TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  26/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Centro Educacional á Distância


CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

2º SEMESTRE


Amanda Alcará - RA 285 119 520 3

Maria Adriana de Matos Buriti Souza - RA 287 164 031 0

Renata Barbosa da Costa - RA 284 921 972 9

Tatiane Ferreira Matos - RA 286 197 802 2

Thiago Roberto da Silva Matos - Ra 286 197 807 9


TUTOR EAD - Jean Wander De Liveira Santos



OSASCO

SETEMBRO/2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                             2
  2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO                             3
  3. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO                          4      
  4. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL                                  6
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                          7
  6. REFERÊNCIAS                                                                          8


INTRODUÇÃO

Contratada para o cargo de diretora administrativa e de projetos   da empresa (Hoterdan – Hipermercado), o objetivo do “Desafio” é a implantação de uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa de varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

 Após algumas análises, considerei ser mais adequado implantar a ESTRUTURA de DEPARTAMENTALIZAÇAO, onde o processo de decisão é centralizado respeitando a hierarquia, pois  há um grande vantagem para acompanhar os resultados sobre os produtos e serviços.Trabalharei também com um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional. Desenvolvendo um plano estratégico e tático para melhorar a performance e resultados (qualitativos e quantitativos)  dos diretores e gerentes.

Promoverei também cursos de especialização para aumentar e desenvolvera capacidade dos líderes em motivar o quadro operacional da empresa, e assim desenvolver equipes de alto desempenho voltado para liderança e trabalho em equipe.



ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

[pic 2]


PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

DIRETORES E GERENTES

A necessidade de estruturar o processo de desenvolvimento vem do fato de que o lucro da empresa estava muito baixo e depois de uma analise o principal critério foi à competência técnica

O plano de capacitação e desenvolvimento foi feito para a diretoria e gerência onde envolve algumas mudanças na estrutura organizacional. As organizações necessitam lideres competentes para sua sobrevivência, crescimento e desenvolvimento. O gerente competente é eficaz no desempenho de seu papel organizacional e não apenas em uma parte dela. Desenvolvimento gerencial é acima de tudo um processo educativo e, como tal, sujeito aos problemas de objetivos, tecnologia e recursos desejáveis e/ou disponíveis. Desenvolvimento de gerentes tem de ser considerado como investimento, de retorno seguro e incontestável a médio e longo prazos, mostrando, então, os acertos e desacertos de sua filosofia, planejamento e implementação.

O plano de desenvolvimento de líderes será composto em quatro etapas:
-Descrição da função (as pessoas vão saber o que fazer)
-Estabelecimento de metas.
-Avaliação de desempenho.
-Plano de sucessão.

  Durante o treinamento de líderes, será passado para os participantes o que deve ser feito por eles em situações adversas, pois é o líder quem vai trazer segurança para a equipe, comunicar expectativas, dar exemplo, fazer perguntas, pedir conselhos, resolver problemas, desafiar a equipe pensar e fazer acontecer.
  Cada líder a ser desenvolvido é preciso ser avaliado por seus resultados que obtém em seu trabalho, e sua capacidade de estar sempre aprendendo.
 

 Desenvolver líderes é fundamental para o aumento da produtividade, ter habilidade humana para criar um clima de trabalho agradável, e procurar melhorar o relacionamento com a equipe para assim atingir grandes resultados.
 
  Liderança situacional procura entender a tarefa a ser executado, orientando e direcionando as tarefas aos seus colaboradores e sempre dando apoio. Um líder situacional está sempre disposto em mudar dependendo do desenvolvimento do pessoal, e mostra sempre motivação para que sua equipe trabalhe em harmonia e promover comunicação entre o líder e a equipe, para que todos tenham a liberdade para expor suas ideias sobre necessidades e aperfeiçoamento profissional.

 Capacitar em eficiência técnicas de construção de equipes para que melhorem o processo de execução, decisão e aumentar a motivação individual e no grupo, impactando os resultados produtivos. Melhorar a comunicação e o relacionamento com a supervisão, estimular e buscar por melhores resultados em um ambiente de trabalho harmonioso, determinando papeis e atividades relacionadas a cada função na equipe.

 A construção se inicia com bons resultados  com líder com seu jeito de lidar e aperfeiçoar as competências e talentos da equipe. A equipe sendo bem alinhada e mobilizada garante resultados mais consistentes para a empresa, além de aumentar a satisfação, o aprendizado e o desenvolvimento continuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com