TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CARATER E INTEGRIDADE

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.360 Palavras (22 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 22

Curso de Desenvolvimento Ministerial

31 de outubro de 2020.

Caráter e Integridade – Pr. Jarmuth Jordão

Caráter e Integridade

Introdução:

     Toda atividade pastoral se resume a quatro áreas:

  • Liderança;
  • Pregação;
  • Pastoral;
  • Administração.

     Em cada uma delas, o caráter e a integridade se mostram essenciais.

     Como Líder, precisamos mais do que um discurso bonito, é necessário que nossos discípulos possam olhar para nossa conduta como pastor, como cidadão e como pai (ou mãe) e ver que ela é digna de ser imitada (ser exemplo) em toda a nossa maneira de viver.

     Como Pregador, não podemos viver um personagem. Podemos ser apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, mas não podemos ser “atores”. Primeiro, ele parecerá artificial e em algum momento, o verdadeiro ser aparecerá. Uma vida de interpretação é um peso que nenhum líder poderá levar por muito tempo.

     Como Pastores, propriamente dito, precisamos ter de fato o nosso coração sobre todas as ovelhas e sobre cada uma também. Esse olhar que sente falta da ovelha ausente é típico de um pastor, que em vez de se alegrar pelas que vieram, entristece-se pela que não veio. Para um pastor vale a pena separar tempo para uma única ovelha, independente de quanto ela tenha a oferecer. Pois não é movido pelos interesses pessoais, mas pelo caráter amoroso de um verdadeiro pastor.

     Como Administrador, requer-se que sejamos fiéis. Fazer concessões nessa área pode ser algo muito perigoso no ministério, um caminho dificílimo de voltar atrás. O líder deve ser justo em sua administração, não encostar amigos em cargos para os quais não foram chamados (Jesus não consagrou Lázaro a apóstolo). E não usar de coisas e recursos que não lhe pertencem (Adão quis algo que Deus não o tinha dado e perdeu o que tinha recebido).

      Uma vida exemplar de um líder requer caráter antes de carisma. A vida impactante de um pregador requer caráter antes de talento. Um ministério pastoral marcado pelo amor desinteressado pelas ovelhas requer caráter mais do que teologia. E boa administração dos recursos confiados a nós requer caráter. Tudo o fazemos e que tem algum valor para os céus exige caráter.

  1. Definição:

     Segundo Myles Munroe, Caráter é:

O complexo de características mentais e éticas que marca e,

geralmente, individualizam uma pessoa, grupo ou nação.

Caráter é a força mais poderosa que um líder pode possuir, porque este

protege a sua vida, a sua liderança e o seu legado – ele é a manifestação

de quem o líder é e o molda no que se tornará.

  1. As consequências da falta de caráter na vida de um líder.

Ninguém deve considerar esperto ou seguro demais

a ponto de evitar as consequências da falta de caráter.

Myles Munroe

     Quantos políticos com longos anos dedicados ao serviço público cederam à tentação de ganhar algum dinheiro fácil e acabaram tendo suas falcatruas trazidas à tona e enlamearam seus nomes, envergonhando sua família e sua nação?

     Quantos atletas tiveram que devolver suas medalhas e foram banidos do esporte por um longo período? Anos e anos de dedicação jogados no lixo por uma manobra julgada esperta, mas que na verdade foi a grande burrice da vida.

     Quantos pastores que atraíam multidões para suas programações passaram a pregar para pequenas plateias porque não cuidaram das falhas de sua armadura e foram atingidos exatamente nas brechas que negligenciaram? O talento continuou o mesmo, a capacidade não se alterou, mas a imagem foi manchada indelevelmente.

     Em todos esses casos, são pessoas que desprezaram a importância dos cuidados com a construção do caráter. Que não cresceram para baixo na mesma medida que cresceram para cima. E por isso, caíram do alto do seu orgulho. Afastaram-se do propósito para o qual Deus os fez.

  1. O Caráter precisa ser diferenciado ...

  • Dos princípios

     Caráter tem a ver com princípios morais, mas difere destes, pela praticidade. Princípios são máximas orientadoras para a vida. Bons princípios são norteadores para alguém viver uma vida correta. Por exemplo:

  • A mãe diz para o seu filho: Não pegue nada do seu amiguinho, a não ser que ele lhe empreste”. Isso é um princípio.
  • O pai diz para o filho: “conte a verdade, custe o que custar. Se foi você, assuma”. Isso é um princípio.

  • O professor diz para o aluno: “Estude. Dedique-se. Faça o seu dever de casa. Não cole do amiguinho”. Isso é um princípio.

      E o que é caráter? Caráter é a resposta positiva e prática aos princípios que nos foram ensinados.

     O ladrão não consegue resistir à tentação de pegar o que não lhe pertence. O mentiroso, diante da pressão, mente com juramento, mesmo sabendo que outro será prejudicado por conta disso. Todos têm princípios. Todos aprenderam que não podiam roubar ou mentir. Mas diante da necessidade, da oportunidade ou da sugestão revelam-se sem caráter. Ou seja, não conseguem responder de forma prática e positiva aos princípios que aprenderam.

  • Da reputação.

Reputação é o que as pessoas pensam sobre você. Caráter é a verdade sobre você. Reputação é quem você é em público. Caráter é quem você é em particular.

Myles Munroe

     Claro que ter um bom nome é algo importante. Salomão diz que “Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro” – Provérbios 22.1. Ter uma boa reputação é algo precioso em qualquer área da vida e das atividades humanas.

     Um comerciante que tem um bom nome. Uma atleta que tem fama de ser uma moça direita. Um cidadão que é conhecido por ser honesto e bom pagador. É um tipo de fama louvável e que quase todas as pessoas anseiam. Mas ter uma boa reputação não é garantia de um bom caráter. É uma evidência, mas não uma prova. Quando alguém tem, de fato, um bom caráter, a boa reputação será uma consequência, mas nem sempre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com