TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  9/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.396 Palavras (22 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Anhanguera-UNIDERP
Centro de Educação a Distancia

GESTÃO HOSPITALAR

Renata Cristina Santos Souza RA: 6164683120

DESAFIO PROFISSIONAL 

Tutor: Cintia Juliana Matias Barreto

Luis Gustavo Pessoa

OSASCO
2016


Sumário

1.        Introdução……………………………………………………………………………….3

Passo 1.0 “Não há entrosamento entre os departamentos, cada um exerce sua função sem se relacionar com o todo”. Como podemos resolver este problema de entrosamento entre departamentos?        4

1.1 Fatores de integração entre as funções de cada departamento.        5

1.2 Fatores Motivacionais e de satisfação entre colaboradores.        6

2.0 Planejamento de controle dos custos de estoque.        6

2.1 Compras/Reabastecimento        7

2.2 Armazenamento        7

2.3 Estratégias de perdas por perecibilidade e um sistema tecnológico para controle de materiais        8

2.4 Espaço para armazenagem        8

2.5 Fornecedores.        8

3.0 Treinamento de colaboradores        8

3.1 Atendimento ao paciente ……………………………………………………………….9

3.2 Processos de rapidez no atendimento        11

3.3 Hotelaria hospitalar………………...…………………………………………………..11

4.0 Água como recurso natural e, também como meio de contaminação.        12

4.1 Reciclagem dos recursos físicos de forma a evitar o esgotamento dos recursos naturais.        13

4.2 A sociedade como sistema vulnerável        14

4.3 Resíduos Hospitalares        16

5. Obras Inacabadas        18

Bibliografia        20

 Introdução

Tudo começou em 2 de abril de 1981, durante uma reunião um grupo de idealizadores tinham um sonho de construir um hospital, nesse encontro os integrantes fundaram a Sociedade Beneficente e saíram em busca de apoio para que este sonho se concretiza-se, foram recrutadas voluntárias, fizeram eventos beneficentes e visitas a empresários para conseguir donativos.

Com ajuda financeira de um grupo de doadores em 1981 as obras do primeiro prédio foi inicializada numa região pouco habitada, mas com uma bela vista para a cidade.

Em 1987 chegaram os primeiros equipamentos, no ano seguinte a sociedade realizou sua primeira reunião dentro do edifício, em 1991 foi marcada a data de inauguração sendo essa 15 de novembro de 1992, tornando-se um fato importante para a história do Brasil e para a cidade de São Sebastião de Moreira. Nesta data o hospital já atendia pelo nome de Nossa Senhora das Gracas.

A missão do hospital era formar uma entidade que oferecesse o atendimento a todas as classes sociais publico e privado. Seu trabalho até os dias atuais busca arrecadar fundos para construção e a modernização de equipamentos, uma das suas estratégias iniciais foi convidar profissionais renomados da cidade de São Paulo.

O objetivo inicial foi pautado pelos ideais de humanismo, pioneirismo e excelência, possuindo em pouco tempo uma UTI com equipamentos modernos, equipe extremamente qualificada e humanizada.

A instituição também apoia o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de projetos específicos voltado a capacitação profissional. O hospital Nossa Senhora das Gracas realiza uma média de 20 mil atendimentos por ano, sendo que, na ala infantil atende cerca de 7mil consultas, 4 mil cirurgias e 17mil internações por ano. Atualmente dispõe de 200 leitos operacionais, incluindo unidades de terapias intensivas (UTI). A equipe é composta por 400 funcionários.

Com passar do tempo o hospital Nossa Senhora das Graça passou por dificuldades de gestão, uma vez que as contribuições financeiras para o desenvolvimento estão a todo vapor, pois a cidade possui empreendedores de grande porte, enfim o hospital possui uma renda conceitual para o desenvolvimento das atividades faltando conhecimento no processo de gestão.

A seguir será elaborado passos onde o gestor solucioná os problemas apresentados no hospital.


1.0 “Não há entrosamento entre os departamentos, cada um exerce sua função sem se relacionar com o todo”. Como podemos resolver este problema de entrosamento entre departamentos?

 Encontros pessoais entre os setores quando for possível. Organizar uma pesquisa de satisfação com os funcionários de cada setor e analisar uma a uma, no qual teremos reuniões com objetivos claros ouvindo sempre todos os lados e buscando a solução para um ‘’ problema’ ’definido. Criaremos canais para os setores conversarem entre si e tentarem resolver a estas questões sem precisar da intermediação do Gerente de projetos, estimulando assim o uso inteligente de e-mail, telefone e, como principal fator, encorajar.

A integração entre as funções de cada departamento o ideal é que cada colaborador e setor tenha a sua função, mas também seria ótimo que outros departamentos conhecessem as demais funções.

Podemos solucionar esse problema fazendo uma escala onde todos os colaboradores exerceriam sua função, porém em departamentos diferentes, ou seja, seria feita uma escala onde seria dividido o número de colaboradores e turnos, exemplo, a equipe de enfermagem consiste em 400 funcionários, seria dividido pelo número de dias trabalhados 400/30 igual a 13 onde seria dividido por turnos, 12 horas sendo assim duas equipes, uma com 7 funcionários e outra com 6 pois, no período noturno o fluxo de clientes e bem menor que o matutino. Estes funcionários estariam por exemplo 3 meses na UTI, 3 meses na ala infantil, 3 meses no pronto socorro e 3 meses na rede privada, para que isso ocorra seria investido cursos preparatórios e treinamento em humanização para um atendimento excelente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com