TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso do bambu na construção civil

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.171 Palavras (21 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Engenharia

Engenharia Civil

O USO DO BAMBU NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Walesca Barbosa de Souza

Goiânia, abril de 2016


[pic 2]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Engenharia

Engenharia Civil

O USO DO BAMBU NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Walesca Barbosa de Souza

Projeto de pesquisa apresentado à banca examinadora como parte dos requisitos para avaliação na disciplina ENG1091 – Trabalho Final de Curso I.

Goiânia, abril de 2016


SUMÁRIO

RESUMO        

1        INTRODUÇÃO        

1.1        Objetivos        

1.1.1        Objetivo Geral        

1.1.2 Objetivos Específicos        

1.2        Justificativa        

2        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

2.1        Citações        

2.1.1 O bambu como alternativa de construção        

2.1.2 Características fundamentais do bambu e a viabilidade de sua utilização        

3        METODOLOGIA        

3.1        Levantamento bibliográfico        

4        cronograma        

5        referências bibliográficas        


RESUMO

Visando obter novas alternativas sustentáveis à construção civil, busca-se aqui, apresentar uma tecnologia que poderá substituir a madeira convencional nas mais variadas situações. Trata-se do bambu, matéria-prima barata, bonita, de rápida produção, de alta durabilidade, muito eficiente estruturalmente e, além de tudo, sustentável. Considerado por muitos como “madeira de pobre”, o bambu sofre preconceito e necessita de investimento e divulgação consideráveis para ser adotado como uma técnica construtiva viável a todos. Apresentar-se-á, nas linhas vindouras, as principais características físicas e estruturais acerca do bambu, tendo em vista viabilizar, em etapa próxima, a elaboração de um comparativo entre obras realizadas no Brasil. Aludido comparativo será confeccionado a partir da escolha de obras que serão definidas entre algumas abordadas em estudos de caso elaborados por especialistas renomados. Pretende-se, assim, demonstrar o positivo custo-benefício proporcionado com a utilização do bambu na estrutura de uma edificação.

Palavras-chaves: bambu, sustentabilidade, material renovável, arquitetura sustentável, construção de bambu.


  1. INTRODUÇÃO

Vive-se numa época em que os efeitos causados pela devastação indiscriminada da natureza se revelam aterrorizantes, o que não parece ser uma perspectiva muito animadora. Por milhares de anos a população humana, que sofre um crescimento desproporcional ao que o mundo seria capaz de suportar, vem “evoluindo” e passando a consumir e explorar, cada vez mais, os bens do meio ambiente.

Contudo nos dias de hoje o homem não busca apenas sua subsistência, busca, em verdade, muito mais do que necessita para sobreviver confortavelmente. Esse ainda não é o pior dos problemas, pois além da ambição descomedida, não há a preocupação por utilizar medidas menos gravosas ao meio ambiente.

Diante dessa crescente busca pelo desenvolvimento, que, fatalmente, culminou na degradação do meio ambiente, começou-se a pensar acerca de métodos que venham a agredir menos a natureza, como a reciclagem de materiais que seriam descartados e o uso de materiais que podem ser repostos com mais facilidade.

Dessa forma, o presente trabalho objetiva, dentro da temática da sustentabilidade, abordar a utilização do bambu como material renovável e mais benéfico do que outros disponíveis na construção civil.

Trata-se de uma planta com múltiplas utilidades, que pode ser inserida na culinária, em medicamentos, em habitações e construções, enfim, em utensílios de todos os tipos.

No Brasil, apesar da abundância dessa gramínea, a arquitetura foi influenciada pela arquitetura europeia com a chegada dos portugueses no ano de 1500. Por esse motivo o uso do bambu se limitou a alguns tipos de objetos e móveis. Todavia, na área da construção civil, o bambu sofre preconceito pela população brasileira, que o considera como “madeira de pobre”.

Com a resistência ao uso do bambu na construção civil, pela própria população, passa a ser difícil a introdução dessa cultura no Brasil. Assim também, inexistindo o interesse pelo uso de uma madeira mais sustentável, dificilmente haverá a criação de uma cadeia produtiva que atenda às necessidades de todas as regiões do país, e que, tampouco, se invista na capacitação técnica de construção em bambu, o que acarreta, consequentemente, no desinteresse das autoridades em se criar normas que regulamentem o tema.

Independente das dificuldades, muitos pesquisadores e amantes da sustentabilidade vêm realizando pesquisas na área, e começando a introduzir, gradativamente, o bambu na arquitetura brasileira, principalmente como revestimento de pisos e paredes. No entanto, a procura pelo uso em estruturas ainda é escassa. Contudo, a insistência na utilização do bambu na construção de estruturas, por alguns pesquisadores, e a utilização do bambu em construções com finalidade estética em outros países, vêm demonstrando que o bambu é um elemento resistente, barato, belo e, o mais importante, sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (337.7 Kb)   docx (219.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com