TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Tese: O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Tese  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As organizações, sejam elas primitivas ou complexas, sobreviveram a toda a história de nossa civilização comisso o homem conseguiu concretizar ideias que sozinho não seria capaz de realizar. Na antiguidade as obras que demonstravam a utilização de estrutura organizacional para sua execução, como as pirâmides do Egito as cidades e a administração dos impérios. Ao longo da evolução de sua história, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente do que osuniam às organizações e entendê-las, como melhores recursos disponíveis para o alcance das necessidades individuais e do coletivo, tornou-se fundamental. Se analisarmos todo o contexto histórico iremos encontrar fatos que justifiquem a demora na sistematização das atividades praticas administrativas. Mas foi somente no início do século XX que estudos voltados para essa temática foram desenvolvidos e a administração surgiu como ciência. O administrador atua em uma organização através de processos administrativos. Assim, evidencia-se:

Esses processos consistem nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégicos, tático e operacional. (CHIAVENATO, 2004, p. 54).

A função planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional. Estratégicos são tomadas de decisões conforme os objetivos da empresa, são a longo prazo. O tático vai transformar as estratégias em planos executados pelas diversas áreas da empresa. No operacional são definidos procedimentos específicos com prazos mais curtos.

A função organização tem o objetivo de atribuição de responsabilidades para as pessoas que realizarão as metas, e como a empresa irá se estruturar para atingir os objetivos. Porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados. Todos devem ter ciência para onde e com que intensidades se direcionarem.

A direção está relacionada em como as pessoas gestoras irão guiar os subordinados para que tudo que foi planejado seja executado dentro do esperado. Necessita de um processo intenso de comunicação e orientação.

Por fim, será enfatizada a importância da função controle. O controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá certificar-se que o objetivo seja atingido. A monitoração avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção. Ainda que seja tudo monitorado poderão ocorrer falhas no processo, que a partir desse controle poderá ser corrigido.

As quatro funções sintetizam as principais responsabilidades dos gestores em uma organização e ajudam a desenvolver e a compreender melhor esse papel.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro e constitui recursos necessários para realização dos objetivos das organizações.

Segundo Ribeiro (2008, p. 15) “o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa avaliado em moedas.”

Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com