TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEBATE DA SUSTENTABILIDADE NA SOCIEDADE

Por:   •  17/5/2019  •  Seminário  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

FTC

FABIANA DO NASCIMENTO MENEZES VILAS BOAS

Resumo Crítico:

O DEBATE DA SUSTENTABILIDADE

NA SOCIEDADE INSUSTENTÁVEL

        

FEIRA DE SANTANA

2016

FABIANA DO NASCIMENTO MENEZES VILAS BOAS

Resumo Crítico:

O DEBATE DA SUSTENTABILIDADE

NA SOCIEDADE INSUSTENTÁVEL

TABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA DE MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE PARA OBTENÇÃO DE NOTA. TURMA 4BN.

                

Professor (a) Orientador: Vinícius Mendes

FEIRA DE SANTANA

2016

"A diminuição da miséria mental dos desenvolvidos permitiria rapidamente, em nossa era científica, resolver o problema da miséria material dos subdesenvolvidos. Mas é justamente desse subdesenvolvimento mental que não conseguimos sair, é dele que não temos consciência".

Edgar Morin

Resumo:

O texto em referência trata de forma clara e expansiva sobre a temática quem vem ganhando força, e sendo visto como um dos assuntos mais importantes do momento, qual seja a sustentabilidade.

Traz consigo a informação de que na década de 70 se deu o ponta pé inicial para discussões nesta ceara, que defendeu a inclusão dos problemas ambientais, na agenda dos desenvolvimentos das nações e das relações internacionais com um todo.

A priori foi necessário estabelecer as prioridades das questões ambientais, como localidade, região país, de que forma seria introduzida essa consciência na sociedade, e como poderia ser trabalhado em países ainda subdesenvolvidos. Alguns dos desenvolvedores tem em mente que o pressuposto está do ponto de vista das preocupações e temáticas orientadoras do movimento, amplia-se o  foco  de  atenção  para  incluir  questões  como  a ecologia política, a questão demográfica, a relação entre pobreza e ecologia, a questão técnico-científica, a questão ética, as relações norte-sul e a busca de  um  novo  modelo  de  desenvolvimento¹, defendido por Viola e Leis.

Buarque aborda o mesmo problema pelo ponto de vista das limitações da ciência econômica que, segundo ele, não considera em sua análise dimensões sociais e ecológicas da realidade. Adverte para os prejuízos do economicismo, com sua tendência a reduzir a complexidade do real e a fragmentar a globalidade dos fatos. ²

Entre outros, o fato é que o modelo de desenvolvimento da sociedade como um todo, sendo desde ao ambiente urbano, rural, industrial, capitalista, e comercial algumas características se confundem quais sejam: a orientação segundo princípios do mercado; a busca da lucratividade, produtividade e competitividade máximas. Tais características, inerentes ao processo de reprodução e expansão do capital tem impactos diretos sobre a qualidade do desenvolvimento socioambiental.

¹ - citação do texto original

² - citação do texto original

Não obstante a toda essa explanação, temos diferentes pensamentos que divergem entre-se no decorrer de sua explicação, já se ouviu falar de antropocentrismo, e o biocentrismo, onde um propõe o homem acima de tudo, como centro e o outro transfere à natureza esse tipo de centralização, respectivamente falando. O texto traz ainda alusão quanto ao ecocêntricos, ou biocêntricos de tendência individualista, defende a igualdade de todas as espécies, dentro da comunidade.

Para se compreender a construção conceitual e formal do que seria desenvolvimento sustentável, é de grande valia analisar e valorar os processos objetivos e subjetivos que trouxeram a consciência o esgotamento de todas as formas anteriormente utilizadas, gerando assim a necessidade de evoluir nessa idéia e na sua forma de gestão.

A Conferência Internacional para o Meio Ambiente Humano, promovida pelas Nações Unidas - ONU, em 1972 na Suécia, é um marco histórico-político de uma série de iniciativas e eventos nacionais e internacionais que passam a dar um novo tratamento aos temas ambientais, entre outras debates que focaram e tiveram uma grande valia na elaboração de princípios e normas reguladoras ao assunto Meio Ambiente, tais quais, A Declaração de Cocoyoc, em 1974; o relatório “Que Faire”, em 1975; Assembléia Geral das Nações Unidas cria a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – UNCE, em 1983 entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com