TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento Regional do Rio de Janeiro

Por:   •  9/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

SENAI. Departamento Regional do Rio de Janeiro

Firjan SENAI Nova Iguaçu

Alimentos proteicos para praticantes de musculação

Curso:

Padeiro – Confeiteiro

Modalidade:

Aprendizagem

Turma:

APR00492022U013

Instrutor(es)-orientador(es):

Roge Portela

Alunos:

Suelen Vitória Albuquerque Kroff Pereira

Giovana dos Santos Costa

Jamily Vitória e Silva da Silveira

João Pedro Peixoto da Silva

Daniel Leandro

Rio de Janeiro

Maio, 2023

RESUMO

A procura pelo corpo perfeito cresce constantemente, o que intensificou a procura por academias, principalmente pelos benefícios que a musculação oferece, tais como: redução do risco de morte, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, além do melhor condicionamento físico para manutenção da saúde. Para isso, é necessário um equilíbrio entre uma alimentação nutritiva e os exercícios, visto que uma relação entre ambos promove o desempenho adequado para atividade física e o anabolismo, bem como diversos benefícios à saúde. Entretanto, cada vez mais as pessoas têm se alimentado com produtos industrializados devido à pesada rotina e falta de tempo, dificultando melhores resultados. Com base nisso, esse trabalho teve como objetivo realizar uma análise sensorial de dois cupcakes proteicos para praticantes de musculação, um pré-treino e outro pós-treino. Esses servirão como alicerce na alimentação destes praticantes promovendo praticidade no dia a dia, visto que sua composição supre as demandas dos exercícios físicos.

Palavras-chave: Cupcake; Musculação; Anabolismo; Nutrição; Alimentação; Saúde.


SUMÁRIO

Introdução        4

Tema ou desafio        5

Objetivo geral        6

Objetivos específicos        6

Justificativa        7

Metodologia        8

Conclusão        9

REFERÊNCIAS        10

PITCH        11

BM CANVAS        12

Introdução

A prática regular de atividades físicas é extremamente benéfica para o nosso organismo, já que ajuda no metabolismo do corpo, na regulação da pressão arterial e promove maior bem-estar físico e mental. Entretanto, para obter bons resultados, é importante ficar atento a alimentação no pré e pós treino.

O pré-treino deve ser consumido antes dos treinos, para o atleta aumentar as reservas de glicogênio durante a execução dos exercícios, e o pós treino é ideal para o atleta recuperar o glicogênio gasto, os estoques de carboidratos presentes nos músculos.


Tema ou desafio

Pessoas que praticam exercícios físicos acabam gastando muita energia durante o seu treino. Sendo assim, o corpo precisa de uma reparação energética  que ajude no seu objetivo final em sua prática de exercícios.

A proposta dos cupcakes proteicos é repor esse gasto de energia, auxiliar na contração do músculo, produzir enzimas e outras substâncias químicas que auxiliam no objetivo final, de modo que seja gerado um resultado mais eficiente e de agrado do consumidor.

 Além do resultado positivo para a saúde e para a musculação, é nosso objetivo entregar um produto de qualidade, que apresente ao cliente um bom paladar e que seja agradável esteticamente.


Objetivo geral

Produzir um alimento proteico importante para o desenvolvimento de células e tecidos, que supre a necessidade de repor a energia gasta durante a prática da musculação e evitando a perda de massa magra.

Objetivos específicos

  • Pré – treino: Tem como objetivo manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade durante o treino, para que não ocorra hipoglicemia (queda da glicose no sangue), não se sinta fatigado e tenha um bom rendimento durante a atividade. Os carboidratos têm o propósito de fornecer energia e evitar fadiga. Além disso, os carboidratos associados às proteínas ajudam no ganho de massa muscular.
  • Pós – treino: Depois do treino, o corpo precisa aumentar o volume dos músculos exercitados, e por isso, a sua alimentação precisa de proteínas. As proteínas têm o propósito de melhorar a construção de massa muscular e aumentar a musculatura pois ajuda na recuperação do organismo e nos estoques de energia: ressíntese do glicogênio muscular (reserva energética no músculo) e hepático (reserva de energia no fígado).

Justificativa

As proteínas são moléculas formadas por aminoácidos e têm papel importante no desenvolvimento de células, tecidos e hormônios, além da construção e manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.

Estes aminoácidos dividem-se em essenciais, aqueles que precisamos consumir na alimentação: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. E os não essenciais, os produzidos pelo corpo. Assim, os dois tipos são fundamentais para o funcionamento do organismo.

Com a combinação correta dos alimentos é possível conseguir bons níveis de aminoácidos. Ou seja, mesmo sem o consumo de carne, como no caso dos vegetarianos ou veganos. Mas, é importante manter o equilíbrio para evitar a indisposição, baixa imunidade ou a perda de massa muscular. Este estudo objetivou revisar sobre a importância da alimentação no período pré e pós-treino em praticantes de atividade física. O projeto tem por foco desenvolver um alimento proteico que contribua positivamente na elaboração de um bom treino, trazendo resultados satisfatórios aos praticantes. A intenção dos cupcakes proteicos é melhorar o desempenho durante o treino e repor os nutrientes perdidos.


Metodologia

Trata-se de uma pesquisa de revisão em alimentos ricos em carboidratos e proteínas realizada abordando o tema: Alimentos proteicos para praticantes de musculação. Com base nos dados do Núcleo do conhecimento, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, BIREME (Biblioteca Virtual da saúde).

As palavras chaves utilizadas nessa busca foram: “alimentação para atletas”, “alimentação no pré e pós treino”, “carboidratos e proteínas para os treinos de musculação”, “avaliação do consumo alimentar nos treinos”. Os critérios de inclusão adotados foram estudos que investigaram sobre a alimentação dos praticantes de musculação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (431.6 Kb)   docx (401.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com