TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do bambu na construção Civil

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 11

LEANDRO LUIZ ZAGONEL

USO DO BAMBU NA CONSTRUÇÃO CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A AGRONOMIA

PROFESSOR: WILSON LOUREIRO

CURITIBA-PR

PRIMEIRO SEMESTRE

JUNHO-2016

1. INTRODUÇÃO

Depois da alimentação a moradia é a necessidade mais importante para o ser humano e como a construção de uma residência envolve grandes valores em materiais e mão de obra, é de interesse de todos, obter técnicas eficientes e econômicas de execução para obras residenciais.

 Em um país como o Brasil com grande déficit habitacional, baixa renda financeira de grande parte da população com áreas de terra ociosas e clima estável a produção de bambu para uso na construção pode ser uma alternativa muito importante para a solução do problema habitacional.

Existem estudos e modelos de projetos onde se utiliza o bambu, porém seria necessária uma politica pública incentivando o plantio a difusão dos sistemas construtivos existente e a pesquisa de novas técnicas. A Figura 1 representa uma floresta de bambu.

[pic 1]

Figura 1: Floresta de bambu.

Fonte: Autoria própria.

2. BAMBU, MIL E UMA UTILIDADE

Parente do trigo e da cana-de-açúcar, o bambu é originário dos países asiáticos, considerada até como planta sagrada, cercado de lendas e mistérios.  

Aparentemente desprezado, o bambu é utilizado no mundo todo graças as suas características que reúnem qualidades como leveza, durabilidade e resistência. A exploração da planta se da na alimentação, construção civil, artesanato, produção de álcool e até papel.

Conta uma lenda asiática que o homem e a mulher nasceram de um colmo de bambu. Talvez por isso, e também pela sua alta versatilidade, os orientais tenham tanto apego a esta gramínea. O bambu apresenta mais de mil e trezentas espécies em todo o mundo e, ao contrário do que muita gente pensa, sua utilização não se restringe a ornamentação, proteção de encostas e quebra-ventos, mas também na alimentação, construção de casas e na produção de papel. Em países como a Colômbia, Venezuela e Peru cursos e trabalhos com bambu são muito desenvolvidos, mas aqui no Brasil falta formação cultural e conhecimento “O país é muito rico e não dá valor ao bambu” diz o professor Antônio Luiz de Barros Salgado, do Instituto Agronômico de Campinas, que desenvolve pesquisa com bambu há 32 anos “o que você inventar, você faz com bambu” garante o pesquisador.

Acreditando que o bambu será a madeira do século XXI, Salgado tem trabalhado ultimamente na introdução e melhoramento de novas variedades, além de desenvolver uma série de estudos para o aproveitamento industrial da planta. Várias técnicas de construção têm sido pesquisadas em conjunto com os departamentos de engenharia e arquitetura da PUC e Unicamp.

 No laboratório de celulose do IAC, estão sendo feitos estudos com óleo piro-lenhoso, extraído do bambu, para o tratamento de solos infectados com nematoides, por exemplo, Outra aplicação é o carvão de bambu que, pulverizado em papéis, se mostra de grande utilidade para a embalagem de frutas, proporcionando maior durabilidade. O professor Salgado cita também o alto poder energético do bambu, cuja cadeia possui um carbono à mais “O uso do Bambu em caldeiras, por exemplo, permite que se atinja temperaturas mais elevadas com menos biomassa” explica.

As espécies mais conhecidas no Brasil são o vulgaris (nas variedades verde e verde amarelo), o gigante e o chinês, trazidos pelos colonizadores portugueses e depois pelos Imigrantes Japoneses, que não vivem sem ao menos uma pequena plantação de bambu, de preferência reunindo duas ou mais espécies. (Fonte: Jornal Folha de Londrina)

3. O MISTÉRIO DA FLORAÇÃO

Reunindo qualidades antagônicas, como leveza e ao mesmo tempo resistência, rigidez e maleabilidade, o bambu apresenta crescimento rápido e uma longa durabilidade. O ritual da floração é um dos mistérios que envolvem esta planta milenar, guloseima predileta dos ursos pandas.

 A ciência ainda não sabe se os bambuzais florescem porque sabem que a morte está próxima e precisam salvar a espécie, ou se morrem porque florescem. O fato é que as florações acontecem em intervalos seculares, em escala mundial, quando os bambus trocam a reprodução vegetativa pela floração, seguida de uma verdadeira chuva de sementes e da morte das plantas, demonstrando que na natureza a sucessão entre vida e morte é um processo irreversível.

Normalmente, a propagação é através de processos vegetativos, com desdobramentos de touceiras para a obtenção de “mudas”, compostas de colmos, rizomas e raízes. No caso de bambu gigante, a propagação ideal é através de ramos das pontas dos colmos que apresentarem as gemas mais desenvolvidas. Porém, alguns cuidados de manejo devem ser observados. O período de chuvas é o ideal para o plantio e a retirada de mudas.

A adubação é bem-vinda e os fertilizantes usados para o cultivo de batatas são apreciados pelos bambus. A partir do quinto ano os colmos devem ser cortados para darem lugar a brotos novos e também para arejar o bambuzal. No entanto, o miolo das touceiras não deve ficar sem colmos, o que facilitaria o ataque de fungos nas raízes. A figura 2 mostra detalhes sobre bambus.

(Fonte: Jornal Folha de Londrina)

[pic 2]

Figura 2: Floresta e extração de bambu.

Fonte: Autoria própria.

4. RENDA LIMITA O SONHO DA CASA PRÓPRIA

Não é de hoje que se fala em déficit Habitacional no Brasil. Segundo estatísticas, esta carência já atinge 18 milhões de moradias. Cerca de 70% das famílias brasileiras têm renda mensal média de 2 a 5 salários mínimos. Quantas pessoas ganha um valor igual ou superior para habilitarem-se as exigências do Sistema Financeiro da Habitação, submeter-se ao pagamento de taxas, saldo devedor e outros implementos, muitas vezes alterados?

A saída quase sempre é juntar pedaços de madeira, papelão, folhas de zinco e construir seu abrigo, resultando no crescimento de inúmeras as favelas espalhadas pelos grandes centros urbanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (911.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com