TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acesso E Consumo De Internet Banda Larga Das Famílias Brasileiras

Exames: O Acesso E Consumo De Internet Banda Larga Das Famílias Brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  2.761 Palavras (12 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

GRAZIELE PEREIRA RODRIGUES

O ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Bom Jesus da Lapa

2013

GRAZIELE PEREIRA RODRIGUES

O ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil,FHTM do Serviço Social 1].

Prof. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Bom Jesus da Lapa

2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................01

2.DESENVOLVIMENTO...........................................................02,03 e 04

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................05

4.REFERÊNCIAS................................................................................... 06

1.INTRODUÇÃO

A revolução da Internet é uma das marcas do tempo em que estamos vivendo. Mesmo no Brasil, onde o índice de penetração domiciliar de microcomputadores é relativamente baixo a rede de Internet incluindo acesso discado e acesso banda larga.O uso da internet no mundo está crescendo rapidamente em todo mundo, a internet é a tecnologia que depois, do telefone celular, registrou o mais rápido crescimento em toda a história da humanidade. Houve um avanço significativo, mas ainda há uma parcela considerável da população que não acessa a internet. Esse problema será resolvido conforme se reduzir a desigualdade. A desigualdade social, infelizmente, também tem vez no mundo digital: entre os mais pobres apenas a minoria tem acesso a iternet, entre os mais ricos a soma é de quase 100%, com acesso a internet. E não se pode negar que o acesso à internet e a inclusão digital vem ganhando cada vez mais espaço nas casas do nosso país.

Nos dias de hoje, onde a informação e o conhecimento são fundamentais, o acesso à internet é definitivamente essencial para um mundo mais globalizado e desenvolvido. Para que a sociedade cresça e se desenvolva, é preciso que ela caminhe de mãos dadas com os avanços tecnológicos do mundo digital. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.

E o que antes era uma fonte de comunicação totalmente difícil de acessarmos, pois não eram todas as pessoas que possuíam a internet, era muito cara, hoje em dia está mudado, já que na atualidade cerca de oitenta por cento da população obtém o acesso a esta fonte de comunicação tão importante de nossas vidas. Sendo que existem várias empresas que só funcionam pela internet, uma verdadeira fonte que só cresce com o passar dos anos.

E e hoje em dia praticamente todo mundo sabe o que é internet e o que faz essa tecnologia. Mesmo quem não tem computador em casa utiliza os recursos dessa grande rede mesmo sem saber.

1

2.DESENVOLVIMENTO

Hoje vivemos a Revolução do conhecimento. O impacto das transformações tecnológicas (das redes de computadores, da microeletrônica, da nanotecnologia, das telecomunicações) pode ser visto na educação, no entretenimento e no trabalho. Novas tendências, novas tecnologias e novas culturas surgem fazendo com que haja mudanças nas relações interpessoais e profissionais. Temos um mundo globalizado, onde várias culturas se aglutinam.

Entre previsões otimistas e pessimistas sobre o futuro do Brasil, nossa economia e o impacto real da crise internacional no dia-a-dia das pessoas, é interessante analisar alguns fenômenos sobre o comportamento da sociedade e como ela lida com o consumo em tempos difíceis. O que as famílias decidem priorizar, manter ou cortar de seu orçamento dá muitos indícios sobre que tipo de sociedade existe e está se formando no País no médio e longo prazo. O crescimento que a banda larga vem registrando no Brasil é uma questão em que cabe essa discussão, e parte da resposta pode estar em algumas transformações importantes pelas quais a sociedade brasileira passou nos últimos tempos, entre as quais o maior e mais disseminado acesso da classe C a bens de consumo de maior valor agregado, como os computadores. O acesso à Internet em alta velocidade não é mais encarado como supérfluo pelas famílias brasileiras porque entra como um item da linha de Educação. Garantir boas condições de Educação para os filhos é algo que cada vez mais ganha prioridade no planejamento orçamentário das famílias e é por isso que elas continuam arcando com os custos mensais dos serviços de banda larga, para proporcionar às suas crianças e adolescentes o acesso infinito ao mundo de informações que a Internet possibilita. Talvez seja exagero dizer que a Internet mudou tudo, mas é seguro dizer que o comportamento humano, o conhecimento, a rotina diária e a maneira como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com