TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do Consumidor de Automóveis de Angra dos Reis

Seminário: O Comportamento do Consumidor de Automóveis de Angra dos Reis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Seminário  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

O Comportamento do Consumidor de

Automóveis de Angra dos Reis

Por:

Luciene Gouveia Batista

Mestre em Gestão e estratégia em negócios pela UFRRJ. Bacharel em Administração pela UCB. Coordenadora e professora do curso de administração da UNIABEU Angra dos Reis.

Tatiana Norberto de Campos

Bacharel em Administração pela UNIABEU Angra dos Reis.

Wagner Marcelo de Almeida Neves

Bacharel em Administração pela UNIABEU Angra dos Reis.

Angra dos Reis, 09 novembro de 2005.

RESUMO

Este trabalho foi realizado partindo da necessidade da definição do perfil dos consumidores de automóveis de Angra dos Reis e seu comportamento apresentado. Buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidor juntamente com a pesquisa mercadológica, a fim de executar uma análise dos aspectos que são relevantes para o consumidor no momento da decisão de compra de um novo automóvel.

ABSTRACT

This work was carried through breaking of the necessity of the definition of the profile of the consumers of Angra dos Reis automobiles and its presented behavior. One searched to together conciliate the theory of the behavior of the consumer with the marketing research, in order to execute an analysis of the aspects that are excellent for the consumer at the moment of the decision of purchase of a new automobile.

PALAVRAS-CHAVES: Automóveis, marca, consumidor.

KEY-WORDS: Automobiles, mark, consumer.

O Comportamento do Consumidor de Automóveis de Angra dos Reis

Introdução:

Neste artigo buscou-se conciliar a teoria do comportamento do consumidor juntamente com a pesquisa mercadológica, a fim de executar uma análise dos aspectos que são relevantes para o consumidor no momento da decisão de compra de um novo automóvel.

Foi escolhido como objeto de pesquisa a compra de um novo automóvel feita por um consumidor (pessoa física), visto que a compra desse bem é considerada uma decisão que envolve vários aspectos, tanto sociais e econômicos, com também, emoções e desejos, e é suficientemente importante para que os consumidores memorizem e recordem com facilidade do momento da compra passada e até criem expectativas para uma compra futura.

A pesquisa mercadológica executada retrata um instante da realidade do mercado consumidor de Angra dos Reis, visando subsidiar este trabalho acadêmico de dados para uma análise do consumidor, de forma a conhecer o perfil do mesmo e seu modo de agir ao comprar um novo veículo.

Metodologia:

Efetuou-se um estudo utilizando a teoria do comportamento do consumidor no que se refere ao processo decisório de compra e uma pesquisa de mercado para elaborar o perfil do consumidor angrense.

Na pesquisa mercadológica foram utilizados dados secundários do IBGE (Censo 2000) para efeito de cálculo do tamanho da amostra que a pesquisa considerará. Empregou-se a amostragem aleatória simples infinita para o cálculo do número de formulários necessários para atender as especificações de habitantes do município de Angra dos Reis. A pesquisa de campo tem margem de erro de 14% e usou um intervalo de confiança de 68%, conforme cálculo a seguir. Partindo do universo de 29.322 habitantes, 91 entrevistas pessoais foram realizadas.

Processo decisório do consumidor:

O processo decisório de compra de um consumidor é composto de cinco etapas:

1) Reconhecimento de Necessidades:

Segundo Kotler (1998; 180), um processo de compra começa no ponto que o consumidor reconhece um problema, ou uma necessidade. O mesmo nota a diferença entre o seu real estado de compara com a situação desejada. Esta necessidade pode ser despertada por estímulos internos ou externos.

Para Churchill (2003; 144), processo de compra é influenciado por fatores sociais, de marketing e situacionais. Identificar as circunstâncias que ativam uma necessidade específica do consumidor é dever dos profissionais de marketing.

2) Busca de informação:

Blackweel (2002; 114) afirma que o próximo passo após do reconhecimento de necessidades é a busca de informação armazenada na memória (busca interna), que nada mais é do que vasculhar a memória em busca de um conhecimento relevante à decisão salva na memória a tempos. Se esta procura revelar informações suficientes que permita um curso de ação satisfatória, a busca externa obviamente será desnecessária. Quase sempre uma solução utilizada no passado é lembrada e implementada.

3) Avaliação de Alternativas:

Para Kotler (1998; 181), não há nenhum processo de análise único utilizado por todos os consumidores em todas as situações de compra. Existem vários processos de análise de decisão. A maior parte dos modelos atuais do processo decisório do consumidor é orientada cognitivamente, isto é, os julgamentos sobre os produtos são formados pelos consumidores amplamente relacionados em bases racionais e conscientes.

Os profissionais de marketing estão tentando influenciar a decisão de compra dos consumidores através do uso de estratégias. Porém muitos desses, ultimamente estão percebendo que os publicitários e os vendedores tentam influenciar seu comportamento. Com isso, o conhecimento das técnicas de persuasão pelos consumidores pode orientar sua ponderação de certos aspectos de uma campanha de propaganda ou apresentação de vendas. E os profissionais de marketing devem sempre levar em consideração isto.

4) Decisão de Compra:

Segundo Kotler (1998; 183), no estágio anterior, o consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com