TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO SWOT

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceito Swot 4

2.2 Preço De Venda ...................................................................................................6

3 CONCLUÇÃO...........................................................................................................8

REFERENCIAS...........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

. Objetivo deste trabalho é mostrar a importância dessa ferramenta Swot para as empresa esta que é de grande valor, que permite analizar e conhecer profundamente os aspectos internos e externos da empresa facilitando e direcionando para um plano de negócio.

A importância de um profundo conhecimento dos componentes que dão origem preço e venda, para que a empresa tenha um bom lucro e boa rentabilidade mantendo sólida no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO SWOT

SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial.

É uma ferramenta simples podendo ser usada para qualquer tipo de análise de cenário, desde um blog à uma gestão de uma multinacional.

Para uma análise de uma empresa é necessário que se tenha algumas informações como fatores positivos (forças e oportunidades) e fatores negativos fraquezas e ameaças).

O uso dessa ferramenta deixa claro as deficiências encontradas nas empresas estas precisam ser corrigidas, elimina os déficits existentes aproveitando as oportunidades do mercado.

“A unidade de negócios deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças importantes. A administração precisa identificar as oportunidades e ameaças associadas a cada tendência ou desenvolvimento.” (KOTLER, 2000, p.98)

As informações referidas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para análise do cenário da empresa:

• Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.

• Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;

• Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;

• Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

Após uma analise Swot é possível identificar o que a empresa poderá ou deverá fazer para aproveitar seus pontos fortes e as oportunidades, melhorando seus pontos fracos .

2.2 PREÇO E VENDA

O preço de venda é o valor monetário que um cliente está disposto a pagar para usufluir de algum bem ou serviço. A sua consolidação se justifica em decorrência de diversos elementos que atuam sobre ele

No mercado competitivo fica difícil a definição do preço para muitas empresas, muitas por falta de conhecimentos ou até mesmo descuido pode gerar prejuízo e perda de mercado.

Para que se tenha uma boa margem de lucro e uma boa formação de preço e chegar a um valor competitivo e satisfatório é preciso considerar muitos fatores.

. A fim de entendermos a definição de preços de vendas, vamos considerar variáveis básicas:

● Custos: são aqueles decorrentes dos gastos com matéria prima para produção do produto, impostos e frete

● Despesas: são os gastos fixos como aluguel, pagamento de funcionários e equipamentos

● Margem de lucro: é determinado com base no valor da receita gerada subtraindo os valores de custos e despesas

Também se define o preço de venda, valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, as despesas variáveis, como impostos, comissões, etc. As despesas fixas proporcionais, ou seja, aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, etc., e ainda, sobrar um lucro líquido adequado.

.O Mercado competitivo vem comprando das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, buscando qualidade e obter a aceitação dos seus produtos e/ou serviços e alcançar não apenas a permanência no mercado que atuam,

Alguns dos aspectos que impactam fortemente a obtenção desses objetivos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com