SÉCULO XXI NO DRH

Artigos Científicos: O ADMINISTRADOR DO SÉCULO XXI NO DRH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 10

Com a intensificação do movimento pela qualidade, produtividade e, portanto com a sustentabilidade, as empresas perceberam a necessidade de tornar seus funcionários parceiros da organização.

Em busca de novos caminhos para obter êxito e descobrir formas de gerenciar com eficiência, as empresas investiram em Recursos Humanos para alcançarem seus objetivos.

CHIAVENATO (2009, p. 8), “A área de RH funciona em um contexto que envolve organizações e pessoas. Administrar pessoas significa lidar com pessoas que participam de organizações. Mais do que isso significa administrar os demais recursos organizacionais com a ajuda das pessoas. Assim, organizações e pessoas constituem a base fundamental em que funciona a área de RH”.

O departamento de Recursos Humanos está ligado ao recrutamento, treinamento e seleção dos empregados. A sua função é ajudar o administrador a desempenhar suas funções, e assim alcançar as metas da organização juntamente com seus colaboradores.

Entende-se hoje que o caminho para o sucesso está no relacionamento entre funcionários, organização e clientes. O gestor de RH deve ser capaz de reger as pessoas, estabelecendo objetivos para os funcionários a fim de atender e até superar suas tão desejadas metas comerciais e financeiras.

O Departamento de Recursos Humanos mudou a sua forma de contratação, tendo em vista a necessidade de melhores resultados, um ótimo atendimento ao cliente e por inovações. As organizações estão estabelecendo sistemas de recrutamento e seleção eficazes que definem o perfil do profissional ideal para o cargo específico no momento demandado pela organização.

Assim, o objeto deste estudo busca compreender o processo de recrutamento e seleção na estrutura organizacional da empresa CUC - Clínica de Ultrassom Contagem, verificando as ações do administrador no departamento de Recursos Humanos da empresa, descrevendo o processo de recrutamento e seleção realizado, comparando a evolução do recrutamento e mencionando a importância do administrador no departamento de Recursos Humanos da empresa.

4- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

4.1 - O ADMINISTRADOR DO SÉCULO XXI

O grande desafio do administrador do seculo XXI é ser adepto às mudanças e atualizações, que ocorrem a todo o momento no mundo globalizado. O administrador, além de uma formação técnico-científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto, uma nova concepção de administração nas organizações.

Essa nova concepção baseia-se principalmente nas habilidades humanísticas necessárias ao administrador para que assim, seja possível entender o mercado, a sociedade e seu comportamento.

A inovação está inserida na rotina empresarial, através dela, os gestores buscam a todo momento resultados positivos que contribuam para o crescimento em todos os setores da empresa. Todas as mudanças dentro de uma organização devem ser bem planejadas para que os objetivos sejam alcançados sem que haja prejuízos para a organização.

O gestor do século XXI deve preparar a organização para adesão de mudanças do contexto atual. Drucker (1999), em sua obra Desafios Gerências para o século XXI, lembra que inicialmente é preciso fazer-se a pergunta: Qual a tarefa? E não mais: Como deve ser feito o trabalho? Destaca que o profissional carece de autogerenciamento, e necessita ter percepção para compreender a importância da inovação continuada.

O sucesso de uma empresa em um mercado tão competitivo é a construção de uma estratégia, um diferencial. Uma vez elaborada a estratégia, é preciso criar ações, sistemas, processos, projetos e práticas cotidianas, para finalmente gerar produtos e serviços que atendam a demanda do mercado.

O papel fundamental do gestor é também de incentivo aos colaboradores, pois eles são peças chave para que as mudanças ocorram de forma precisa, atendendo as necessidades da organização.

O administrador do século XXI deve transformar as adversidades em oportunidades com iniciativa, pró- atividade e acima de tudo sem medo de mudanças, produzindo bens e serviços para satisfazer as necessidades dos indivíduos e da sociedade.

O atual administrador é um eterno aprendiz, utilizando as novas tecnologias de informação da melhor forma possível.

4.2 - RECURSOS HUMANOS

As pessoas passam a maior parte do tempo trabalhando; dependendo das organizações para alcançarem objetivos pessoais e profissionais. Por sua vez, as organizações dependem das pessoas para o seu funcionamento a fim de atingirem suas metas.Com isso o profissional passa a ser visto como parceiro da organização e não apenas mão-de-obra.

Surgiu-se então a necessidade de um departamento responsável pelas relações trabalhistas, o departamento de Recursos Humanos (RH). Recursos Humanos é a base para uma empresa ter a tranqüilidade de gerir seus funcionários e norteá-los para a direção dos objetivos e metas da empresa. É um auxílio muito importante para a organização, pois implanta políticas internas e também funciona como departamento de pessoal que monitora a área trabalhista, folhas de pagamentos, horas extras e outros vários trabalhos relacionados aos empregados e colaboradores.

O departamento de Recursos Humanos segundo Chiavenato (2004, P.42), “Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais, com variadas doses de centralização e monopólio dessas atividades.”

4.2.1 - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Dentre as várias funções do departamento de Recursos Humanos destaca-se o recrutamento e a seleção de pessoas.

O recrutamento é o processo em que a organização atrai candidatos para o processo seletivo. O recrutamento pode ser interno, atuando sobre os candidatos que são funcionários da organização promovendo ou transferindo para outras atividades; e o recrutamento externo, atuando sobre os candidatos que estão fora da organização para que participem do processo de seleção.

A seleção de pessoas é o processo que funciona após o recrutamento. O objetivo da seleção é escolher os candidatos adequados para ocupar o cargo.

4.3 - O PAPEL DO ADMINISTRADOR NO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Atualmente o papel do administrador no departamento de Recursos Humanos não é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com