TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Amor e Falácias

Por:   •  28/11/2022  •  Ensaio  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 4

No texto "O Amor é uma falácia, são destacados vários aspectos que podem aparecer no cotidiano.

Primeiro, a manipulação das pessoas por meio da tradição e comportamento é demonstrada pela angústia de Escobar por não ter o casaco de pele de marmota que conecta Escobar à sociedade mundana.

Em segundo lugar, as lições de lógica que o autor dá irão influenciar o modo de pensar de Capitu, neste caso a seu favor. No entanto, poderia tal manipulação do pensamento caracterizar a manipulação que persiste nas pessoas ao longo do dia?

No fim das contas, o fato de Capitu poder responder ao seu mestre, o autor, só mostra que quem quiser aprender lógica poderá transcender-se mentalmente, tornar-se mais sábio e enfrentar os esforços diários de manipulação. Em suma, este texto apenas reforça o fato de que a lógica, essencial à vida humana, é indispensável.

As falácias mencionadas em "o amor é uma falácia" são as seguintes: dicto simpliciter, generalização apressada, post hoc, premissas contraditórias, Ad misericórdia, falsa analogia, hipótese contrária aos fatos e envenenamento do poço.

Dicto simpliciter: é uma falácia que usa argumentos baseados numa generalização não qualificada.

EX.: Exercício é bom, portanto todos devem se exercitar.

Dizer que o exercício é bom é uma generalização não qualificada.

EX.: Para quem sofre do coração, o exercício é ruim.

É preciso qualificar a generalização.

Deve-se dizer: E exercício é geralmente bom. Senão, estará cometendo uma falacia.

Generalização apressada: é o oposto do dicto simplicista, consiste basicamente em fazer uma afirmação baseada em evidências muito pequenas.

EX.: Você não fala francês, eu não falo francês, Escobar não fala francês. Deve-se portanto concluir que ninguém na universidade fala francês? Não, pois, não há exemplos o suficiente.

Post Got: consiste em dizer isso, pelo simples fato de ter ocorrido um evento imediatamente após o outro.

EX.: Não levemos Tiririca ao piquenique. Toda vez ele vai junto começa a chover.

Premissa contraditória: ocorre quando as premissas são tão questionáveis ​​quanto a conclusão alcançada.

EX.: Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra tão pesada que Ele mesmo não conseguirá levantar? É claro. Mas se Ele pode fazer tudo, pode levantar a pedra.

Quando as premissas de um argumento se contradizem, não pode haver argumento. Se existe uma força irresistível, não pode existir um objeto irremovível.

Ad Misericórdia: consiste em conquistar a simpatia oponente apresentando-se como uma pessoa digna de misericórdia, desperta uma situação má numa pessoa, é usado para justificar uma afirmação.

EX.: Um homem vai pedir emprego. Quando o patrão pergunta quais as suas qualificações, o homem responde que tem uma mulher e seis filhos em casa, que a mulher é aleijada, que as crianças não têm o que comer, não tem o que vestir e nem o que calçar, que a casa não tem camas, que não há carvão no porão e que o inverno se aproxima.

O homem não respondeu à pergunta do patrão sobre as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com