TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APROFUNDAMENTO DE ESTUDO

Por:   •  5/4/2018  •  Resenha  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 01

ATIVIDADE PARA APROFUNDAMENTO DE ESTUDO

Questões reflexivas

1) O que é a “imaginação sociológica” proposta por W.Mills apud Gideens?

É a “imaginação” que o sociólogo tem que ter para que possa tentar entender o mundo ao seu redor, ou seja, é necessário que ele pense fora de sua rotina familiar e observe de forma renovada. Assim, o sociólogo através da imaginação sociológica é capaz de se libertar das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo. Por exemplo, o simples ato de tomar café pode ser observado de maneira diferente, sendo visto como um ritual pessoal.

2) Fale sobre padrões sociais de comportamento que interferem na sua individualidade. Dê exemplo.

Existem muitos padrões sociais que já são impostos muito antes de cada indivíduo nascer, tal fato afeta diretamente suas individualidades. Tipos de roupas consideradas decentes, tipo de corpo ideal, profissão que lhe dará mais status, padrão de beleza inalcançável, religião tida como respeitável: todos esses padrões interferem diretamente a forma como o ser humano é moldado e como eles podem trazer consequências sérias para o indivíduo. Alguns exemplos comuns é quando uma jovem se torna bulimica ou anorexica pois busca o corpo ideal, ou esta mesma jovem é discriminada pois usa roupas consideradas “promíscuas” entre outras situações.

3 Ao estudar alguns conceitos fundamentais da Sociologia, com suas palavras esclareça o que é:

a) fato social; solidariedade orgânica e mecânica (Durkheim)

Fato social: São formas de agir, de pensar e de sentir que se generalizam,ou seja, se repete para a maioria dos indivíduos de uma sociedade.

Solidariedade orgânica: Se caracterizava em culturas tradicionais que tinham pouca divisão de trabalho, onde a maioria dos indivíduos da sociedade estão envolvidos ocupações similares.Assim, sendo ligados por experiência comum e por crenças compartilhadas.

Solidariedade mecânica: Se caracteriza pela especialização de tarefas e diferenciação social nas sociedades, onde a sociedade é unida pela independência econômica das pessoas e reconhecimento da importância do trabalho do outro.

b) classe social; ideologia; alienação; mais-valia (Marx)

Classe social: A divisão da sociedade em classes sociais está relacionada ao que cada grupo era responsável fazer, hoje pode-se dizer que classe social é a divisão da sociedade de acordo com o poder aquisitivo.

Ideologia: É um conjunto de ideias ou de pensamentos que uma pessoa ou um grupos de pessoas acreditam e defendem.

Alienação: Tem muitos significados, mas na sociologia pode-se dizer que alienação é quando os indivíduos sociais perdem a capacidade de agirem e pensarem por si próprios. Para Marx, alienação é quando quanto mais o trabalhador produz um produto menos ele tem deste.

Mais-valia: É a diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, ou seja, como se fosse o lucro no capitalismo.

4) Com exemplos, esclareça a frase: “o sucesso da ideologia está relacionado com o processo de alienação” (Sílvio Galo)

Um exemplo dessa frase é o próprio governo ou partidos políticos que muita das vezes usam da alienação( propagandas enganosas, mostram apenas as coisas boas que o governo fez, entre outros) para disseminar suas ideologias para a população para que ganhem mais votos. Outro exemplo, são as próprias propagandas de produtos variados que utilizam imagens muito tentadoras consumidor (muitas vezes falsas) para convencer o consumidor.

5) Escolha uma situação do cotidiano e evidencie as contradições sociais existentes.

Uma situação que evidencia bem uma contradição social, é o fato de haver apartamentos de luxo bem ao lado da favela de Paraisópolis, evidenciando as diferenças sociais tão perto uma da outra. Outra situação é quando uma mulher e um homem tem a mesma formação e mesmo cargo de trabalho e ganham salários diferentes só pela diferença de gênero. Outra situação é quando um país é considerado rico, no entanto tem um grande índice de pobreza, entre outras contradições.

6) Destaque algum conflito social que gerou mudança(s) na sociedade. Quais mudanças? (destaque as positivas e/ou negativas)

A Revolução Industrial foi um conflito social que trouxe várias mudanças. Algumas das mudanças positivas o próprio nome já diz: Houve um grande desenvolvimento da indústria, muitas máquinas foram criadas, cada vez mais foi possível acelerar a produção, muitos avanços científicos, melhora da condição de vida de uma parte da população. Já algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com