TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumidor Idoso

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

O Consumidor Idoso

A população idosa é definida pelo Estatuto do Idoso como aquela com 60 anos de idade ou mais, também conhecida como terceira idade. No Brasil a expectativa de vida do brasileiro é de 71,3 anos, já a expectativa média das mulheres é de 75 anos e a dos homens, 67 anos.

Entre os idosos, 12,1% moram sozinhos, 24,8% moram com filhos ou parentes, 24,9% vivem com seus cônjuges, mas sem filhos e 37,9% moram com os cônjuges e com filhos ou outros parentes, observando que cerca de 11 milhões têm filhos e outros parentes sob sua responsabilidade, vivendo com eles na mesma casa.

 Os idosos têm tido papel decisivo na renda familiar, tornando as pessoas de referência de suas famílias, esse grupo abrange cerca 22,3 milhões de idosos.

O mercado consumidor brasileiro tem atravessado muitas mudanças e, entender todos os elementos que impactam diariamente esse mercado não é apenas um diferencial para as empresas, mas sim um fator determinante para a sua sobrevivência. Com isso, é importante observar a fundo o mercado da terceira idade.

Observa-se que a principal renda familiar dos consumidores da terceira Idade, é composta pela aposentadoria

Dentro da questão de gastos da renda dos idosos, por volta de 13% é gasta em serviços de saúde. Logo depois vem a compra com remédios e produtos farmacêuticos, por volta de 9%. E em alguns casos, idosos ainda gastam com jogos e apostas, por volta de 1,25%.

O público da terceira idade é mais confiável em seu comportamento não somente no pagamento de suas contas, mas também é mais fiel. Se estiver satisfeito, tende a comprar no mesmo lugar. Ressalto que essa fidelidade, inclusive, vai além do nome da loja, vinculando-se, muitas vezes, ao próprio vendedor. Portanto o momento da compra se torna como um processo de relações pessoais, visto que este novo consumidor quer ser atendido com respeito, paciência e cordialidade.

Aos poucos, os estereótipos negativos dessa faixa etária que, beneficiada com os avanços científicos e tecnológicos da medicina, começa a se deparar com novos horizontes conceitos de vida.

Hábitos e Crenças do Consumidor Idoso

Muitas mudanças vêm sendo percebidas dentro dos hábitos dos consumidores da terceira idade. Essa mudança no perfil da população brasileira acarreta também alteração nos hábitos e costumes da terceira idade. Seus representantes formam um grupo bastante heterogêneo de consumidores. Dispõem de tempo para fazer compras. Vão ao supermercado pelo menos cinco vezes por semana.

Uma outra questão disso, é o amadurecimento, juntamente com o aumento da idade, que abrange mudanças fisiológicas e psicológicas. Com o passar do tempo, os idosos ficam com a visão e a audição prejudicadas, têm sua força física, mental e de trabalho reduzidos, o que afeta a capacidade de processamento de informações e a memória. Com isso, podemos dizer que os consumidores mais velhos estão trazendo para o mercado manifestações que levam ao desenvolvimento de um segmento diferenciado e especial.

Esse possível novo segmento, tem feito com que o mercado visse a população mais velha como um público promissor. E com isso, os consumidores da terceira idade revelaram um desejo de serem incluídos, e não separados, das outras pessoas na hora de serem retratados pela mídia. Entre as atividades que mais praticam dentro de casa, assistir televisão vem em primeiro lugar, seguida de ouvir rádio e ler revistas, jornais e livros. Já entre as atividades praticadas fora do lar, estão as idas à igreja, ao shopping, caminhadas e prática de esportes.

Ao analisar os indivíduos mais velhos identifica-se o surgimento de condutas, hábitos, crenças e imagens que alteram, significativamente, as concepções tradicionalmente associadas às etapas mais demoradas da vida. Surge assim um modelo de vida que inclui o estímulo à atividade, a aprendizagem, a flexibilidade, o aumento da satisfação pessoal e a formação de vínculos afetivos inéditos.

Com uma certa liberdade financeira e pessoal, muitos idosos procuram serviços de viagem também, tanto no Brasil quanto no exterior. A viagem acaba se tornando um sonho de consumo, já que muito dos idosos já passaram pelas questões de cuidar de filhos, comprar casas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (213.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com