TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Disc.: BEG5407 - Genética Básica  -  Prof.: Norma Machado da Silva

Alunos: Igor M. de Oliveira - Mat.: 12204005 / Marco Dominici - Mat.: 12204877

Artigo Científico:

A BIOTECNOLOGIA DOS TRANSGÊNICOS: PRECAUÇÃO É A PALAVRA DE ORDEM

O artigo que escolhemos para análise tenta analisar os pontos positivos e negativos dos Organismos Geneticamente Modificados (OMG´s) para uma possível decisão de como proceder em um futuro próximo como seres vivos inseridos em uma cadeia alimentar.

Com a domesticação da agricultura ocorreu a um desenvolvimento do controle sobre as plantas e animais, desta forma aumentando a oferta de alimentos , o que pode ser considerado um dos principais fatores responsáveis pelo aumento da expectativa de vida e de um crescimento demográfico.

O nosso planeta hoje possui aproximadamente 6 milhões de habitantes, os quais só podem ser alimentados através das diversas técnicas de produção agrícola, mesmo sendo de uma forma insatisfatória.

Os estudos e primeiros relatos de experiências com OGM´s foram registrados no início da década de 70 nas universidades de Stanford e na University of California onde eles conseguiram inserir em uma bactéria um gene retirado de uma rã.

Segundo pesquisadores, esta conquista pode até mesmo ser comparada com a domesticação do fogo e descoberta da fissão nuclear entre outros eventos de grande impacto na história da humanidade.

Erroneamente utilizamos os termos OGM´s e trangênicos como sinônimos mas na verdade existe diferenças entre estas duas nomenclaturas pois os OGM´s são organismos que foram modificados com a introdução de um ou mais genes vindo de um ser vivo da mesma espécie do ser vivo que terá o gene introduzido.  Um exemplo é o tomate Flavr savr que foi alterado geneticamente para ter seu processo de maturação mais lento para que os frutos sejam colhidos ainda maduros nas plantas.

Já a palavra "Transgênico" foi utilizado pela primeira vez na década de 80 na Universidade da Pensilvânia em uma experiência onde foram inseridos genes humanos em embriões de ratos, o que deu origem ao que foi chamado de "SUPER-RATOS". O termo transgênico tem o objetivo de falar que um ser vivo recebeu genes ou foi geneticamente modificado através do recebimento de gene(s) de um ser vivo de espécie diferente. Para isso utiliza-se a tecnologia do DNA recombinante.  

Com o surgimento dos transgênicos, os estudos das ciências biomédicas tiveram um crescimento significativo fortificando os estudos em citologia, genética molecular, doenças hereditárias e oncologia.

Os vegetais transgênicos são classificados em três gerações segundo a ordem cronológicas de surgimento  e características apresentadas.

Na primeira geração estão as plantas geneticamente modificadas com características de maior resistência a herbicidas, pestes e vírus. Surgiram na década de 80 e até hoje são as mais comercializadas no mundo.

O grupo da segunda geração de plantas apresentam melhoramentos quantitativo e qualitativo nos seus aspectos nutricionais.

A terceira geração destes vegetais geneticamente modificados estão em fase de experimentações mas brevemente estarão no mercado pois trata-se  de um grupo de plantas destinadas a extração/produção de produtos especiais como vacinas, hormônios, anticorpos e plásticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com