TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticario

Artigos Científicos: O Boticario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 9

Desenvolvimento da Atividade

• O Boticário (Insensatez)

- O nome O Boticário é uma referencia aos antigos farmacêuticos, conhecidos como boticas, que no passado, dirigiam as farmácias e manipulavam medicamentos de forma artesanal. Diferente de tudo que existe no mercado na época, os clientes procuram a pequena farmácia O Boticário com suas receitas e são apresentadas a produtos para os cabelos, cremes e desodorantes feitos com formulas exclusivas. A franquia na cidade de Camaquã foi fundada em 08 de novembro de 1995 e a atual proprietária está a sua frente a 14 anos, sendo vista como uma das maiores e mais conceituadas lojas de cosméticos da região, localizada na Rua General Zeca Netto, 885, bem no coração da cidade.

A criação

Essa história começa em 1977, quando Miguel Krigsner, recém formado no curso de farmácia e bioquímica, abre uma pequena farmácia de manipulação na Rua Saldanha Marinho, 214, no Centro de Curitiba-PR. O capital não é grande – apenas o suficiente para uma estrutura mínima de funcionamento. Sua ideia é investir na elaboração de cosméticos naturais, manipulados artesanalmente. Para isso, usa uma batedeira, domestica, vermelha, modelo Candy – a primeira maquina de fazer cremes da empresa.

Em 1979, com apenas 2 anos de existência, mais já com um solido portfólio de cosméticos, O Boticário inaugura sua primeira loja exclusiva. O local não poderia ser mais estratégico: O Saguão do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR).

A franquia na cidade de Camaquã, iniciou-se no ano de 1995, tendo a frente Maria Helena Bartz, após 4 anos, não satisfeita com o negócio, a sua irmã Rosemeri Bartz Coutinho se prontificou a levar a diante o empreendimento, mas como na época não era tão simples de ser feita a transferência da loja, ela se reuniu com consultores da marca para os mesmos analisarem a possibilidade dela tomar frente aos negócios, foi feita uma proposta para Rosemeri, gerenciar a loja por seis meses, se obtivesse êxito a franquia seria transferida para ela. Passados os seis meses, e com crescimento significativo, a marca lhe concedeu a franquia. Se tornando referencia em loja de cosméticos da cidade e região.

O Boticário é uma empresa que tem como referencia perfumaria, maquiagem e cuidados com pele e corpo. Em datas comemorativas é uma das mais procuradas para presentes e ‘lembrancinhas’. A loja de O Boticário na cidade de Camaquã é uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) na qual a franqueada está juntamente com toda sua equipe se empenhando, tendo em vista o crescimento dia após dia da mesma.

Toda a marca tem o seu ícone. O de O Boticário surge a partir de um acontecimento que acaba impulsionando a empresa se tornar uma das principais marcas de perfumaria do Brasil.

SAIBA MAIS: Os vidros, em forma de ânfora, são de propriedade do apresentador Silvio Santos, que na época havia abandonado a ideia de lançar no Brasil uma empresa de perfumes. O Boticario cresce rápido, mas a produção ainda é muito pequena para comportar toda aquela grande quantidade de frascos. Não há perspectiva de uma venda tão grande, sequer espaço para acomodarmos. Visionario, o fundador de O Boticario compra os 70 mil frascos, pensando no próximo desafio: Criar muitos perfumes para vender em todas aquelas embalagens. Ao voltar para sua pequena farmácia, comunica à perfumista que aquela fragancia na qual ela estava trabalhando está pronta! O envase começa e nasce ACQUA FRESCA, uma das fragancias mais vendidas no mundo, as famosas ANFORAS, e se tornam rapidamente uma das marcas registradas da empresa.

1. Como é a Hierarquia da empresa?

Fundamentos e teoria organizacional

VENDAS!

O Boticário trabalha com uma meta financeira sempre de superação, tendo em vista as vendas do mesmo mês no ano anterior e um fortíssimo estudo de mercado. Cada franquia conta com ferramentas de escolha da franqueada para acompanhar de perto lucros da empresa. A loja de O Boticário da cidade de Camaquã, tem como ferramenta de analise de lucros e acompanhamento de vendas, duas estratégias. Uma delas é a analise de desempenho financeiro diário individual de consultoras, tendo assim a visão de qual o valor cada consultora atinge em vendas todos os dias. E não menos importante, a franquia conta também, com analise por categoria e subcategoria, para ter uma analise exata de quais os segmentos mais e menos vendidos por cada consultora de vendas.

Estas duas ferramentas de analises, sendo bem alimentadas, darão, uma visão ampla sobre o negócio, para a franqueada.

O Boticário tem um fortíssimo estudo em cima do DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) de cada franquia, que poderá informar resultados negativos ou positivos a franqueadora, separando por planos financeiros todas as receitas e despesas mensais da loja.

Comportamento Organizacional

A rede concede uma grade bem extensa de incentivos para seus integrantes. Todo ano é feito um amplo planejamento de premiações e incentivos para seus colaboradores, sendo viagens nacionais e internacionais, banhos de loja, cartões presentes e premiações em produtos ou em dinheiro, para que isso venha a acontecer e dar certo como vem dando, é feito um estudo minucioso. Assim, motivando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com