TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Estatístico da Produção

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.182 Palavras (21 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 21

CEP - Controle Estatístico de processo

de leandrohenriq23 | trabalhosfeitos.com


Controle Estatístico do Processo e benefícios de sua implantação

Alessandro

Juan

Leandro

Leandro

Silas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as técnicas de implantação da ferramenta CEP (Controle Estatístico do Processo), para o auxilio na gestão de controle da qualidade de empresas e serviços. O método utilizado neste estudo é a pesquisa bibliográfica, onde procedeu-se a coleta de dados digitais de artigos relacionados ao CEP, ferramenta de grande auxílio no controle de qualidade. Antes de sua implantação é necessária à conscientização e comprometimento de todos os níveis hierárquicos com o projeto, deve se desenvolver um plano de treinamento sobre essa ferramenta. Após este passo, é feito um plano de implantação que ira organizar adequadamente o modo como o CEP deverá ser utilizado em toda organização. Pode se normalizar o processo com esta ferramenta apenas com treinamentos, manutenções, mas pode ser necessário o uso das cartas de controle, gráfico que aponta as variáveis de um processo, auxiliando na identificação das causas comuns e aleatórias. Com as cartas, são feitos diagnósticos que verificam se o processo está sob controle e se permanece sob controle. Conclui-seque o CEP é utilizado para solucionar problemas no processo de fabricação e no auxilio de ações corretivas, a partir dos resultados é desenvolvido planos de ações e treinamentos que resultam no seu maior objetivo que é a diminuição dos desvios e variabilidade de um processo, garantindo a qualidade do produto e serviço.

Palavras – Chave : Controle estatístico do processo, Qualidade, Implantação, variáveis.

1. INTRODUÇÃO

A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.

Segundo Montgomery (1985), a qualidade pode ser definida como o conjunto de atributos que tornam um bem ou serviço plenamente adequado ao uso para o qual foi concebido. Complementarmente, para Betersfield (1986), a qualidade é o conjunto de características de um produto ou serviço que contribui para a satisfação dos clientes. Essa satisfação envolve preço, segurança, disponibilidade, durabilidade e usabilidade.

O controle do processo é usualmente o método preferido para controlar qualidade, porque a qualidade está sendo “construída” no processo em vez de ser inspecionada no final. (SLACK et al., 1997). Iniciou-se uma maior preocupação com a qualidade com W.A. Shewhart, Estatístico Norte Americano que já na década de 20 tinha um grande questionamento com a qualidade e suas variabilidades de bens e serviços.Com isto Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades, que ficou conhecido como Controle Estatístico do Processo (CEP).Resumidamente, o Controle Estatístico do Processo (CEP) é uma metodologia que potencialmente permite conhecer o processo, manter o mesmo em estado de controle estatístico e melhorar a capacidade do mesmo. Tudo isto se resume à redução de variabilidade do processo (SCHISSATTI, 1998).

Com a implantação dessa ferramenta em organizações, tende se a ganhar em Qualidade de produtos e serviços, sendo que diminuindo as variáveis e desvios do processo , os colaboradores de uma empresa que utilizam esta ferramenta passam a se preocupar menos com essas variáveis e dão uma importância maior ao produto final, onde se ganhara em qualidade e a empresa não perderá tanto com desperdício, retrabalhos e mão de obra para tais funções.

Para um controle mais preciso dessas variáveis pode ser utilizado as cartas de controle , que são parte dessa ferramenta para o auxílio no controle de variáveis, identifica se os desvios e analisa se qual tipo de carta será necessário se utilizar, assim tendo uma precisão maior quanto a resultados.

Com base em artigos científicos de autores especializados no controle de qualidade, foi constatado que com a auxilio desta ferramenta em empresas, o ganho em qualidade é significativo, sendo feito um plano de implantação, desenvolvido e sendo bem coordenado e treinado, todos os investimentos para a implantação tem o retorno em seus produtos e serviços, aumentando o tempo na jornada de trabalho dos colaboradores para agregar qualidade em seus serviços.

2. DESENVOLVIMENTO

Revisão Bibliográfica

Histórico do Controle Estatístico de processo (CEP)

O controle de qualidade, passou a serutilizado na década de 20 nos Estados Unidos, era utilizado no processo à partir do avanço na tecnologia de medição e da implantação industrial das cartas de controle, esse método foi criado pelo Dr. Walter Shewhart, que trabalhava na empresa de telefonia Bell Telephone Laboratories.

O Dr. Walter Shewhart observando os métodos adotados pela sua empresa, conseguiu desenvolver uma técnica simples porém de grande ajuda para conseguir diferenciar causas comuns de causas especiais no processo: as cartas de controle do processo.

Ele notou, que a prática de apenas detectar e corrigir os produtos com defeito encontrados no processo não era eficaz financeiramente falando, com isso ele sugeriu o uso das cartas de controle, que tem como seu principal objetivo analisar os dados obtidos através de amostras retiradas do processo, com isso ele tinha em mente evitar que produtos com defeitos fossem produzidos.

Depois deste sistema ser criado pelo Walter Shewhart nos Estados Unidos, a Inglaterra também aderiu a este método por volta de 1935.

A explosão da segunda guerra mundial foi um fato decisivo para a implantação do controle de qualidade e da estatística moderna em uma grande parte das indústrias americanas. Com o término da segunda guerra, Foi a vez do Japão implantar o sistema de controle estatístico de qualidade, com base nos padrões utilizados pelos americanos.

No ano de 1954, os japoneses através dos seminários do engenheiro americano J.M. Duran, começaram a notar que o controle da qualidade para ser implantado com sucesso, dependia muito de fatores culturais e humanos. Após essa percepção, os japonesescriaram o seu próprio método para a utilização do controle da qualidade, com isso deu se início ao controle de qualidade total no estilo japonês, que envolvia neste sistema todos os setores e funcionários da empresa. Esse tipo de sistema utilizado pelos japoneses, teve muita contribuição para que o Japão passasse a produzir os produtos de maior qualidade no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (469.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com