TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BOTICARIO

Monografias: O BOTICARIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução:

Desenvolvimento:

Comunicação integrada de marketing é uma expansão do elemento de promoção do mix de marketing. Ela é essencialmente, o reconhecimento da importância de comunicar a mesma mensagem para os mercados-alvo, o reconhecimento de que todas as variáveis da CIM comunicam algo e que existe uma sobreposição na comunicação que essas variáveis fornecem. Cada uma das variáveis da CIM afeta o programa de marketing como um todo, de

modo que, para garantir a eficácia, todas devem ser gerenciadas.

A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

Pressupõe não apenas um diálogo produtivo, mas um planejamento conjunto. O processo de tomada de decisões, que deve incluir outras instâncias da empresa ou entidade que não as vinculadas especificamente à comunicação/marketing, deve ser compartilhado, ainda que haja um chefe, um superintendente ou diretor geral a que todos se reportam. Desse modo, sua importância está relacionada ao que ela é.

Atualmente, o marketing representa muito mais do que o desenvolvimento de um produto, a determinação do melhor preço e sua acessibilidade com o cliente. O mais importante é como será desenvolvida a comunicação da organização com seu cliente, sejam eles: atuais, potenciais, varejistas, fornecedores ou público em geral.

Entende-se que, com o desenvolvimento das tecnologias de informação, surgiram outros meios de comunicação, que impulsionam mudanças em um ambiente altamente dinâmico, marcado pelo fenômeno da globalização. A partir desta nova realidade, algumas observações da aplicabilidade do conceito de comunicação integrada foram discutidas, agregando outras compreensões ao conceito:

• Multiplicidade de conteúdos; composição de fenômenos comunicativos;

• Equipes multidisciplinares com diferentes competências atuando em um mesmo projeto;

• Integração de informações organizacionais;

• Comunicação em tempo real e,

• Tecnologias de informação que permitem atividades organizacionais em ambientes virtuais.

A busca pela eficácia da comunicação, junto dos clientes, por meio da perspectiva da CIM, advém da necessidade de que as empresas transmitam uma mensagem coesa, independentemente da ferramenta de comunicação utilizada. O objetivo é gerar consistência na campanha de marketing, com chance de atingir os clientes certos, no momento e local certos, com as mensagens certas em um processo comunicacional eficiente.

O cliente é o ponto de partida para todas as atividades de comunicação de marketing deve haver flexibilidade ao se utilizar as várias ferramentas de comunicação de marketing.

Nem todas as ferramentas (propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais, etc.) são igualmente eficientes para se alcançar um determinado objetivo.

As os profissionais de marketing devem estar atentos a todas as formas de pontos de contato ou contatos, como possíveis canais de entrega para mensagens.

O objetivo é escolher as melhores ferramentas de comunicação para atender os objetivos específicos estabelecidos para a marca, em determinado momento.

Isso sugere envolver os clientes com a mensagem da marca em toda oportunidade possível e permitir que eles usem as informações sobre a marca que joguem mais úteis.

Muitos especialistas em marketing consideram a propaganda tradicional, principalmente a da televisão aberta, muito fragmentada e cada vez mais dispendiosa além de ver sua importância diminuída com novas mídias como a Internet.

Os programas de comunicação de marketing bem sucedidos devem fazer mais do que estimular os consumidores a gostar de uma marca ou pior ainda, familiarizá-los de sua existência… Isso explica parcialmente porque as promoções de venda e a propaganda direta ao consumidor são utilizadas tão amplamente – ambas a práticas geralmente apresentam resultados mais rapidamente do que outras formas de comunicação de marketing, como a publicidade, por exemplo.

O Boticário

O Boticário é uma empresa totalmente constituída por capital nacional, que atua no setor de perfumaria e cosméticos. A empresa trabalha por meio do sistema de franquias, possuindo uma linha de produtos bem diversificada, voltada para mulheres, homens e crianças de diversas classes sociais.

A questão ambiental tem sido usada como alicerce para o desenvolvimento da imagem da empresa e da marca O Boticário. A identificação da marca O Boticário com o meio ambiente levou à criação da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que tem por objetivo financiar projetos relacionados à pesquisa e proteção da vida silvestre, áreas verdes e unidades de conservação.

Usando esse foco na questão ambiental, com essa riqueza natural, utiliza uma variedade de ferramentas em sua comunicação, dentre as quais a propaganda, a publicidade e relações públicas, a promoção de vendas e mais especificamente o merchandising, o marketing direto e a venda pessoal.

Em sua propaganda, O Boticário utiliza mídias variadas, como outdoors, veículos impressos e televisão. Elementos ligados ao meio ambiente são bastante evidenciados nas propagandas da empresa, porém não se verifica a divulgação da causa social adotada e da Fundação O Boticário de Preservação da Natureza. Assim, é possível dizer que a preservação ambiental não é abordada diretamente na propaganda, apesar dessa ferramenta utilizar recursos como imagens, cores e temas de campanhas associadas à natureza.

O Boticário oferece ao seu público alvo diversos tipos de serviços. Desde a confecção de produtos como a perfumaria, passando pelos cosméticos de diversos segmentos. Além disso, a empresa oferece serviço de atendimento ao cliente in loco, ou seja, no ponto de venda, através de seu site (www.oboticario.com.br ), onde o cliente pode entrar em contato pelo correio eletrônico. A empresa possui ainda serviço de atendimento ao cliente, através de um telefone 0800.

Um longo caminho é percorrido antes do lançamento de um novo produto. O preparo envolve pesquisa de mercado, testes-piloto, análises financeiras e o registro junto aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com