TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho

Por:   •  7/11/2022  •  Resenha  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Manual do PIM XII

Curso Superior de Tecnologia em

Segurança no Trabalho

         Sumário        

[pic 6]

  1. INTRODUÇÃO

O propósito do PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar na empresa escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e suas conclusões por meio da metodologia científica para produção acadêmica.

  1. OBJETIVOS GERAIS

O PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a Distância da UNIP EaD. Os alunos deverão realizar o levantamento das características e das práticas existentes em uma empresa. Atualmente, desempenhar bem a função de gestor pode garantir não somente a eficácia na produtividade de uma organização, como também a transferência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos.

O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos no curso, com caráter prático complementar do processo de ensino- aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do prevencionista, com a visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

São objetivos específicos do PIM:

  • Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e das práticas organizacionais de uma empresa com relação à Segurança no Trabalho em suas aplicações organizacionais, elaborando um trabalho que resulte da pesquisa exploratória;

  • Proporcionar condições para que o aluno desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem;
  • Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação, na execução e na avaliação dos modelos administrativos e observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão em si.

  1. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO

As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. Nessas empresas serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina.

  1. A EMPRESA

O aluno e/ou grupo, composto de até seis pessoas, sendo alunos matriculados no mesmo curso, deverá escolher uma empresa real.

Recomenda-se que nessa empresa possa ser observada a preocupação com a forma com a qual a empresa trata das normas a serem utilizadas, as referências às normas internacionais para questões de insalubridade ou agentes químicos, bem como a forma em que a comunicação é tratada no âmbito da empresa, buscando atender o binômio básico da segurança que trata do dever de informar versus o direito do saber.

Também devem ser observados como os treinamentos são executados e a eficácia desse treinamento junto aos funcionários. Com isso, a preocupação com a saúde e a segurança do trabalho se torna consequência dessas atitudes e das ações (ou a falta delas) adotadas pela empresa. A cultura organizacional e as relações de trabalho se tornam importantes nesse ponto para se conseguirem resultados efetivos.

Assim, escolher uma empresa que tenha a preocupação com o treinamento e a capacitação dos seus funcionários, um bom sistema de comunicação, sabendo utilizar-se das normas e das referências internacionais em prol da melhoria do ambiente de trabalho, torna-se fundamental para o bom andamento do seu trabalho e para um resultado que possa ser produtivo no seu aprendizado e formação profissional.

Assim, cabe ao aluno fazer um levantamento prévio de algumas empresas, buscando aquela que poderá ser uma fonte maior de informações, ações positivas e proativas nas questões ambientais e na preocupação com a saúde de seus empregados.

Novamente, é bom lembrar que o resultado do trabalho sempre tem uma relação direta com a empresa escolhida; dessa forma, o aluno pode dar importância na escolha dela, buscando fazer uma boa escolha para se desenvolver o trabalho.

O desenvolvimento do trabalho ficará sob a orientação de um professor orientador via fórum de discussão da disciplina PIM, a tutoria a distância pode auxiliar o aluno via telefone ou via central de atendimento, assim como a tutoria presencial no polo de matrícula.

  1. ESTRUTURA DO PROJETO

Neste trabalho, espera-se que os alunos sejam capazes de analisar a empresa, verificando a forma que está estruturada nas questões organizacionais, tanto verticalmente quanto horizontalmente, ou seja, os níveis de chefias existentes, os departamentos que foram criados e toda a relação entre eles, de forma a desenvolver a atividade principal da empresa, bem como essa organização influencia a eficiência da empresa.

Com a realidade em que vivemos de um mercado globalizado, os aspectos técnicos e as normas internacionais se tornam parte das mais diversas atividades, desde o cumprimento das recomendações da Organização Internacional do Trabalho – OIT, por meio das leis que foram ratificadas, com preocupação no trabalho docente, como a proibição do trabalho infantil, entre tantos outros que têm forte influência nas nossas relações de trabalho.

Os aspectos comportamentais têm uma grande influência na qualidade do ambiente de trabalho, uma vez que a postura e o comportamento das pessoas são fundamentais nesse sentido. Isso também tem forte influência pela cultura organizacional e deve ser observada a sua influência na psicologia do trabalho.

Depois de realizada a pesquisa, o aluno ou grupo deverá organizar os dados, anotar as informações relevantes e escrever o trabalho com suas próprias palavras. Isso significa que é de fundamental importância uma correta apresentação dos dados, fontes de pesquisa e resultados, de sua justificativa e conclusão pertinentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com