TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BAMBU NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE PITÁGORAS

ENGENHARIA CIVIL

TURMA: A 614 – NOTURNO

6 PERÍODO

PROJETO ESTRUTURA RESIDENCIAL COM BAMBU  

SÃO LUÍS – MA

2017

BRUNNO HENRIQUE P. DE SOUSA  

CARLOS HENRIQUE BORGES BARBOSA  

MARCOS AURÉLIO SANTOS SOUZA  

MAILSON SILVA SALAZA  

SIMONY NATALLY ALMEIDA ELIAS

THIARLISON NEVES PACHECO

WÂNYA LIMA MENDES  

VERNEYLAN BOTELHO SOARES

PROJETO ESTRUTURA RESIDENCIAL COM BAMBU  

Relatório apresentado como requisito para obtenção da nota Oficial 2 na disciplina de Fundamentos de Projeto Integrado Multidisciplinar I, no curso de Engenharia Civil, 6 período noturno na Faculdade Pitágoras.

Prof. COSME OLIVEIRA MOURA JUNIOR

SÃO LUIS-MA

2017

RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e demostrar a utilização de novas técnicas e implantação de materiais renováveis na construção civil. O material será, o uso do bambu. O uso do mesmo em estruturas residencial e apresentar a relevância de estruturas que utilizam bambu como elemento estrutural. Fazer uma breve apresentação das características do material aqui citado e ver a possibilidade dessa tecnologia ser implementada no projeto estrutural residência popularis no município de são luís do maranhão.  

Palavras chave: Bambu, novas técnicas, estruturas residencial, são luís do maranhão e materiais renováveis.

Sumário

HIPÓTESES:        5

METODOLOGIA        5

PLANEJAMENTO        6

TIPOS DE BAMBU NO BRASIL        7

ESPÉCIES PARA USO NAS CONSTRUÇÕES NO BRASIL        9

PROPRIEDADES FÍSICAS DO BAMBU:        9

RESISTÊNCIA DAS FIBRAS:        10

LINHA DO TEMPO        10

VANTAGENS DO BAMBU        10

DESVANTAGENS DO BAMBU        11

VANTAGENS DE UMA CASA DE ALVENARIA        11

DESVANTAGENS PARA CASAS DE ALVENARIA        12

QUANDRO DE CUSTOS        12

CONCLUSÃO        13

REFERENCIAS TEÓRICAS        14


HIPÓTESES:

O bambu como um bom material estrutural para construção civil.

A relevância do bambu no amplo campo das estruturas da construção civil, como benefício de uma obra mais limpa e ecológica.

METODOLOGIA

 

O mundo estar em constante busca por matérias de baixo custo, como mais durabilidade e resistência. Com isso, na construção civil são utilizados novos elementos em suas obras. Matérias utilizados em larga escala, como o aço, o concreto e a madeira. Entretanto existem outros matérias que estão sendo pesquisados e explorados em estruturas pelo mundo. Tendo em vista que estes matérias usuais sofrem um grande processo de extração como grau de gastos e degradação do meio ambiente. Contudo surge um pensamento ecológico preocupado com o futuro da construção mundial buscando um novo pensamento sustentável.

O bambu pode ser um material bastante útil em estruturas de pequeno, médio e grande porte. Pois este possui boa propriedade mecânica e resistência a esforço, sufi entes para ser usados como material de construção, o bambu tem se mostrado um excelente elemento construtivo. É amplamente utilizado na construção civil por ser um recurso natural abundante, principalmente nos países asiáticos e sul-americano onde seu valor econômico, social e cultural é grande. Atualmente o uso do bambu na construção civil no brasil ainda é pequeno comparado a outros matérias construtivos, o bambu tem um baixo consumo de energia na produção, e com isso pode-se reduzir pro consumo da obra. Além disso, a planta apresenta elevada eficiência no resgate de co2 podendo contribuir no efeito estufa, além de uma rápida renovação, onde o tempo entre o plantel e a colheita gira em torno de três a seis anos, enquanto a madeira é de vinte e cinco anos. Outra vantagem é a facilidade no transporte e na trabalhabilidade, possuindo um ótimo desempenho estrutural. (Vitor, Hugo s. M. 2008).

Segundo Teixeira (2006), as aplicações do bambu como material na construção civil são múltiplas, como por exemplo: esquadrias, telhados, paredes, escadas, pisos entre outras, podendo ser empregado tanto in natura quanto processado. A forma natural, gera uma aparência de produto regional com produção artesanal ou semi-artesanal. Ao passo que os produtos industrializados são na verdade componentes que podem ter diversas aplicações, muitas vezes sendo transportado e adaptado a citação variada, independendo da cultura regional de onde será empregado.

PLANEJAMENTO

A estrutura da casa segue um princípio básico de pilares e soleiras. São dois tipos de pilares: os de fechamento que são os suportes para a sustentação das paredes, portas e janelas; e os pilares estruturais, que vão até o telhado, criando uma espécie de esqueleto da casa: são oito pilares estruturais na fachada frontal e oito na posterior, mais dois em cada fachada lateral. Detalhe: tudo de bambu.

As soleiras são peças de amarração que percorrem todo o perímetro da casa, paralelamente ao piso, a uma altura de 2,70 m. Foram desenvolvidas com duas estruturas: a central para a construção das paredes e acessórios, como portas e janelas, e a externa para apoio do beiral. Já as estroncas auxiliam no apoio da cobertura.

Esse sistema permitiu que a casa tivesse um vão livre central de seis metros, unindo a sala de estar e a cozinha.

As estruturas com bambus são leves, resistentes e com características diferenciadas das convencionais. Os bambus possuem feixes fibrovasculares mais concentrados que formam uma fração fibrosa, conferindo à planta elevada resistência mecânica como tração, compressão e flexão dependendo da espécie e idade dos colmos (o tipo de caule).

O projeto, além de ser sustentável, é versátil e de baixo custo. Descartando as formas tradicionais, a fundação da casa foi feita com manilhas, preenchidas com concreto ciclópico e vigas pré-moldadas, que sustentam a laje de piso do projeto. E utilizou, ainda, outros materiais, como as pedras para revestimento de uma das fachadas laterais, e o eucalipto para a rampa de acesso - material especificado por ser mais resistente a intempéries.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (322.4 Kb)   docx (136 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com