TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Oratória

Por:   •  10/9/2015  •  Artigo  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ

Amadeu Julho

3º período - Educação Física - Licenciatura

Francisco Josme

3º período - Educação Física - Licenciatura

Ulysses Carlos Louzada

3º período - Educação Física - Licenciatura

Resumo

        Com este documento temos por objetivo, esclarecer as principais duvidas sobre a prática de atividades físicas na gravidez, os beneficios, os riscos e as atividades mais procuradas por mulheres gravidas, promovendo uma orientação para uma gestação saudável para a mulher e para o bebê.

Palavras-chave: Atividade física; gravidez; mulher.

Introdução

        Este artigo foi escrito com o intuito de trazer aos educadores físicos, responsáveis pela prescrição dos exercícios, e também às pessoas leigas, informações atualizadas sobre a prática de exercícios na gestação.

        Iremos expor aqui algumas orientações que beneficiam a gestante assim como algumas contra-indicações para a realização de atividades físicas.

        Os exercícios durante a gravidez já foram considerados um tabu. As mulheres eram aconselhadas a ficar em pé o mínimo possível, levando uma vida sedentária. Hoje, no entanto, isto mudou, sendo a atividade física recomendada durante toda a gravidez pelos médicos, exceto para aquelas que apresentam complicações na gestação.

Quanto à formatação do corpo do texto: deve-se iniciar o texto imediatamente abaixo do título das seções. O corpo de texto utiliza fonte tipo Arial, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5.

Sugestões para Grifos e lista de itens:

  1. " " (aspas): apenas para metáforas, transcrições e CITAÇÕES;
  2. negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas e gráficos;
  3. itálico: palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando aparecerem no corpo do texto.
  4. Apenas muito excepcionalmente o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões — sugerimos, no entanto, que esse artifício seja evitado.

2 Figuras, Tabelas e Legendas

As figuras e legendas devem ser centralizadas quando possuírem menos de uma linha (Fig. 1); no caso de possuírem mais de uma linha, deverão ser justificadas, como mostrado na Figura 2. A fonte da legenda deve ser Arial, 10, normal, centralizada. A referencia das figuras devem respeitar a mesma formatação da legenda, e designadas, no  texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc)

[pic 1]

Fig. 1. Uma figura típica

Fonte: site São Camilo - ES

[pic 2]

Fig. 2. Esta figura é um exemplo de uma legenda com mais de uma linha no nome da figura, conforme descrito no item anterior.. Fonte: www.saocamilo-es.br

[pic 3]

Fig. 1 – Exemplo de figura

Fonte: ENEGEP, 2005

Nas tabelas deve ser usada, preferencialmente, a fonte Arial, tamanho 10. Os estilos utilizados no interior de Tabelas devem ser “Tabela Cabeçalho” e “Tabela Corpo”, os quais podem ser editados (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme as necessidades (como, por exemplo, a fim de centralizar o conteúdo de uma coluna). Figuras, Quadros e Gráficos deverão ser numerados depois, com título e legenda. A chamada no texto para as figuras deverá ser TAB. 1 ou FIG. 1 ou Quadro 1.

A Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas. É importante lembrar que as tabelas devem estar separadas do corpo do texto por uma linha em branco (12 pontos). Para tanto, pode-se usar uma linha do estilo “Tabela Espaçamento” entre o corpo de texto anterior à tabela e a mesma, conforme exemplificado a seguir.

Item

Quantidade

Percentual

Teoria social

22

7,9%

Método

34

12,3%

Questão

54

19,5%

Raciocínio

124

44,8%

Método de amostragem

33

11,9%

Força        

10

3,6%

Tabela 1 – Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (105.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com