TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É A DEFINIÇÃO DA SOCIEDADE PARA SUSTENTABILIDADE

Projeto de pesquisa: QUAL É A DEFINIÇÃO DA SOCIEDADE PARA SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.383 Palavras (14 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 14

1. QUAL A DEFINIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA? QUAIS AÇÕES SE ENCAIXAM DENTRO DO TRIPLE BOTTOM LINE? TRATA-SE DE UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL NA OPINIÃO DO GRUPO? JUSTIFIQUE 3

2. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DE SUSTENTABILIDADE EM RELAÇÃO ÀS EMPRESAS DESSE SETOR 4

3. EXISTE HARMONIA ENTRE O QUE A EMPRESA DIA, PENSA E FAZ 6

4. COMO A EMPRESA OPERA E SE POSICIONA NA MATRIZ DE VALOR SUSTENTÁVEL 7

5. DISCUTA A NATUREZA DO NEGÓCIO À LUZ DAS 4 CS DO TNS 7

6. QUAL O ESTÁGIO EM SUSTENTABILIDADE 8

7. QUAL O ESTÁGIO DE MATURIDADE EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES DE STAKEHOLDERS 8

8. IDENTIFIQUE PONTOS FORTES E FRACOS DA EMPRESA NO QUE TANGE À SUSTENTABILIDADE 9

9. IDENTIFIQUE AMEAÇAS E OPORTUNIDADES 11

10. CRUZE EM UMA SWOT E SUGIRA MELHORIAS 12

1. QUAL A DEFINIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA? QUAIS AÇÕES SE ENCAIXAM DENTRO DO TRIPLE BOTTOM LINE? TRATA-SE DE UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL NA OPINIÃO DO GRUPO? JUSTIFIQUE

“Sustentabilidade é o tratamento simétrico do presente e do futuro entre gerações. Esse tratamento assume valores positivos para o estoque dos recursos naturais ao longo prazo. A sustentabilidade é o reconhecimento explícito dos valores intrínsecos dos recursos ambientais.” (Heal & Kunreuther, 2003).

O termo Sustentabilidade está cada vez mais presente no ambiente organizacional.

A empresa Masisa, que será analisada no presente trabalho, assumiu o compromisso de administrar o seu compromisso de forma sustentável, considerando as variáveis sociais e ambientais como integrantes da sua estratégia de negócios. Para o presidente da empresa, Roberto Salas, sustentabilidade é gerenciar de maneira eficiente as diversas situações de mercado sem perder de vista o futuro, buscando formas inovadoras para reduzir o impacto na sociedade.

A Masisa é considerada uma empresa sustentável. Isso se dá pelo fato da empresa acreditar que a sustentabilidade é uma ação estratégica, fazendo assim parte do seu planejamento.

“Nosso planejamento estratégico procura obter uma liderança baseada em rentabilidade a longo prazo, diferenciando-nos pela excelência no serviço oferecido a nossos clientes, pela inovação em produtos e pelo manejo eficiente e sustentável de nossos processos.” (Roberto Salas, 2008)

As certificações externas e o uso do Sustainability Scorecard (SSC) – aplicação da ferramenta Balanced Scorecard ao Triplo Resultado – permitem abordar estes temas de forma sistemática e integrar os aspectos sociais e ambientais à estratégia de negócios.

A sustentabilidade está totalmente integrada aos negócios da Companhia e busca agregar valor a todos os públicos de relacionamento.

Na MASISA, a responsabilidade com os temas sociais e ambientais é uma responsabilidade padrão, que começa com a orientação do Conselho ao Diretor Geral e, deste, aos diretores de cada Divisão ou país.

A MASISA conta com uma política de Desenvolvimento Sustentável que engloba todas as empresas e/ou investimentos realizados pela Companhia, através da qual busca assegurar o cumprimento de seus padrões de Responsabilidade Social e Ambiental.

A política – que é de conhecimento de todos os colaboradores – estabelece papéis e responsabilidades na condução da Estratégia de Responsabilidade Social e Ambiental da MASISA, assim como os mecanismos para monitorar periodicamente o desempenho de sua correta execução (SSC).

O Caminho de Liderança da MASISA deve ser seguido por todas as suas empresas para que sejam líderes no desenvolvimento sustentável em sua região. Para isso, as empresas devem começar pelo “nível básico de gestão”, ou seja, por assegurar o cumprimento da legislação nos países onde operam, com o que obtêm a autorização governamental para funcionar Além disso, devem conquistar e manter a licença social para operar a partir de diálogos e consultas a seus públicos estratégicos. Este modelo de liderança implica, também, identificar riscos e impactos operacionais, detectar tendências futuras, assegurar coerência interna para construir uma cultura de negócios de Triplo Resultado e buscar novas oportunidades de negócio a partir da solução de problemas sociais ou ambientais.

2. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DE SUSTENTABILIDADE EM RELAÇÃO ÀS EMPRESAS DESSE SETOR

A Masisa é uma empresa líder de mercado na América Latina na fabricação de painéis de madeira para móveis e decoração de interiores. Conta com 11 fábricas no Chile, Argentina, Venezuela, México e Brasil com 242 mil hectares de plantações certificadas pelo FSC, com um papel forte em seu mercado garantindo abastecimento em longo prazo, sem prejudicar gerações futuras com uma política de integração de todo o seu público envolvido no produto final, desde aos moradores da região onde opera suas fábricas, fornecedores e consumidores finais, oferecendo soluções e estreitando relacionamentos, fortalecendo sua marca e posição na sociedade.

Em 2008, a MASISA realizou uma pesquisa em todas suas unidades de forma a averiguar a que lugar a empresa estava em gestão sustentável, analisando como um todo, a sua gestão e controle sustentável. E foi então que concluíram que todas suas instalações apresentavam todas as características e procedimentos adequados dentro de uma gestão sustentável integrada, contando com licença social para operar, com ótima comunicação entre todos os públicos estratégicos, apresentando amplo desenvolvimento de negócios inclusivos.

Ações Sustentáveis

O forte comprometimento da Masisa com o desenvolvimento sustentável levou a Empresa a se diferenciar no mercado a partir da gestão responsável dos temas sociais e ambientais.

A Masisa considera as ações nessa área muito importantes, pelo fato dela compreender que os seus processos causam efeitos socioambientais. Para fazer frente a esses efeitos a empresa implementa ações correspondentes como contrapartida, na forma de deveres e obrigações.

O papel estratégico da Divisão Florestal corresponde à gestão da formação, manutenção, conservação e utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com