TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO - RETROSPECTO HISTORICO DA RELAÇÃO DO HOMEM COM O TRABALHO - (HELY APARECIDA ZAVATTARO)

Por:   •  2/11/2016  •  Resenha  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Resenha do artigo cientifico “As politicas públicas e o campo: e o psicologo com isso”, das autoras Rosana Gomes Reis e Lucimaira Cabreira – Universidade Paranaense. Pesquisa com a participação de quatro psicólogos que atuam em CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, para discussão a respeito da atuação deste profissional juntamente com o CRAS nesta categoria de grupo para a inserção do mesmo na sociedade.

DESENVOLVIMENTO - RETROSPECTO HISTORICO DA RELAÇÃO DO HOMEM COM O TRABALHO

(HELY APARECIDA ZAVATTARO)

Este artigo nos traz um breve relato sobre o relacionamento homem trabalho no decorrer da historia. Antes da revolução industrial o relacionamento entre o homem e o trabalho era baseada em um status rígido, onde cada um se limitava ao seu lugar, ou seja, Senhores feudal ( que são os donos de terras, coronéis), que detinham o poder com o apoio da igreja católica, que era quem dominava nesta época em que era denominado pela religião, Deus no centro, artesão, mestre, aprendiz, diarista, cada qual dentro do seu status não mudaria, o trabalho era feito para o bem comum sem iniciativa para para mudanças, tudo muito rígido.

Psicologia do Trabalho denominação que amplia a ação dos três níveis do comportamento organizacional, para uma maior flexibilidade abrangendo novas áreas menos estruturadas, atendendo outras necessidades psicológicas e físicas, voltando seu foco para a relação individual e única do homem com o seu trabalho influenciada pela relação de sua consciência e seu corpo e pela inter-relação com outros indivíduos, grupos e instituições sociais.

A identidade profissional do psicologo organizacional e do trabalho

Neste contexto o artigo decorre na identificação do indivíduo na escolha de uma identidade profissional, escolha essa que pode ser auxiliada por um psicologo, porém surge uma questão clássica onde fica o psicologo na escolha de qual área da psicologia irá atuar?

Na representação social o psicologo é alguém que ajudará as pessoas na tentativa de minimizar o seu sofrimento trazendo algum tipo de cura, porém se pergunta onde o psicologo da organização e do trabalho se encacha?

Porem vemos que a atuação do psicologo vai mais alem, pois há sempre uma necessidade de ampliação deste campo com as constantes mudanças do indivíduo frente as mudanças do comportamento como um todo na sociedade, sendo assim uma profissão que nos permite atuar em muitas áreas uma vez que em todas existe uma relação entre indivíduo e seus conflitos.

3º TEXTO: ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL – Grupos Primários e Secundários

Organização formal é uma estrutura de relações profissionais entre pessoas, no intuito de facilitar a realização dos objetivos globais de uma organização, sendo assim um conjunto de pessoas que desenvolvem atividades de forma organizada e coordenada para produzir bens e serviços a sociedade, tem sua hierarquia oficial no organograma de uma empresa, representando cada qual em sua posição , onde fica bem delimitado a relação de autoridade e poder.

Suas características são: deliberadamente impessoal, baseada em relações ideais e baseada na competição onde iguala o bem da organização com o bem dos indivíduos.

Sua estrutura de trabalho se baseia em organização em linha, organização funcional e na organização funcional.

Suas fraquezas são: problemas de coordenação, tempo, espaço, divisões da estrutura e ignorar fatores emocionais do comportamento humano.

Organização informal é uma rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições em organização formal, surgem de algum problema particular ou de politica interna da empresa e é composto de sentimentos de afeição ou rejeição entre os indivíduos de uma organização forma.

Grupos primários são grupos pequenos, interligados por uma cadeia de relações pessoais, onde contem sentimentos, disciplina e controle social, regulando o comportamento humano, possuem objetivos particulares e são de tamanho limitado, membros conhecidos de funções especificas, associação e cooperação fundamentais na formação de natureza social e nos ideais dos indivíduos.

Grupos secundários são grupos maiores onde funcionam os grupos primários, é mais formal , onde envolve contrato racional e limitado, organizado para um proposito formal, é projetado mais ou menos para um fim, os membros não se conhecem intimamente, e tende a se desintegrar quando não mais possui uma função prática.

Liderança indivíduos mais adequados para assumir a responsabilidade em uma determinada situação.

Status posição dentro de um grupo, é dividido em dois grupos, que são:

Status intrínseco ou funcional são habilidades, conhecimento e atributos físicos, pertence a organização informal, valoriza todas as posições e leva a menor rivalidade e maior satisfação.

Status derivado ou não funcionais posição na hierarquia formal, pertence a organização formal é móvel, tem privilegio e salários correspondente as reais contribuições feitas a organização, há um pressão para o desempenho de seu papel de acordo com o que a organização jugue correto e é protegido somente até onde a organização formal o atinge.

4º TEXTO: A PERCEPÇÃO E A COMINICAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

(Armando Farias Macedo Filho)

Percepção: “processo pelo qual os indivíduos processam as informações, que capitam no ambiente por meio das sensações”.

Este texto nos traz a reflexão sobre a importância da percepção na vida organizacional, uma vez que a percepção é individual pois cada um vê de forma diferente cada fato e coisa, buscando referencias individuais de cada um, a qualidade ou exatidão da percepção causa um referencial importante sobre as reações a uma determinada situação, sendo assim o contexto físico, social e organizacional influenciam na percepção do ambiente, o processo perceptivo passa por 4 estágios: atenção, organização, interpretação e recuperação.

A partir disso temos que considerar que há processos que diferem um do outro tais como:

Distorções Perceptivas ocorre mais no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com