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O Dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo

Por:   •  6/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.994 Palavras (24 Páginas)  •  355 Visualizações

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FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA I – 80h

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O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

INTRODUÇÃO AOS GÊNEROS DO DISCURSO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Reflita sobre o conteúdo estudado nesta unidade, complemente as informações lidas com pesquisas online, em seguida, pense sobre as ideias expostas no quadro abaixo, elaborado pelo professor Jorge Viana de Moraes, e responda, com suas palavras e com base na definição de texto e de não texto:

R: Texto: É aquele que trata pincipalmente de obras leterarias como: poesias, contos, romances, etc.

     Não texto: São os científicos que tratam mais de conceitos. Exemplo: introdução a psicologia, matemática sociologia, etc.

        

  1. Qual das duas colunas (a ou b) se aproxima da definição de texto? Justifique sua resposta com base na teoria estudada.

R: (a) porque tem gênero textual.

  1. Qual das duas colunas pode ser considerada não texto? Justificar sua resposta com base no que estudou nessa unidade e nas pesquisas feitas. Não se esqueça de transcrever a referêndia das fontes consultadas.

R: (b) Não texto, pois não tem sentido.

a. O Show 

O cartaz
O desejo

O pai
O dinheiro
O ingresso

O dia
A preparação
A ida
O estádio
A multidão
A expectativa

A música
A vibração
A participação

O fim
A volta
O vazio


b. ...O sol é quadrado, azul como a goiaba. No entanto, se você realmente me ama, por que não desata o nó da gravata do cachorro, que voa livre e solto pelo céu de maré alta.

(Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-aula/nocoes-sobre-conceito-de-texto.jhtm)

 

  1. Você estudou os gêneros do discurso. Além das informações desse fascículo, assista ao vídeo “Gêneros do discurso” e liste os gêneros citados no vídeo. Quais gêneros  foram abordados no vídeo?

Lista de compras, bilhete, mensagens, email.

  1. Cite dois deles que podem ser estudados na escola e como?

bilhetes para informação dos pais e email.

  1. Leia os textos a seguir e resolva as questões propostas com base na teoria estudada nesta Unidade, que define texto em verso e texto em prosa e no conteúdo do vídeo da teleaula “Línguas oral, falada e escrita. Diferenças entre verso e prosa”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=J8l4C8TzRFI 

TEXTO A

TEXTO B

Coração é Terra que Ninguém Vê 

Quis ser um dia, jardineira
de um coração.
Sachei, mondei - nada colhi.
Nasceram espinhos
e nos espinhos me feri. 

Quis ser um dia, jardineira
de um coração.
Cavei, plantei.
Na terra ingrata
nada criei. 

Semeador da Parábola...
Lancei a boa semente
a gestos largos...
Aves do céu levaram.
Espinhos do chão cobriram.
O resto se perdeu
na terra dura
da ingratidão 

Coração é terra que ninguém vê
- diz o ditado.
Plantei, reguei, nada deu, não.
Terra de lagedo, de pedregulho,
- teu coração. Bati na porta de um coração.
Bati. Bati. Nada escutei.
Casa vazia. Porta fechada,
foi que encontrei...

Cora Coralina

Música, divina música!

Tanto duvidaram dele, da teoria daquele jovem gênio musical, que ele resolveu provar pra si mesmo, empiricamente, a teoria de que não existem animais selvagens. Que os animais são tão ou mais sensíveis do que os seres humanos. E que são sensíveis sobretudo ao envolvimento da música, quando esta é competentemente interpretada.

Por isso, uma noite, esgueirou-se sozinho pra dentro do Jardim Zoológico da cidade e, silenciosamente, se aproximou da jaula dos orangotangos. Começou a tocar baixinho, bem suave, a sua magnífica flauta doce, ao mesmo tempo em que abria a porta da jaula. Os macacões quase que não pestanejaram. Se moveram devagarinho, fascinados, apenas pra se aproximar mais do músico e do som.

O músico continuou as volutas de sua fantasia musical enquanto abria a jaula dos leões. Os leões, também hipnotizados, foram saindo, pé ante pé, com o respeito que só têm os grandes aficionados da música. E assim a flauta continuou soando no meio da noite, mágica e sedutora, enquanto o gênio ia abrindo jaula após jaula e os animais o acompanhavam, definitivamente seduzidos, como ele previra.

Uma lua enorme, de prata e ouro, iluminava os jacarés, elefantes, cobras, onças, tudo quanto é animal de Deus ali reunido, envolvidos na sinfonia improvisada no meio das árvores. Até que o músico, sempre tocando, abriu a última jaula do último animal - um tigre.

Que, mal viu a porta aberta, saltou sobre ele, engolindo músico e música - e flauta doce de quebra. Os bichos todos deram um oh! de consternação. A onça, chocada, exprimiu o espanto e a revolta de todos:

- Mas, tigre, era um músico estupendo, uma música sublime! Por que você fez isso? E o tigre, colocando as patas em concha nas orelhas, perguntou: 
- Ahn? O quê, o quê? Fala mais alto, pô!

MORAL: OS ANIMAIS TAMBÉM TÊM DEFICIÊNCIAS HUMANAS.

Millôr Fernandes


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